A dívida de Pedro

Data publicação 06/12/2017
Todos nós temos dívidas impagáveis com os nossos pais e com os nossos mestres. O que eles fizeram por nós não tem como ser compensado.
 
Hoje gostaria de destacar a dívida de Pedro para com o seu Mestre Jesus. Quando nós lemos os evangelhos ficamos impressionados com o quanto Pedro aprendeu com Jesus. Como ele ficou endividado!
 
Embora Pedro fosse mais velho e pescador já por muitos anos, foi com Jesus e sob sua orientação que Pedro realizou a maior de todas as pescarias de sua vida (Lc. 5:1-11).
 
Pedro, também, aprendeu a respeitar as autoridades com Jesus, mesmo quando estas não eram justas. “Dai a César o que é de César” (Mt. 22:21).
 
Foi Jesus que o ensinou a perdoar. “Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim e eu lhe perdoarei? Até sete?” Perguntou Pedro. Então, ensinou-lhe Jesus: “Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:21-22).
 
Jesus não apenas perdoou a Pedro. Jesus o usou mais tarde. Deu-lhe uma importante tarefa: “Apascenta as minhas ovelhas”, disse Jesus.  Poderia tê-lo desprezado por causa do triplo erro. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. 
 
Jesus não apenas perdoa. Ele dá a segunda chance, a terceira chance, a quarta....Foi por isso que Pedro se tornou um pastor da Igreja de Jesus por ordem do próprio Jesus. Foi por causa de Jesus que Pedro se tornou o maior pregador de todos os tempos (At. 2).
 
Quantas vezes Pedro se precipitou em falar o que não deveria (Mt. 26:31-35). Falta de humildade. Auto confiança em excesso. “Ainda que todos se escandalizem em ti eu nunca me escandalizarei”. “Ainda que seja necessário morrer contigo, não te negarei”.
 
Quantas vezes Pedro fez o que não poderia. No Getsêmani, por exemplo, quando os guardas chegaram para prender Jesus, Pedro com sua espada cortou a orelha de um soldado. Talvez quisesse cortar a cabeça. Até hoje não sabemos. Mas Jesus curou a orelha do soldado ferido e disse a Pedro: “Mete no seu lugar a sua espada, porque todos os que lançarem mão da espada a espada morrerão” (Mt. 26:51-52; Jo. 18:10-11).
 
Foi com Jesus que Pedro aprendeu a falar com sabedoria ao invés de reclamar como um insensato. A dar a sua vida por amor, ao invés de tirar a vida com ódio. Foi com Ele que Pedro aprendeu a expulsar demônios, curar os enfermos, pregar a Palavra, ser guiado pelo Espírito.
 
Pedro aprendeu com as palavras e com o exemplo de Jesus. Jesus foi mais do que um mestre. Foi um amigo que o segurou pela mão quando ele afundava não apenas no Mar da Galileia, mas no mar desta vida com seus pecados, seus sentimentos de culpa e seus acusadores implacáveis. Jesus revelou a Pedro não apenas uma verdade, mas o Seu próprio coração.
 
Que dívida impagável! Não apenas a de Pedro, igualmente a minha.
 
Pastor Washington Roberto Nascimento.