Esboço e Breve Reflexão
Pastor Washington Roberto Nascimento
Tema
¨1. Jesus é o primeiro e o principal de tudo e de todos.
¨2. Os cristãos devem dar prioridade para Jesus Cristo.
¨3. Vejamos alguns textos bíblicos nesta carta que falam do tema proposto.
Por que Jesus Cristo é o Primeiro e o Principal?
A reposta encontra-se nos textos bíblicos da Carta aos Colossenses
¨1. Colossenses 1:16.
¨2. “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.
¨2. Colossenses 2:9-10.
¨“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade”.
¨1. Colossenses 1:16.
¨2. “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.
¨2. Colossenses 2:9-10.
¨“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade”.
¨3. Colossenses 3:1.
¨“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”.
¨4. Colossenses 4:1.
¨“Vós senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus”.
¨Razões para Os Cristãos Darem Prioridade a Jesus Cristo
¨As Razões se encontram nos textos bíblicos da Carta aos Colossenses
¨1. Colossenses 1:13.
¨“Porque ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor”.
¨2. Colossenses 2:14.
¨“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira era contra, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.
¨3. Colossenses 3:13.
¨“Assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”.
¨Autoria e Data
¨1. O autor desta carta é Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo. Colossenses 1:1.
¨“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo”.
¨2. Ele faz questão de dizer que sobre a autoria da carta em seu final, Colossenses 4:18.
¨“Saudação de minha Mão, de Paulo.”
¨Tudo indica que está carta foi escrita durante a primeira prisão de Paulo, por volta do ano 61 d. C.4. Quando temos a Palavra de Deus em nosso coração possuímos duas marcas – Colossenses 3:16-17:
¨4.1. Louvor.
¨4.2. Gratidão.
¨5. Esta Carta menciona a Carta enviada a Igreja de Laodiceia, a qual desapareceu.
¨Notas Gerais
¨1. Esta uma da cartas escritas na prisão: Colossenses 1:18.
¨“Lembrai-vos das minhas prisões.
¨ Colossenses 4:10.
¨“Aristarco, que está preso comigo vos saúda.
¨2. A Carta aos Efésios trata da Igreja de Cristo, a Carta aos Colossenses trata do Cristo da Igreja.
¨3. Nesta Carta encontramos um dos textos mais contundentes contra a doutrina que ensina a importância do judaísmo para um cristão (Colossenses 2:16-23).
¨Nenhum Cristão precisa ou deve seguir o judaísmo. Veja o texto bíblico abaixo.
¨“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.
¨ Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.
¨“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.
¨ E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus”.
¨“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
¨Não toques, não proves, não manuseies?”
¨4. Quando temos a Palavra de Deus em nosso coração possuímos duas marcas – Colossenses 3:16-17:
¨4.1. Louvor.
¨4.2. Gratidão.
¨5. Esta Carta menciona a Carta enviada a Igreja de Laodiceia, a qual desapareceu.
Uma breve reflexão na Carta aos Colossenses
Pastor Washington Roberto Nascimento
O apóstolo Paulo escreveu pelo menos cinco cartas na prisão, a Carta aos Colossenses foi uma delas: “continuem orando por nós, escreveu Paulo, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso” (Cl. 4:3). No último versículo desta carta, o apóstolo Paulo escreveu: “lembrem-se de minhas prisões” (Cl. 4:18).
O capítulo primeiro desta carta tem como mensagem principal a exaltação do Senhor Jesus Cristo. Paulo apresenta Jesus como a imagem do Deus invisível (Cl.1:15); o cabeça da Igreja (Cl. 1:18), o reconciliador e promotor da paz através de seu sacrifício por nós na cruz (Cl. 1:20), a esperança da glória (Cl. 1:27).
No capítulo dois desta carta, Paulo adverte os crentes sobre os falsos ensinos, os quais existem ainda hoje. Ele disse: “Ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou a lua nova, ou dos sábados...os que assim ensinam têm uma compreensão carnal das Escrituras, estão ensinando coisas rudimentares, doutrinas dos homens e não de Deus" (Cl. 2:16-23). O foco de nossa relação com Deus é Jesus Cristo, nossa relação com ele, com base nos valores espirituais e éticos, e não na observância da lei, calendário religioso,
No capítulo três, o apóstolo fala da nova maneira de viver daqueles que estão em Cristo Jesus: “Buscai as coisas que são de cima; pensai nas coisas que são de cima; revesti-vos de amor; que a Palavra de Cristo habite em vós” (Cl. 3:1, 2, 14, 16).
No último capítulo desta carta aos colossenses, o apóstolo cita uma carta que ele escreveu à Igreja em Laodiceia, a qual se encontra perdida até os dias de hoje (Cl. 4:16). Vários companheiros na obra de Deus são mencionados aqui neste quarto capítulo: Tiquico, Onésimo, Aristarco, Marcos, Barnabé, Lucas etc. Que bom saber que não estamos sozinhos no serviço do Senhor! Paulo exorta a todos os leitores desta carta, crentes em Jesus, para que cumpramos o ministério que temos recebido do nosso Senhor (Cl. 4:17). Que para tanto, ele nos abençoe. Um forte abraço.