Teontologia
Data publicação 10/03/2018
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Definição
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Teontologia é o estudo do Deus como Ser.
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Θεός – teos = Deus + ὄντος – onto que vem de εἰμί (eu) sou – o ser + λογία – logia = estudo, palavra, discurso, ciência. Procura levantar questões relacionadas a Deus e respondê-las.
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É uma forma apologética da fé cristã.
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É um esforço para esclarecer a todos o conteúdo da fé cristã.
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2. Os pressupostos da Teontologia
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Definição de pressuposto:
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Algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, ou seja, aquilo que se imagina e pensa sobre determinada coisa ou situação antes mesmo de ter contato ou conhecimento sobre ela.
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2.1. A Revelação
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Deus se revela.
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O conceito de revelação: O ato de Deus se dar a conhecer.
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Hebreus 1:1.
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“Há muito tempo Deus falou (ser revelou) muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas”.
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Salmo 19:1.
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“Os céus declaram (revelam) a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos”.
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Romanos 1:19-20.
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“Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto (revelado) entre eles, porque Deus lhes manifestou”.
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“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos (revelados) claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”.
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2.2. A inspiração
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Conceito de inspiração: É a capacitação dada por Deus aos seus servos para comunicar a Sua revelação. A comunicação foi feita primeiramente de forma oral e posteriormente de forma escrita.
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II Pedro 2:21.
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“Pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”.
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II Timóteo 3:16-17.
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“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”
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“para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
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2.3. A Iluminação
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Conceito: Iluminação é a capacitação dada por Deus para que uma entenda a Sua revelação, a Sua Palavra inspirada.
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Salmo 119:130.
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“A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes”.
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I Coríntios 2:9-13.
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“Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”.
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“Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus”.
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“Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus”.
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“Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente”.
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“Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais”.
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3. A Existência de Deus
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A Bíblia não se ocupa em provar a existência de Deus.
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2. A Bíblia parte do pressuposto de que Deus existe.
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3. A existência de Deus para a Bíblia, para os seus autores, é como um axioma.
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A existência de Deus é baseada em um axioma.
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O axioma é uma premissa considerada:
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evidente e verdadeira.
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Indemonstrável.
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Obvia.
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Inquestionável.
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4. A Natureza de Deus
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Atributos Naturais.
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A Palavra: “atributos” tem sido criticada, pois coisa alguma pode ser atribuída a Deus. Entretanto, podemos usá-la para fins de didáticos.
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A Palavra: “Naturais” tem sido criticada também, pois há quem prefere outra palavra: “Imanente”, que significa inerente, inseparavelmente contido na natureza de um ser. Contudo, precisamos compreender que as palavras são símbolos que apontam para uma realidade além de si mesmas. Reconhecemos as limitações das palavras para expressarem uma realidade metafísica, porém não podemos prescindir delas.
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Há quem prefira a palavra: “Atributos Incomunicáveis”.
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Ele é Espírito (João 4:24).
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“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
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Ele é invisível (Colossenses 1:15).
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“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.
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Ele é uma Pessoa.
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O que é uma pessoa? Uma pessoa é um ser que possui mente (inteligência), emoção e vontade.
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Mente (Salmos 139:17).
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“Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!”
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Emoção (Salmos 78:40).
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“Quantas vezes mostraram-se rebeldes contra ele no deserto e o entristeceram na terra solitária!”
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Vontade (I Coríntios 1:1).
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“Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes”.
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O que falamos sobre Deus Pai como Pessoa, podemos falar de Jesus Cristo e do Espírito Santo.
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Deus é triuno = três em um só.
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Deus é trino = composto por três.
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Agora vamos nos concentrar em Jesus.
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Jesus é uma pessoa como o pai o é, pois possui: Mente, emoção e vontade.
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Mente (Lucas 2:52).
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“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”.
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Emoção (João 11:35).
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“Jesus chorou”.
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Vontade (Lucas 22:42).
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"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
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O que falamos sobre Deus Pai como Pessoa, e sobre Jesus, podemos falar sobre o Espírito Santo que também é uma pessoa.
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Tem Mente (Romanos 8:27).
