Um Breve Estudo na Carta aos Efésios

Data publicação 13/05/2017

 

Esboço e Uma breve reflexão

Pastor Washington Roberto Nascimento

Tema

¨1. “Em Cristo” – Eis o tema desta Carta. Preste atenção nas inúmeras vezes em que está expressão ocorre aqui, mais de 30 vezes. 

¨2. Efésios 1:1. “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo”. 

O apóstolo Paulo viveu defendendo o seu apostolado. Ele sofreu, toda a sua vida, críticas. Diziam que ele não era apóstolo de Cristo Jesus, mas ele, graças a Deus, não deu ouvidos as críticas e foi um apostolado extraordinário, uma bênção.

Paulo afirma logo no início de sua carta que ele é apóstolo de Cristo Jesus. Ele está usando os casos gregos conhecidos como genitivo e/ou ablativo - Παῦλος ἀπόστολος Χριστοῦ Ἰησοῦ - o genitivo indica posse e o ablativo, origem. O apostolado de Paulo pertencia a Jesus Cristo e tinha sua origem em Jesus Cristo.

Precisamos lembrar que estamos não apenas “em Éfeso”, estamos também em Cristo. Eis o desafio.

A expressão no original: ἐν Ἐφέσῳ - não se encontra em nenhum manuscrito antes do 4º século AD.

O apóstolo Paulo chama os seu leitores de: Santos. Nós somos santos não por sermos perfeitos, sem pecados. Não somos santos por causa de nossa maneira de viver, mas por causa de Jesus Cristo. Nossa salvação, justificação, santificação vem dele. Pela fé somos salvos e pela fé buscamos viver uma vida de santificação, seprada do pecado, dedicada a Deus, ao Seu Reino, à Igreja de Cristo.

¨3. Efésios 1:3. “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Somos abençoados, mas as vezes falamos, agimos e vivemos como amaldiçoados.

4. Nesta Carta aos Efésios temos de maneira clara o ensino da trindade (Ef. 1:3-14; 1:17; 2:18; 3:14-17; 4:4-6).

O Pai na eternidade (Ef. 1:3-6 - o amor e propósito do Pai em Si mesmo).

O Filho no tempo (Ef. 1:7-12 - o amor e propósito do Pai em Cristo).

O Espírito Santo no futuro (Ef. 1:13-14 - o amor e propósito do Pai em enviar o Espírito Santo).

¨5.. Efésios 2:6. “E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.  A nossa vida nova só se realiza “em Cristo”. Somos ressuscitados em Cristo Jesus. Fora dele estamos mortos em nossos pecados, sem comunhão com Deus.

¨6. Efésios 3:6. “os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho”.

¨6.1. Somos herdeiros de Deus. Há muitos crentes ricos vivendo como paupérrimos.

¨6.2. Jesus não tem dois corpos, mas um só.

¨6.3. As promessas são para nós, pena que nós as olvidamos ou as desconhecemos.

¨7. Efésios 4:21. “Se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus”.

¨ Em Jesus somos instruídos sobre:

¨7.1. Como falar.

¨7.2. Como agir.

¨7.3. Como orar.

¨7.4. Como perdoar.

¨7.5. Como amar.

¨7.6. Como vencer o inimigo.

¨7.7. Como viver.

¨8. Efésios 5:20. “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

¨Nossa gratidão por tudo só pode acontecer quando fazemos em nome de Jesus, porque é através dEle que cremos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, até a morte de Cruz.

¨9. Efésios 6:10. “Fortalecei-vos no Senhor”.

¨A fonte inesgotável de força para a nossa batalha e vitória diária:

¨1. Não está em nós mesmos.

¨2. Não está em nenhuma instituição: família, Igreja, escola, estado.

¨3. Está em Jesus, o nosso Senhor.

Autoria e data

¨1. Esta carta foi escrita por Paulo - Efésios 1:1.

