A tesmpestade

Data publicação 06/12/2017
"E desceu a chuva, correram os rios, assopraram ventos e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt. 7:25).

A Bíblia fala de Gênesis a Apocalipse de diferentes tempestades. “Nos dias de Noé houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites” (Gn. 7:12). Poucos foram os que se salvaram.  Tempestades costumam causar grandes danos.

O apóstolo João teve visões das taças da ira de Deus que foram derramadas sobre o mar, os rios, o ar, a terra e os homens. “E houve trovões e relâmpagos...e os montes não se acharam...e caiu do céu chuva de granizo” (Ap. 16:1-21).

A Bíblia nos ensina que nós podemos causar tempestades. Jonas, o profeta de Deus, que deveria impedir tempestades, provocou uma em alto mar. “E fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se” (Jn. 1:4).

Há pessoas provocando tempestades nos lares, nas igrejas, no trabalho, na escola, em cidades, nações e no mundo inteiro. Cuidemos para que não sejamos culpados de fazer tempestades que acabam não apenas com a vida dos outros, mas com a nossa também.

Podemos enfrentar tempestades mesmo quando estamos fazendo a vontade de Deus. O apóstolo Paulo quase perdeu a sua vida em uma tempestade que se abateu sobre um navio, só porque “o centurião romano cria mais no piloto e no mestre do que naquilo que o apóstolo dizia” (At. 27:11-44).

É impossível encontrar alguém que nunca tenha experimentado uma tempestade. Há pessoas que passam por tempestades: financeira, acadêmica, de saúde, de carreira profissional, de relacionamento, de ordem emocional ou espiritual. Só o Senhor para nos sustentar em meio a uma tempestade.

As tempestades variam em termos de duração e intensidade. Algumas vão embora logo; outras parecem não ter fim. Passamos dias sem ver estrelas, lua, ou a luz do sol. E como Paulo a caminho de Roma: “foge-nos toda a esperança de nos salvarmos” (At. 27:20).

Podemos pedir a Deus que nos livre de tempestades. E ele tem poder para fazê-lo. Mas quando ele não o faz, ele atravessa a tempestade conosco. Nós crescemos em meio as tempestades e revelamos quem verdadeiramente somos.

Nesta vida, o que importa mesmo é ter Jesus em nosso barco tanto em tempos de bonança quanto em tempos de tempestade. Ele pode nos conduzir por águas tranquilas. Ele pode fazer cessar o temporal. No meio da tempestade Jesus disse ao temporal: “Cala-te! Aquieta-te! E houve grande bonança” (Mc. 4:35-41).

Confiemos de todo o nosso coração em Jesus. Nele temos descanso e abrigo em todo o tempo.

Pastor Washington Roberto Nascimento.