Os Desafios da Educação na Capacitação de Vocacionados

Data publicação 17/02/2018

Os Desafios da Educação na Capacitação de Vocacionados

Pastor Washington Roberto Nascimento

Resumo desta preleção

•      1. Introdução.

•      2. O desafio da ética.

•      3. O desafio da piedade.

•      4. O desafio acadêmico.

•      5. O desafio operacional.

•      6. Conclusão.

II Timóteo 2:15

•      “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade”.

Introdução

•      Considerações preliminares.

•      Corremos grande risco de passividade diante do poder da graça de Deus.

•      A passividade, a inércia, a acomodação é uma atitude errada que as Escrituras não ensinam. Na verdade, condenam.

•      Precisamos buscar enfrentar os desafios da educação na capacitação de vocacionados a despeito do fato de sermos falhos, pecadores, imperfeitos.

•      Romanos 6:1-2.

•      “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?”

•      “De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?”

•      II Pedro 3:18.

•      “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”.

Uma breve palavra sobre crescer no conhecimento e na graça de Jesus

•      Como crescer é importante!  Sem crescimento não há melhoras, progresso, conquistas, sucesso. Além disso, é importante dizer que, só há crescimento com esforço, trabalho, transpiração. Precisamos crescer em tudo que é bom e esse crescimento deve ser contínuo. Ele tem que começar no dia em que nascemos e terminar só no dia de nossa morte.

•      No final de seus dias, em sua última mensagem, o apóstolo Pedro exorta o povo de Deus para que cresça. Ele havia crescido ao longo de sua caminhada com Jesus. Ele não fala apenas de algo teórico, abstrato. Ele está falando de sua experiência concreta. E como Pedro cresceu!

•      Ele espera que seus leitores cresçam em duas coisas: no conhecimento e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

•      Há pessoas que têm um conhecimento superficial de Jesus e parecem estar satisfeitas. O que é triste. Necessitamos conhecer melhor a Jesus como o Deus revelado, como homem perfeito. Conhecê-lo como Salvador, Mestre e Senhor. Conhecer seus ensinos. Tal saber fará bem a nós em todas as áreas de nossa vida: no lar, no trabalho, na escola, na igreja e assim por diante.

•      Todo o conhecimento faz bem, mas o conhecimento de Deus é o mais precioso de todos eles. Os tolos o desprezam (Pr. 1:7).

•      É interessante observar que Pedro não falou apenas sobre o crescimento no conhecimento. Ele também disse: Crescer na graça.

•      Em seu texto acima citado, Pedro fala primeiro do crescimento na graça e depois no conhecimento. Fiz a inversão de propósito. Quero terminar falando da importância de crescer na graça.

•      Sem graça o crescimento só produz orgulho, vaidade, julgamento implacável e cruel. Daí a importância do texto bíblico: Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria (I Co. 8:2).

•      A graça é como uma luz que ilumina além da mente, alcança o coração. Vai além do físico, penetra no metafísico. Faz nos humilhar, ao invés de exaltar. Sermos tolerantes, ao invés de intolerantes.

•      Esta é uma visão. Mas algo mais que eu gostaria de compartilhar.

•      A nossa tendência natural é sublinhar a graça em detrimento do conhecimento.

•      Mas eu gostaria de propor uma visão conciliadora, onde o conhecimento é tão importante quanto a graça.

•      Dentro desta visão eu diria que:

•      Graça precisa ser iluminada pelo conhecimento.

•      Conhecimento e graça são atributos divinos e só encontrados verdadeiramente no homem.

•      Quem não cresce em conhecimento e graça perdeu as mais importantes marcas, características de Deus.

•      O conhecimento de Deus ilumina a graça, o amor. Escolhemos amar e revelar graça porque temos conhecimento daquilo que seja bom.

•      Não podemos revelar graça, amor para aquilo que é mal, diabólico, mentiroso. A graça não é cega. Não podemos revelar amor, graça para uma conduta que faz mal a quem pratica e a outros, que revele carnalidade apenas, é irresponsável, inconsequente etc.

•      Graça e conhecimento são equivalentes a em Verdade e em Espírito, Bom e Verdadeiro.

•      Estes são os atributos transcendentais do ser. Sem eles o que temos é o não-ser.

•      Estes atributos são inseparáveis do ser (ser revelado em sua plenitude em Jesus). Como uma moeda com duas faces inseparáveis.

•      Um sem outro se degenera.

•      Precisamos crescer em conhecimento e graça de forma infinita, no tempo e na eternidade.

•      João 8:32.

•      “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

•      Definindo os termos:

•      1. O que é Desafio? É algo que exige de nós grande esforço (mental, físico, espiritual) para que seja realizado com êxito.

•      2. O que é educar?

•      2.1.É o processo de dar e receber instrução.

•      2.2.É o processo de adquirir conhecimento.

•      2.3.É o processo de aprender a fazer, a praticar.

O desafio da Ética

•      O que significa a ética?

•      2. Princípios morais que orientam a pessoa quanto ao que seja certo ou errado em sua conduta na sociedade.

•      3. O problema do caráter.

•      3.1. Pessoas com falha no caráter causam prejuízos aos outros.

•      3.1.1. Prejuízos financeiros.

•      3.1.2. Prejuízos morais.