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“E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”.
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Tem emoção (Efésios 4:30).
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“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”.
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Tem vontade (Atos 16:6).
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“Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia”.
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Ele, Deus trino ou triuno, é Independente (Atos 17:24-25).
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"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas”.
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“Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas”.
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Ele é imutável (Tiago 1:17).
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“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”.
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Ele é onipresente, isto é, ubíquo, presente em todos os lugares.
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Ele é onisciente, isto é, tem saber pleno, conhecimento infinito.
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Ele é onipotente, isto é, pode tudo, todo poderoso.
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Atributos Morais.
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Para os críticos desta terminologia os atributos morais são, também, naturais em Deus, isto é, pertencem a Sua natureza.
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Assim sendo, tal classificação tem apenas um propósito didático.
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Verdade (Jeremias 10:10).
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“Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor”.
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Bondade (I Pedro 2:3).
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“Agora que provaram que o Senhor é bom”.
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Misericordioso (Salmos 145:8).
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“O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor”.
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Santidade (I Pedro 1:15-16).
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“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem”.
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“Pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
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Justiça (Salmos 145:17).
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“O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz”.
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Deus é amor.
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I João 4:8.
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“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
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5. Os decretos de Deus
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Decreto significa: Ordem, resolução, manifestação de vontade.
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Texto Bíblico sobre os decretos de Deus.
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“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade”( Efésios 1:11).
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Decreto significa: Ordem, resolução, manifestação de vontade.
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Explicação sobre o que seja: Os decretos de Deus.
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Em Sua soberania Deus tem determinado (decretado) desde a eternidade tudo o que vai acontecer e com base nisso, Sua vontade se realiza e jamais se frustra.
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Os decretos de Deus estão relacionados com:
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A Criação.
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A providência (sustentação).
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A redenção.
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Os decretos de Deus estão alicerçados nos atributos de Deus.
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Os decretos de Deus não fazem violência a liberdade humana.
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6. A Oração do Filósofo
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Friedrich Wilhelm Nietzsche
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Filósofo existencialista alemão.
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Filho de Pastor Protestante.
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Estudou teologia.
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Ele é muito conhecido pela frase:
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“Deus está morto”.
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O Deus que está morto para Nietzsche é o deus das representações religiosas e culturais, que faz mais mal do que bem.
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E baseado em Atos 17:23 que ele escreveu uma oração.
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“Pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio”.
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Antes de prosseguir no meu caminho
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E lançar o meu olhar para frente.
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Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
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Na direção de quem eu fujo.
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A Ti, das profundezas do meu coração.
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Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.
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Sobre esses altares está gravada em fogo
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Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
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Eu sou teu, embora até o presente
me tenha associado aos sacrílegos.
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Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
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Mesmo querendo fugir
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Sinto-me forçado a servi-Te.
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Quero Te conhecer, ó Desconhecido!
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Tu que me penetras a alma
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E qual turbilhão invades minha vida.
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Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
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Quero Te conhecer e a Ti servir.
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7. Debate sobre Definição de Deus
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Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um dos maiores filósofos racionalista alemão (1770-1831).
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Ele foi o filósofo da totalidade do saber absoluto, do sistema, identidade, conceito.
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Ele é apresentado como alguém que analisou a história, a religião, a filosofia, tudo em fim em termo de:
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Tese.
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Antítese.
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Síntese.
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Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855).
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Escreveu vários livros: Temor e Tremor; O Conceito de Angústia; O Desespero Humano etc.
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Filósofo existencialista, dinamarquês.
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Criticava com rigor o hegelianismo.
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Era um crítico da religiosidade de seu tempo.
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Pregava a necessidade do Cristianismo autêntico.
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Viveu e escreveu sobre os paradoxos da vida religiosa.
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Procurou expor o pensamento filosófico diante da realidade cristã: Individualidade da pessoa humana diante do Eterno, do Infinito.
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É esta individualidade que define a existência da pessoa humana.
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Enquanto para o sistema de Hegel há uma gaveta para explicar e definir Deus e o homem, para Kierkegaard isto é uma tarefa impossível.
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Pastor Washington Roberto Nascimento.
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