Quem é este?

Data publicação 27/03/2018

Quem é este?

“Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: Quem é este? " (Mt. 21:10).

Jesus entrou em Jerusalém como humilde rei, sentado em um jumentinho. Uma grande multidão estendia as suas vestes e outros espalhavam ramos de árvores pelo caminho por onde ele passava. O povo gritava: Hosana ao filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Mas muitos perguntavam: Quem é este?

Tudo isso aconteceu como já havia sido dito pelos profetas do Senhor (Sl. 118:26; Zc. 9:9). Não foi algo imprevisto. O nascimento de Jesus, seu ministério, sua morte e ressurreição, tudo estava planejado pelo nosso Soberano e Gracioso Deus. O Antigo e Novo Testamentos se completam. Quando os lemos aprendemos a confiar no Senhor e em Sua Palavra. Mas até hoje há pessoas que continuam perguntando: Quem é este Jesus?

O Messias apareceu, mas os que tinham olhos, não podiam vê-lo; os que tinham ouvidos, não podiam ouvi-lo, nem o reconhecer. Só se vê bem com o coração, com os olhos da fé (Mt. 13:10-15; Is. 6:9-10). Eis porque ainda se pergunta: Quem é este?

Ele nasce pobre, em uma manjedoura, em uma pequenina vila, Belém (Mq. 5:2). Ele é o Rei da Paz. Não vem com espadas e lanças montado em um cavalo de guerra. Foi criado em Nazaré, uma cidade com péssima reputação. Não chegou para julgar ou punir. Veio salvar. Quem é este?

A sabedoria de Deus é um tropeço para os judeus e um absurdo para os gregos. Muitos da elite intelectual, ricos espertos e gente influente e com alto conceito de si, desprezam os planos do Senhor. Por isso, ao invés da exclamação de admiração e fé, eles têm uma interrogação: Quem é este?

Jesus tem uma coroa, mas de espinhos. O seu trono é a cruz. Ele é o Servo do Senhor profetizado por Isaías (Is. 53). O Servo sofredor, também conhecido como homem de dores, não tinha beleza nem formosura.  Foi ele que se ofereceu como o substituto de todos os pecadores e por eles intercede. Desde o eunuco, o homem no caminho que desce de Jerusalém para Gaza (At. 8), até os nossos dias, há pessoas querendo saber: Quem é este?

O Deus Eterno ficou tão satisfeito com o trabalho de Seu Servo, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu um nome que é sobre todos os nomes.  Aqueles que o conhecem como Salvador se tornam justos. “O meu servo, o justo, com o Seu conhecimento justificará a muitos” (Is. 53:11). Quem é este? Ele é Jesus, o Cristo, a nossa páscoa.

Como seria bom caso o mundo inteiro O conhecesse! Todas as cidades cantariam com Jerusalém: Hosana! Expressão cujo o background é o Salmo 118:25 quando o salmista eleva a sua súplica a Javé:

אָנָּא  יְהוָה הוֹשִׁיעָה נָּא  אָנָּא - anna Adonai hoshiah nna anna -  Que significa: Salva-me, Senhor, agora mesmo! A resposta de Deus a esta súplica é Jesus. Ele é a Pedra que os edificadores rejeitaram (Sl. 118:22) porque não sabiam quem ele era: O Cordeiro pascal que tira o pecado do mundo.

Ainda hoje há muitos que fazem a mesma pergunta: Quem é este? Será que sabemos a resposta?

Pastor Washington Roberto Nascimento.