¨“Paulo, apóstolos de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, fiéis em Cristo Jesus”.

¨¨2.2.Paulo estava preso quando escreveu esta carta - Efésios 3:1.

"Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo, por amor de vós, os gentios"

É interessante observar que ele não se considera prisioneiro de César, do Império Romano; mas de Cristo Jesus. Sua leitura da realidade é espiritual. Ele sabia que Jesus Cristo tinha um propósito com o seu emprisionamento. Mesmo na prisão Paulo estava dando testemunho de Cristo Jesus. Em todo o tempo e em todo o lugar, em qualquer situação, Paulo buscava servir a Deus.

Paulo estava preso quando escreveu esta carta - Efésios 4:1.

¨“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”.

Mesmo na prisão Paulo busca orientar os crentes, servir a Igreja de Cristo. Que exemplo!

¨2.3. Efésios Paulo emcniona suas cadeias - 6:20.

¨“Pelo qual sou embaixador em cadeias, para que possa falar dele livremente, como me convém falar”.

Ele se considera um embaixador de Deus, de Cristo, dos Céus nas cadeias do Império Romano.

Assim sendo, aprendemos que a Carta aos Efésios foi escrita por Paulo na prisão bem como as cartas: aos Filipenses, aos Colossenses, a Filemom e a II Carta a Timóteo, sendo esta última bem no final de seu ministério, pouco antes de sua morte.

Esta carta foi escrita não muito tempo depois da organização da Igreja em Éfeso (At. 18; 19;20). Esses capítulo no Livro de Atos devem ser lidos para se compreender como essa Igreja em Éfeso surgiu no anos 50 AD, 

No anos 90 AD Jesus enviou uma Carta à Igreja em Éfeso - Veja Apocalipse 2:1-7.

Esta Carta aos Efésios deve ter sido escrita no final dos anos 50 (59 AD) ou no início dos anos 60 (61 AD).

¨1. Esta carta pode ser dividida em duas partes:

¨1.1. Doutrina – 1-3.

¨1.2. Prática – 4-6.

¨2. O texto chave desta carta encontra-se em Efésios 2:8-10.

¨“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

¨“Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

¨“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

¨3. Como uma vida cheia do Espírito Santo se manifesta? Efésios 5:18-21tem a resposta:

¨3.1. Com louvor (v. 19).

¨3.2. Com gratidão (v. 20).

¨3.3. Com submissão (v.21).

¨4. Como ter relacionamentos aprovados por Deus em casa e no trabalho? Efésios 5:22-6:9 tem a resposta.

 

Uma breve reflexão na Carta aos Efésios

Pastor Washington Roberto Nascimento

Efésios 1:1. “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo”. 

O apóstolo Paulo viveu defendendo o seu apostolado. Ele sofreu, toda a sua vida, críticas. Diziam que ele não era apóstolo de Cristo Jesus, mas ele, graças a Deus, não deu ouvidos as críticas e foi um apostolado extraordinário, uma bênção.

Paulo afirma logo no início de sua carta que ele é apóstolo de Cristo Jesus. Ele está usando os casos gregos conhecidos como genitivo e/ou ablativo - Παῦλος ἀπόστολος Χριστοῦ Ἰησοῦ - o genitivo indica posse e o ablativo, origem. O apostolado de Paulo pertencia a Jesus Cristo e tinha sua origem em Jesus Cristo.

Acreditamos que as duas ideias – genitivo/ablativo - estejam presentes quando Paulo diz que ele é apóstolo de Jesus Cristo, ou seja, seu apostolado tem origem em Jesus e pertence a Jesus e não à Igreja em Jerusalém, e não a Tiago ou Pedro ou João. A sua missão e autoridade vêm de Jesus Cristo e não de qualquer seminário ou autoridade humana. Os seminários e as igrejas têm o seu lugar na formação ministerial dos pastores de Deus, mas enganam aqueles que pensam serem eles a base, o alicerce, o selo da autoridade do ministério dos pastores de Deus.

