Fatos interessante e curiosos sobre o AntigoTestamento na Bíblia Protestante
1. O AntigoTestamento tem 39 livros (O NT tem 27).
2. O Antigo Testamento tem 929 capítulos (O NT tem 260).
3. O Antigo Testamento tem 23.145 versículos. (O NT tem 7.957).
4. O Salmo 117 está no meio da Bíblia (Considerando o AT e o NT).
5. O Salmo 117 é o menor capítulo da Bíblia.
6. O Salmo 119 é o maior capítulo da Bíblia.
7. O Antigo Testamento tem apenas um livro com apenas um capítulo – Obadias (O NT tem 4 livros: Filemom, II João, III João e Judas).
8. O menor versículo do Antigo Testamento está em I Crônicas 1:25 (No NT está em João 11:35).
9. Em Ester 8:9 temos o maior versículo da Bíblia.
10. Nem no livro de Ester nem no livro Cântico dos cânticos aparece a palavra “Senhor” - יְהוִֹה - (ninguém sabe a pronúncia correta desta palavra) ou a palavra "Deus" - אֱלהִים - (lê-se: elorim}.
A Divisão do Antigo Testamento na Bíblia Protestante
1. Lei – 5 livros.
2. Históricos (Histórica) – 12 livros.
3. Poéticos (Poética) – 6 livros.
4. Proféticos (Profética) - 16 livros.
4.1. Profetas Maiores – 5 livros Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
4.2. No cânon judaico o livro de Daniel não é considerado profético. Ele não é contado entre os grandes profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel, e nem entre os doze profetas menores. Ele é contado entre a terceira e última parte do cânon hebraico: Os Escritos – כְּתוּבִים (Lê-se Ketuvim).
4.3. Profetas Menores – 12 livros – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
4.4. Os doze úlimos profetas são contados como um livro apenas no cânon hebraico/judiaco, e são chamados de o livro dos doze.
4.5. O título: Os Doze Profetas Menores remonta ao tempo do famoso teólogo cristão, Santo Agostinho, da cidade de Hipona, hoje Annaba, na Argélia, África - 354-430 d.C.
4.6. O título: Profetas Menores não tem nada a ver com a importância dos livros, mas com o tamanho deles em comparação com o tamanho dos livros dos profetas maiores. O profeta Jeremias chegou a citar o profeta Miquéias e sua mensagem como exemplo de poder transformador de Deus na vida do rei Ezequias (Jr. 26:17-19).
4.7. O livro Eclesisastico, escrito por Jesus Ben Siraque, por volta do ano 180 a.C. cita (o livro) os 12 profetas, testemunhando desta maneira da existência desta obra do cânon judaico e de seus personagens, os doze profetas, como exemplo de fé corajosa (livro de Eclesiastico 49:12 - Eclesiástico, 49 - Bíblia Ave Maria - Bíblia Católica Online (bibliacatolica.com.br)
A Mensagem do Antigo Testamento
1. Deus é o centro de toda a revelação contida no Antigo Testamento. Ele é o tema central.
2. Um outro tema presente, também, nas páginas do Antigo Testamento é: O Messias virá e salvará e conduzirá Israel, o povo do Senhor, ao descanso eterno.
3. Deus se revela através da criação, de sonhos, visões, leis, festas, sacrifícios, e de seus servos: sacerdotes e profetas.
4. Deus se revela através de homens e numa linguagem humana.
5. A Bíblia de Jesus era o Antigo Testamento.
6. A Bíblia da Igreja primitiva era o Antigo Testamento.
7. O maior comentário do Antigo Testamento é o Novo Testamento.
8. O cumprimento do Antigo Testamento encontra-se na pessoa de Jesus: sua vida e ensino; morte e ressurreição.
9. A Bíblia Hebraica, isto é, o Antigo Testamento chama-se - תַּנַךְ - (Lê-se thanarr), que é um acrônimo, pois cada uma das três consoantes representa um parte da Bíblia dos Judeus, e juntas formam uma palavra.
Não devemos confundir acróstico com acrónimo. O acróstico é uma forma de expressão criativa na qual as letras iniciais de cada linha, verso ou parágrafo são destacadas formando uma palavra, nome, frase ou parágrafo. O objetivo do acróstico é fazer uma composição inventiva para transmitir uma mensagem. O Salmo 119 é um acróstico. Nele temos as 22 letras do Alfabeto Hebraico e há 22 parágrafos. Cada parágrafo começa com uma letra do Alfabeto Hebraico. O certo seria termos 22 versículos no Salmo 119.
Na verdade, a Bíblia Hebraica (o Novo Testamento também) não é, rigorosamente falando, um livro histórico, mas um testemunho da fé dos crentes no Senhor como o único Deus verdadeiro. E precisamos entender na Bíblia o que é descritivo e o que prescritivo, isto é, que prescreve, ordena.
9.1. A primeira letra da palavra - תַּנַךְ - chama-se Tav, ת, e aponta para a primeira parte do Canon hebraico conhecida com a Lei (que diz respeito ao Pentateuco) – תּוֹרָה - (Lê-se Torah).
9.2. A segunda letra da palavra - תַּנַךְ - chama-se Nun, נ, e aponta para a segunda parte do Canon hebraico conhecida como Profetas נְבִיאִים – (Lê-se Neviim).
9.3. A terceira letra da palavra - תַּנַךְ - é - כ - chama-se cafe - ך - cafe final, isto é, quando se encontra no final da palavra tem esta forma/grafia, e aponta para a terceira parte do Canon Hebraico conhecida como Escritos (ou as Escrituras) – כְּתוּבִים - (Lê-se Ketuvim).
10. Alguns Textos do Novo Testamento relacionados ao Antigo Testamento
1. Lucas 24:44.
2. João 1:45.
3. João 5:39.
4. Romanos 15:4.
5. Hebreus 1:1-2.
¨ Pastor Washington Roberto Nascimento
Um breve resumo do Antigo Testamento
O Antigo Testamento tem 39 livros. Eles podem ser divididos em: Lei – 5 livros:
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio;
Históricos – 12 livros:
Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester;
Poéticos – 6 livros:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos cânticos e Lamentações de Jeremias;
Profetas – 16 livros:
Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
É importante saber que nos livros da Lei temos história, poesia e profecia. E o mesmo poderíamos dizer sobre os livros históricos, poéticos e proféticos. Em todos esses livros temos textos com os mais diversos estilos literários. É um erro pensar que não temos história nos livros proféticos e que não temos profecia nos livros poéticos.
A classificação em livros: Lei, História, Poesia e Profecia, atende apenas um propósito didático, aponta para o estilo dominante da narrativa bíblica nesses livros.
O Antigo Testamento aponta para o Novo Testamento, para a pessoa de Jesus. O melhor intérprete do Antigo Testamento é Jesus. O melhor comentário do Antigo Testamento é o Novo Testamento. O Antigo Testamento se realiza, se cumpre na pessoa de Jesus, no Novo Testamento.
Há muitos temas centrais no Antigo Testamento: Promessa; Aliança/Pacto; Reino de Deus; Eleição; Messias; Salvação. Todos esses temas são sublimes, relevantes. Cremos que o tema central do Antigo Testamento seja: Deus, o Senhor.
Pastor Washington Roberto Nascimento
¨