Um Breve Estudo No Livro do Apocalipse

Data publicação 30/05/2017

 

Esboço e Breve Reflexão

Pastor Washington Roberto Nascimento

Em primeiro lugar vamos apresentar um esboço do livro do Apocalipse e, logo depois, você poderá ler uma breve medição em estilo devocional, na esperança que seja útil.

Tema

¨1. A Vitória de Jesus e a Derrota de Satanás é o tema deste último livro da Bíblia.

¨2.Um grande número de crentes se recusa a ler este livro por considerá-lo muito misterioso e muito difícil de ser entendido.

¨3. A despeito de toda a reclamação este livro foi escrito para ser lido e entendido pelo povo de Deus.

¨4. Como o tema do livro diz respeito o triunfo de Jesus Cristo contra todos os poderes do mal, compreende-se porque Satanás luta para manter as pessoas distantes da leitura e compreensão deste livro.

¨5. A palavra: apocalipse - Ἀποκάλυψις– que é a primeira palavra deste útlimo livro da Bíblia, significa desvendamento, revelação, manifestação. O tema do livro, portanto, trata da revelação do Senhor Jesus Cristo literalmente: Ἀποκάλυψις Ἰησοῦ Χριστοῦ. Ele é o revelador e o revelado.

¨6. A palavra apocalipse diz respeito não apenas ao tema do livro, mas a um estilo literário riquíssimo em símbolos e figuras de linguagem,  produto, normalmente, de uma época de perseguição.

Autoria e Data

¨1. O autor deste livro é Deus e seu Filho Jesus Cristo, João, o apóstolo, foi apenas o escritor.

¨Apocalipse 1:1 e 22:6.

¨“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo”.

¨“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”.

¨2. João, o apóstolo, foi apenas o escritor, mas o autor é Deus e seu Filho, Jesus Cristo.

¨3. Este livro foi o último a ser escrito entre os 27 livros do Novo Testamento.

¨4. Tudo indica que ele foi escrito durante o período do Imperador Domiciano (81-96 d. C) e tal data tem sido proposta desde o século II pelos pais da Igreja, a começar com Irineu, depois Eusébio e até mesmo grande tradutor da Bíblia para o latim, Jerônimo.

¨5. A revelação foi dada ao apóstolo João no exílio, na Ilha de Patmos, mas a escritura da revelação aconteceu depois da libertação do apóstolo.

¨6. Os relâmpagos, os trovões, o mar entre outras coisas mencionadas neste livro testemunham em favor do lugar onde João estava, a Ilha de Patmos, ao receber esta Revelação, este Apocalipse de Jesus Cristo. A revelação de Deus sempre ocorre num contexto histórico e geográfico concreto.

¨ 

Notas Gerais

¨1. Este livro encerra o cânon e a história do Novo Testamento.

¨2. Este é um livro profético, isto é, relacionado ao futuro, mas com base em seu tempo, em uma história concreta.

¨3. Este livro tem uma série de Bem-aventuranças:

¨3.1.Apocalipse 1:3.

¨“Bem aventurado é o que lê e os que ouvem as palavras desta profecia”.

¨3.2. Apocalipse 14:13.

¨“Bem aventurados os mortos que morrem no Senhor”.

¨3.3. Apocalipse  16:15.

¨“Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes”.

¨3.4. Apocalipse 19:9.

¨“Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”.

¨3.5. Apocalipse 20:6.

¨“Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição”.

¨3.6. Apocalipse 22:7.

¨“Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

¨3.7. Apocalipse 22:11.

¨“Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro”.

¨4. A mensagem de Jesus para as suas Igrejas tem as seguintes palavras para cada uma das Igrejas (Apocalipse 2:1-3:22):

¨3.1. Palavra de Auto-apresentação.

¨3.2. Palavra de apreciação.

¨3.3. Palavra de repreensão.

¨3.4. Palavra de orientação

¨3.5. Palavra de promessa.

¨5. A Igreja de Filadélfia não recebeu nenhuma palavra de repreensão, só elogios (Apocalipse 3:7-13). Que exemplo! Dizem que esta igreja antecede a última igreja da história da humanidade. É a Igreja missionária. A igreja que tinha uma porta aberta por Deus que ninguém podia fechar .

¨6. A Igreja de Laodicéia não recebeu nenhuma palavra de elogio, só repreensão (Apocalipse 3:14-22). Que exemplo negativo! Dizem que esta igreja representa a igreja dos últimos dias, antes de Jesus voltar. Teremos uma igreja apostata.