Ao dizer que seu apostolado é de Cristo Jesus e pela vontade de Deus, o apóstolo Paulo está procurando dizer que o conteúdo de seu ensino, de sua pregação é de Cristo Jesus, é segundo a vontade de Deus e não dos homens, da terra. Trata-se de uma nova maneira de interpretar as Escrituras, de ter esperança e fé, de viver. 

O apóstolo Paulo escreveu esta carta aos crentes que viviam na cidade de Éfeso, quando estava preso (Ef. 1:1; 3:1;  4:1; 6:20).

A definição do local dos primeiros destinatários desta Carta: ἐν Ἐφέσῳ - encontra-se na maioria dos manuscritos, tanto unciais quanto cursivos, e nos escritos dos Pais da Igreja, e, até onde sabemos, por todas as Versões.

A cidade de Éfeso na Ásia Menor como o local dos primeiros destinatários desta Carta é apoiada com base no fato de que nos manuscritos mais antigos o título desta Epístola é: προς Εφεσιους.

Boa parte da tradição da Igreja Primitiva diz que esta Epístola foi dirigida aos Efésios, além disso, outro argumento favorável à cidade de Éfeso como o local para onde esta Carta foi escrita, é a ausência de reivindicação por parte de qualquer outra Igreja como destinatária desta Carta em tempos antigos.

Por outro lado, a expressão: ἐν Ἐφέσῳ - no texto grego original, é omitida pelos dois textos unciais mais antigos e importantes. Além disso, essa expressão: ἐν Ἐφέσῳ - não pertencia ao texto dos manuscritos seguidos por Orígenes, um líder da Igreja no início do século III, nem aos mencionados por Basílio, líder da Igreja na cidade de Cesareia na região da Capadócia (atualmente, Turquia) cerca de um século e meio depois.

Precisamos lembrar que a coisa mais importante no texto desta Carta não é: em Éfeso - ἐν Ἐφέσῳ - mas – em Cristo Jesus  ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ

A omissão no texto grego original da expressão: ἐν Ἐφέσῳ - é apoiada, também, por uma declaração feita por Tertuliano de Cartago, África, hoje, Túnis, capital da Tunísia (160-220 AD), líder notável da Igreja, a respeito de Marcião, um herege que rejeitava o Antigo Testamento inclusive suas citações no Novo Testamento.

Outro argumento favorável a omissão da expressão: ἐν Ἐφέσῳ - no texto original grego do Novo Testamento – encontra-se no caráter geral da Epístola (sua falta de referências pessoais, saudações a indivíduos, etc.).

As edições críticas do Novo Testamento Grego no século XIX de Tischendorf (alemão); Westcott (inglês) e Hort (irlandês); Tregelles(inglês) e outros, colocam entre parênteses (ou em sua margem) em seus textos a expressão: ἐν Ἐφέσῳ - como uma leitura alternativa em sua margem. Esses editores do Novo Testamento Grego estavam convencidos da insuficiência do Textus Receptus (do latim: Texto Recebido) do Novo Testamento herdado de Erasmo de Roterdã, Holanda (século XVI - 1516) e de Elzevir da cidade de Leiden na Holanda (século XVII - 1633).

A história da fundação desta Igreja encontra-se no livro de Ato nos capítulos 18, 19, 20. Éfeso era uma grande cidade onde, praticamente, todos os deuses do Império Romano eram cultuados.

Em Atos 18:18-21, somos informados que Paulo esteve em Éfeso, primeiramente, por um curto período na companhia de Priscila e Áquila. Assim sendo, podemos dizer que a Igreja começa com Paulo, Priscila e Áquila e, também, com a ajuda de Apolo, um judeu cristão de Alexandria, (At. 18:24-26). Esse Apolo mencionado aqui em Atos na fundação da Igreja em Éfeso influenciou grandemente, também, a Igreja de Corinto (I Co. 1:12; 3:5; At. 19:1).