•      3.2. Pessoas com falhas no caráter tem baixa consciência moral, valores vis (pequenos, desprezíveis).

•      4. Exemplos de falta de caráter ou ética:

•      4.1. Traição.

•      4.2. Mentira.

•      4.3. Dívidas. Pessoas que gastam mais do que ganham.

•      4.4. Tratamento diferenciado. Isto é, tratar bem só com interesse, só quem tem dinheiro, só quem é bonito...

•      4.5. Manipulação.

•      5. A base bíblica para a ética.

•      5.1. Mateus 7:12.

•      “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

•      5.2. O Sermão da montanha de Jesus (Mateus 5, 6 e 7) falam da ética de Jesus.

•      5.3. Romanos 12:2.

•      Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O desafio da Piedade

•      A palavra piedade em nossa Bíblia vem da palavra grega εὐσέβεια. Na língua grega a palavra usada para religião é a mesma palavra que em nossa Bíblia tem sido traduzida por piedade. Assim sendo, a palavra εὐσέβεια no texto bíblico original poderia ser traduzida por religião ou adoração.

•      No grego esta palavra, εὐσέβεια, significa a conduta correta diante de Deus, ou como se deve prestar culto ao Senhor. Ela vem de duas palavras: εὐ que significa bem, e σέβεια ou σέβομαι ou σεβὴς que significa adoração, religião. Portanto, uma pessoa piedosa é alguém que adora bem ao Senhor, é um homem religioso que sabe como se aproximar de Deus, se relacionar com o Eterno.

•      Um escritor judeu do primeiro século da era cristã, Flávio Josefo, constrasta piedade, εὐσέβεια, com idolatria. À luz disto, para ele, a idolatria é a maneira errada de se aproximar de Deus, enquanto que a piedade é a maneira correta.

•      Platão, o grande filósofo grego, conclama os homens à piedade, εὐσέβεια, a fim de evitarem o mal e obterem o bem, e desta forma se tornarem amigos de Deus.

•      Paulo disse que grande é o mistério da piedade, εὐσέβεια, da religião (I Tm. 3:16). O mistério da piedade é ininteligível aos não iniciados, os de fora, os que não conhecem e nem seguem a Jesus Cristo.

•      O Senhor Jesus tem revelado aos seus o mistério da religião verdadeira, - εὐσέβεια,  da adoração correta. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade (Jo. 4:24).

•      Os líderes religiosos do tempo de Jesus sabiam o significado da religião verdadeira. Eles disseram: Se alguém é temente a Deus, θεοσεβὴς (θεο – Deus + σεβὴς – religião, adoração), isto é, se alguém pratica a religião de Deus, e faz a Sua vontade, a esse Ele ouve (Jo. 9:31).

•      Baseados nisto, concluímos que não basta ter um conhecimento correto do mistério da piedade, da religião verdadeira,  é mister praticá-la, vivê-la. Daí a importância do conselho do apóstolo: Exercita-te em piedade, εὐσέβειαν (I Tim. 4:7,8).

•      Como seria bom caso aprendêssemos que o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa.

•      O desafio da formação acadêmica

•      O que significa formação acadêmica?

•      A  formação acadêmica pode oferecer uma compreensão mais profunda do texto, do contexto histórico, da teologia etc.

•      A formação acadêmica só pode acontecer com estudo em seminários ou faculdades onde há comprometimento com reflexão teológica, filosófica, estudos das línguas originais, do Português e da língua inglesa, a metodologia da pesquisa.

•      A saúde espiritual das igrejas e dos campos missionários depende da formação acadêmica sólida dos obreiros.

•      Mateus 24:24

•      “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos”.

•      Os líderes das igrejas, os pastores, só poderão treinar outros adequadamente caso tenham recebido preparo acadêmico.

•      Caso contrário teremos analfabetismo bíblico funcional e literal.

•      Efésios 4:11-16.

•      “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”,

•      “com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”,

•      “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.

•      “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”.

•      “Antes, seguindo a verdade em amor,(isto é, conhecimento e graça) cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

•      “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.

•      Colossenses 1:28.

•      “Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”.

•      A formação acadêmica sólida pode produzir obreiros com raízes profundas na Palavra de Deus e no próprio Deus.

•      O desafio operacional

•      1. O pastor - ποίμην = Aquele que cuida, aquele que alimenta.

•      2. O presbítero - πρεσβύτερος = O conselheiro, posição originalmente dada aos velhos, ao ancião.

•      3. O bispo - ἐπίσκοπος = o gerente, administrador.

•      Conclusão

•      II Timóteo 4:13.

•      “Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos”.

•      I Coríntios 14:15.

•      “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente. Cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente”.

•      O Seminário, como uma instituição de educação teológica, como instrumento de Deus, que visa a formação de obreiros para a Obra do Senhor, precisa ter consciência dos desafios de capacitar tais obreiros, vocacionados.

•      Eis os desafios de capacitação:

•      A ética.

•      A piedade.

•      A formação acadêmica.

•      A dimensão operacional: Pastor – Presbítero e Bispo.

•      A graça de Deus revelada em Cristo, longe de nos levar a uma vida na mediocridade, deve nos levar a busca pela excelência no enfrentamento dos desafios da educação na capacitação de vocacionados.

•      Somos salvos pela graça, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef. 2:8-10).

•      Pastor Washington Roberto Nascimento