¨7. O número 144 mil dos crentes assinalados é simbólico, não deve ser entendido literalmente (Apocalipse 7:1-4; 14:1).

¨7.1. O número 12 é o símbolo da religião perfeita, organizada. Temos as doze tribos e temos os doze apóstolos.

¨7.2. O número 144 mil é um múltiplo de 12.

¨7.3. O fato dos 144 mil serem assinalados é sinal de proteção, semelhante ao texto de Ezequiel 9:4.

¨“E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela”.

¨8. O número da besta, 666 (Apocalipse 13:18), significa um número mau. 6 é quase 7,  o número da perfeição.

¨9. O número 6 repetido três vezes significava algo muito desagradável, terrível, brutal. Parece que o escritor bíblico atribuía este número ao Imperador Romano, Domiciano, que era um monstro para praticar o mal. Ao longo da história já se aplicou este número a Hitler, ao Papa, ao comunismo e assim por diante.

¨10. O reinado de mil anos com Cristo (Apocalipse 20:1-15) é simbólico. Não parece correto atribuir a Jesus uma estrutura social e política aqui na terra. “O meu reino não é deste mundo”, disse Jesus (João 18:36).

¨11. O número mil é simbólico. Significa um longo período, um tempo indeterminado.

¨12. Jesus Cristo já começou a reinar na vida de multidões que a Ele se entregaram. Quanto as vidas dos crentes, Satanás, a antiga serpente, o dragão (Apocalipse 12:3; 20:2 9) a besta, não tem poder algum, pois está preso.

¨13. Satanás foi derrotado por Jesus na Cruz (Colossenses 2:14-15).

¨14. Este livro tem uma série de SETE (7).

¨14.1. Sete Igrejas – Apocalipse capítulos 2 e 3.

¨14.2. Os Sete Selos – Apocalipse capítulos 6 e 7.

¨14.3. As Sete Trombetas – Capítulo 8.

¨14.4. As Sete Taças – Capítulo 15 e 16.

¨15. Há no Livro do Apocalipse personagens mencionados que merecem destaque:

¨15.1. A mulher – Apocalipse 12:1. Para alguns esta mulher é Maria, a mãe de Jesus; para outros ela é a Igreja.

¨15.2. O Filho da Mulher – a criança – Que aponta para Jesus. Apocalipse 12:5.

¨15.3.O Dragão, que é também chamado de Antiga Serpente e Satanás, que quer destruir o Filho da Mulher – Apocalipse 12:4, 9).

¨15.4. Miguel que com seus anjos lutam do lado de Deus contra o Dragão – Apocalipse 12:7.

¨15.5. A besta do mar que trabalha a serviço de Satanás – Apocalipse 13:1. Os seus chifres são símbolos de força e os diademas símbolo de autoridade, realeza aqui na terra.

¨15.6. A besta da terra – Apocalipse 13:11. Ela, também, trabalha para Satanás. Pelo número menor de chifres e diademas na cabeça ela tem menos poder que a besta que surge do mar.

¨15.7. O Cordeiro – Apocalipse 14:1. Ele é Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – Evangelho de João 1:29.

¨16. No final do livro de Apocalipse, capítulos 21 e 22, nós temos as coisas novas em comparação com as coisas velhas do Pentateuco e de todo o Antigo Testamento:

¨16.1. O novo céu.

¨16.2. A nova terra.

¨16.3. Nova Jerusalém.

¨16.4. Um Novo Povo, o Povo de Deus.

¨16.5. Um Novo Rio – Apocalipse 22:1.

¨16.6. Uma Nova Árvore – Apocalipse 22:2.

¨16.7. Um Novo Tempo – Apocalipse 22:3 e 4. Tempo de só bênção.

¨16.8. Um Novo Dia – Apocalipse 22:5.

¨17. Este livro é relevante para nós mesmo que todo o seu cumprimento não aconteça em nossos dias ou no próximo século.

¨18. Uma das marcas mais extraordinárias da Bíblia como Palavra de Deus é que ela tem uma importância e uma aplicação para cada tempo e para cada situação independente da geografia ou do ano em que o povo do Senhor esteja vivendo.

¨19. As últimas palavras de Jesus na Bíblia são:

¨“Certamente cedo venho” (Apocalipse 22:20).

¨20. A melhor resposta do crente às Palavras de Jesus, deve ser:

¨“Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! (Apocalipse 22:20).