Em Atos 19 somos informados da chegada de Paulo pela segunda vez na cidade de Éfeso. Nessa sua segunda passagem por Éfeso, o apóstolo ficou um tempo considerável, cerca de dois anos (At. 20:10).

A cidade de Éfeso era a maior e a mais importante do Império Romano na Ásia Menor conhecida, também, como Anatólia, que compreende a parte asiática da Turquia moderna.

Éfeso, no tempo do apóstolo Paulo era uma cidade grande e rica, com certa de 500 mil habitantes, com um teatro para 25 mil pessoas (At. 19:29), onde as pessoas se reuniram contra o apóstolo Paulo.

A deusa Diana de Éfeso At. 19:24, 27, 34, 35), que tem o nome grego de Ártemis, tinha para a sua adoração e a adoração de outros deuses também, até do imperador, o maior templo do mundo antigo na cidade de Éfeso e uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. 

O apóstolo faz a defesa de seu apostolado logo em sua primeira frase nesta Carta: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus (Ef. 1:1) - Παῦλος ἀπόστολος Χριστοῦ Ἰησοῦ διὰ θελήματος Θεοῦ - A mesma coisa nós encontramos em outras de suas Cartas (Rm. 1:1; I Co. 1:1; II Co. 1:1; Cl. 1:1; II Tm. 1:1).

A Carta aos Efésios pode ser dividida em duas partes. A primeira parte, capítulos 1, 2 e 3, trata da história da salvação. Esta primeira parte começa e termina com uma oração (Ef. 1:3-14; Ef. 3:14-21). Nesta primeira parte de sua carta, o apóstolo Paulo exalta a pessoa de Deus Pai que planejou a nossa salvação antes da fundação do mundo; exalta a pessoa de Jesus Cristo, que realizou o plano de Salvação de Deus Pai, dando sua vida por nós; e exalta, também, a pessoa do Espírito Santo, que é o penhor, o selo de Deus, a garantia de que nós receberemos de Deus todas as promessas feitas.

Nesta primeira parte da Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala do mistério de Deus (Ef. 1:9; 3:3, 4, 9; 5:32; 6:19). Esta palavra – mistério – μυστήριον – é muito importante para o apóstolo Paulo. Esta palavra parece 28 vezes no Novo Testamento, 21 vezes só nos escritos do apóstolo Paulo: duas vezes na Carta aos Romanos (Rm. 11:25; 16:25); seis vezes na Primeira Carta aos Coríntios (I Co. 2:1, 7; 4:1; 13:2; 14:2; 15:51); sete vezes na sua Carta aos Efésios (Ef. 1:9; 3:3, 4, 9; 5:32; 6:19); três vezes na Carta aos Colossenses (Cl. 1:26; 2:2; 4:3); uma vez na Segunda Carta aos Tessalonicenses (II Ts. 2:7); e duas vezes na Primeira Carta a Timóteo (I Tm. 3:9, 16). 

Este mistério diz respeito a Igreja de Cristo (Ef. 5:32), onde temos em um só corpo, judeus e gentios nas mesmas condições: salvos pela graça e não pelas obras da lei (Ef. 2:8-10). 

A revelação deste mistério foi dada ao apóstolo Paulo pela vontade de Deus de acordo com o beneplácito (consentimento, aprovação), que propusera em Jesus Crito: nele todas as coisas se convergem, e todos os que são salvos/predestinados/eleitos são um(Ef. 1:3-14; 3:1-12). 

Não há dois corpos e uma cabeça. Não há duas cabeças e um corpo. Todos, judeus e gentios, são um santuário da habitação de Deus, onde não há paredes de separação como no templo em Jerusalém entre homens e mulheres, judeus e gentios (Ef. 211-21).  Na Casa de Deus não há hospedes de primeira classe e hóspedes de segunda classe, na arca de Deus não há passeigeiros, tripulantes de primeira classe e de segunda, terceira classe. 

