Por que Golias foi derrotado?

Data publicação 15/05/2018

 

“E Golias caiu com o rosto em chão” (I Sm. 17:49).

Por que Golias foi derrotado? Há várias possíveis respostas. De uma forma geral a resposta é dada a partir de Davi, de sua fé no Eterno, fonte de sua coragem, força e vitória. Mas como poderíamos responder à pergunta a partir, também, de Golias? Por que um gigante caiu? E, como caiu!

O maior e melhor guerreiro dos filisteus foi vencido por um jovem pastor de ovelhas. O conflito era desigual em termos humanos. O fim era previsível, mas houve uma reviravolta. Como entender este ponto de inflexão?

Golias sofria de acromegalia, gigantismo. Trata-se de uma disfunção glandular. Havia algo errado dentro dele cujo reflexo se revelava em suas formas físicas aumentadas. Ele tinha quase 3 metros de altura - 6 côvados e 1 palmo (I Sm. 17:4). 1 côvado tem aproximadamente 45 centímetros. Um palmo tem cerca de 22 centímetros. 

Um dos sintomas/problemas desta doença é o distúrbio visual. O texto bíblico fala sobre isso: Golias tinha um assistente que o guiava, o que revela que ele era incapaz de andar sozinho com segurança (I Sm. 17:41). Ele via Davi com pedaços de pau, quando na verdade o jovem pastor tinha apenas um cajado em sua mão (I Sm. 17:40, 43). Ele pede que Davi venha até onde ele se encontra (I Sm. 17:44), porque ele não pode ir onde o seu oponente está.

A fonte de força de Golias era, também, fonte de suas fraquezas. Golias ignora isso. Ele tem apenas consciência de suas vantagens, mas total ignorância de suas desvantagens, de seus pontos fracos. Até hoje é assim. Os gigantes, intelectualmente, financeiramente e espiritualmente falando, têm como marca a mesma atitude de Golias para com Davi: desdém e desprezo pelo mais “fraco”. Quanta soberba!  Trata-se de um problema de visão, o que leva à leitura errada da realidade. 

Golias não sabe que Davi tem suas habilidades. Ele simplesmente as ignora. Mais do que capacidade para usar a sua funda, o jovem pastor tem coragem. A fonte de sua coragem é sua fé no Eterno.

Golias quer uma luta de infantaria, corpo a corpo: “venha aqui”, disse ele para Davi (I Sm. 17:44), mas o jovem pastor lutará como arqueiro ungido pelo Senhor. Sua pedra é como uma flecha na aljava de Javé.  Toda a força humana é nada diante da fraqueza de Deus. Sua loucura é mais sábia que toda inteligência dos homens (I Co, 1:18-25). Os gigantes ignoram isso. É por isso que eles caem e morrem diante do humilde Pastor de Israel.

Pastor Washington Roberto Nascimento.