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Uma breve reflexão do Apocalipse 

Uma breve introdução ao Livro do Apocalipse

Pastor Washington Roberto Nascimento

Há muitos crentes que se recusam a ler este livro por considerá-lo muito misterioso e muito difícil de ser entendido. A despeito de toda a reclamação, este livro foi escrito para ser lido e entendido pelo povo de Deus.

Como o tema do livro diz respeito ao triunfo de Jesus Cristo contra todos os poderes do mal, compreende-se porque Satanás luta para manter as pessoas distantes da leitura e compreensão desta obra.

O autor deste livro é Deus e seu Filho, Jesus Cristo; João, o apóstolo, foi o seu escritor (Ap. 1:1, 4, 9 e 22:6). Ele se apresenta aqui simplesmente como João e como servo de Deus e de Jesus Cristo, e como companheiro dos crentes na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, isto é, na fé em Jesus. Um pai da Igreja, Flávio Justino Mártir, que nasceu por volta do ano 100 e morreu em 165 d. C., escreveu defendendo a autoria do apóstolo João do livro do Apocalipse. Tertuliano, outro importante teólogo da Igreja de Cristo no II século d. C, também defendeu a autoria do apóstolo João para o apocalipse, entre outros.

O Apóstolo João chama o livro que ele escreve, dado por Deus, como profecia (Ap. 1:3; 22:7, 10, 18, 19). Trata-se, portanto, de uma literatura apocalíptica, isto é, rica em símbolos, em linguagem figurada e, também, trata-se, ao mesmo tempo, de uma literatura profética.

Este livro foi o último a ser escrito entre os 27 livros do Novo Testamento. Tudo indica que ele foi escrito durante o período do Imperador Domiciano (81-96 d. C), e tal data tem sido proposta desde o século II pelos pais da Igreja, a começar com Irineu, depois Eusébio e até mesmo o grande tradutor da Bíblia para o latim, Jerônimo.

Esta revelação foi dada ao apóstolo João no exílio, na Ilha de Patmos, mas a escritura da revelação aconteceu depois da libertação do apóstolo. Os relâmpagos, os trovões, o mar, entre outras coisas mencionadas neste livro, testemunham em favor do lugar onde João estava, a Ilha de Patmos, ao receber esta Revelação, este Apocalipse de Jesus Cristo. A revelação de Deus sempre ocorre num contexto histórico e geográfico concreto. Este livro da Bíblia, bem como todos os outros, mesmo tendo aplicações para todos os crentes em todos os lugares e em qualquer tempo, este livro e os outros precisam ser interpretados, em primeiro lugar, à luz de seu tempo, de seus primeiros destinatários.

O livro do Apocalipse foi escrito a princípio para as Igreja da Ásia, mencionadas nos capítulos 2 e 3. Hoje, tais regiões encontram-se no território que pertence a Turquia. Esta Igrejas estiveram sob o pastorado do apóstolo João. E, certamente, os ensinos ministrados a elas, servem, também, para nós ainda hoje.

As Igrejas de Cristo sofriam grande perseguição dos judeus, por causa da separação entre cristianismo e judaísmo, Igreja e Sinagoga; e por parte do Império Romano, quando os imperadores eram chamados de Senhor, e os cristãos usavam este título – Senhor – κύριος – apenas para Jesus Cristo.

O propósito do livro de Apocalipse é apresentar a soberania de Deus sobre todos e tudo que há no céu e na terra. Coisa alguma encontra-se fora de seu controle. O que Deus está nos dizendo através deste livro para todos os seus servos que estejam sofrendo ou não é o seguinte: Eu sei o que está acontecendo. Eu tenho o controle da situação. Tudo isso vai passar. A vitória é do meu Reino. O reino de satanás e deste mundo que se encontra no maligno, tudo isso vai acabar, será derrotado.

Neste livro do Apocalipse os números são muito importantes e entre tantos números, podemos destacar o número 7.  Há 7 bem-aventuranças (Ap. 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7; 22:11). Bem-aventurado significa: feliz, abençoado. Este livro fala da felicidade, da bênção que os crentes têm em Deus, em Jesus Cristo. Há pessoas que ignoram que o livro do Apocalipse ensina sobre a felicidade, uma vida de bênção.  E, é interessante observar que entre essas bem-aventuranças, a primeira e única na Bíblia, é a bem-aventurança pelo simples fato de ler e ouvir a Palavra de Deus (Ap. 1:3). Meu querido amigo, minha querida amiga, possamos ler mais a Palavra do Senhor porque assim seremos abençoados, seremos felizes e faremos outros, também, felizes, no tempo e na eternidade. Um forte abraço.