A segunda parte desta Carta aos Efésios, capítulo 4, 5 e 6, o Apóstolo Paulo faz um apelo aos seus leitores para que eles vivam de acordo com o ensino de Jesus: com humildade, mansidão, paciência, amor, unidade (Ef. 4:1-3). O apóstolo Paulo diz que precisamos usar toda a nossa força para preserva a unidade e paz no corpo de Cristo, que é a Igreja (Ef. 3:3). Ele usa o verbo - σπουδάζω – (lê-se: spoudázo) – que significa: esforçar, colocar toda a sua força para preservar a unidade e paz entre os crentes.

Nesta segunda parte da epístola, no capítulo 5, Paulo diz que os crentes precisam andar em amor (Ef. 5:2); andar na luz (Ef. 5:8); e andar prudentemente (Ef. 5:15). Andar, aqui no texto, significa: viver.

Precisamos viver em Cristo no mundo, na igreja e no lar. Para tanto, nos capítulos 5 e 6 da Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala sobre a importância de uma vida cheia do Espírito Santo (Ef. 18), e o uso da armadura de Deus (Ef. 6:10-20). ´

Não ter o conhecimento das verdades reveladas em Efésios de 1 à 3. Precisamos de uma vida cheia do Espírito e da armadura de Deus para termos a vitória contra Satanás.

Entre tantos ensinos notáveis nesta Carta, vale a pena destacar o plano de Deus de fazer todos um em Cristo. Em Jesus temos uma nova e única família de Deus – “Jesus é a nossa paz o qual de judeus e gentios fez um só povo e por meio dele, isto é, de Jesus, temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef. 2:14-18).

Outra coisa notável nesta Carta é que Paulo ensina a importância do crente falar a verdade no lugar da mentira. Na solução dos problemas, ao invés da ira, que predomine a paz; ao invés de roubar, revele generosidade. Feche os lábios para a fofoca, mas abra-os para o encorajamento. Não viva desequilibrado, porém com domínio próprio (Ef. 4:17-6:9). Ao invés de dar lugar ao diabo em sua vida (Ef. 4:27), dê lugar a Deus, procure se encher do Espírito Santo (Ef. 5:18).

Outra coisa importante que precisamos destacar é o ensino de Paulo em Efésios 5:21 – “Sejam submissos uns aos outros”. Ao invés de querer ter os outros submissos a nós, precisamos aprender a nos submetermos aos outros, isto é, a sermos humildes, a valorizarmos os outros, a ouvirmos o que os outros têm a dizer.

Quando ouvimos essa palavra – submissão – pensamos logo no texto bíblico: a esposa seja submissa ao seu marido (Ef. 5:22).

A palavra grega traduzida por submeter é ὑποτάσσω em Efésios 5:22. Esta é a mesma palavra que aparece em Efésios 5:21 – sejam submissos uns aos outros. É assim que lemos no textus recpetus, o texto grego original do Novo Testamento mais bem aceito entre os estudiosos do Novo Testamento.  Assim sendo, esse ensino da submissão não é apenas para a esposa em relação ao marido, mas é para todos nós: dentro e casa e dentro da igreja também. Trata-se de uma das marcas de uma vida cheia do Espírito Santo (Ef. 5:18-21): Louvor; gratidão; e submissão (humildade).

Há outros textos gregos originais bem respeitados como o de Neste e o Tischendorf. Nestes textos a palavra grega original: submeter - ὑποτάσσω - só aparece em Efésios 5:21. Em Efésios 5:22 o verbo – submeter – não aparece, não existe. Aparece em nossas traduções porque os tradutores acreditam estar subentendido com base no contexto.

Como seria bom se não apenas lêssemos esta carta, mas procurássemos aplicar em nossas vidas os seus ensinos! Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento