Um Breve Estudo na Carta aos Filipenses

Data publicação 14/05/2017

 

Esboço e Reflexão

Pastor Washington Roberto Nascimento

Tema

¨1. Há dois temas dominantes nesta carta: Gratidão e Alegria.

¨2. Vejamos um pouco sobre o sentimento de gratidão do apóstolo:

¨2.1. Gratidão a Deus ao se lembrar da Igreja de Filipos – dos crentes em Filipos. Filipenses 1:3.

¨“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós”.

¨2.2. Gratidão por Epafrodito, o irmão, o cooperador, o companheiro, que foi enviado pela Igreja de Filipos para suprir as necessidades de Paulo. Filipenses 2:25.

¨“Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades”.

¨2.3. Gratidão a Cristo Jesus, nosso Senhor, pela excelência do Seu conhecimento, o qual nos leva a abrir mão de todas as coisas e as considerar como esterco para poder ganhar a Cristo. Filipenses 3:8.

¨“Na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo”.

¨2.4. Gratidão por uma Igreja que sustentou Paulo em várias ocasiões, quando todas as outras disseram não. Filipenses 4:15-16.

¨“E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelh, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente”.

¨“Porque também uma e outra vez me mandastes o necessáio a Tessalônica”.

¨3. Alegria é um outro tema notório nesta carta aos Filipenses. Vejamos alguns textos que tratam deste assunto:

¨3.1. Paulo orava com alegria em favor dos crentes de Filipos. Filipenses 1:4.

¨“Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas”.

¨3.2. Paulo pede aos crentes de Filipos que se alegrem com ele. Filipenses 2:18.

¨“E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isso mesmo”.

¨3.3. Paulo exorta a Igreja de Filipos a que se alegre no Senhor. Filipenses 3:1.

¨“Resta, irmãos meus,  que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós”.

¨4. Paulo afirma que esta Igreja era a sua alegria. Filipenses 4:1.

¨“Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor”.

¨Autoria e data

¨1. O autor desta carta é Paulo. Filipenses 1:1.

¨“Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos”.

¨1.1. Há apenas dois oficiais na Igreja do Novo Testamento: bispos e diáconos.

¨1.2. Veja também I Timóteo 3:1-13.

¨1.3. A palavra bispo é usada como sinônimo de presbítero e pastor (Tito 1:5-7; Atos 20:17-28).

¨2. Esta carta foi escrita por Paulo, em Roma, quando este estava preso pela primeira vez.

¨2.1.Filipenses 1:13.

¨“De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares”.

¨2.2. A guarda pretoriana foi instituída pelo Imperador de Roma César Augusto 63 a. C – 14 A.D. Seu principal propósito era proteger o Imperador de Roma.

¨2.3. A referência a guarda pretoriana aponta para Roma o lugar onde Paulo estava quando escreveu esta carta.

¨2.4. Um outro fato favorável a Roma como o lugar onde Paulo estava quando escreveu esta carta é a menção dos crentes que faziam parte da casa de César.

¨Filipenses 4:22.

¨“Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César”.

¨2.3. Paulo faz menção dos crentes que faziam parte da casa de César, familiares principalmente, mas também empregados, escravos, soldados. Todos estes pertenciam a Casa de Cesar. Não sabemos precisar exatamente a quem Paulo se referia. Mas sabemos que eram crentes dentro da casa de Cesar.

¨2.4. Na primeira prisão Paulo nutria esperança de libertação. Filipenses 2:24.

¨“Mas confio no Senhor, que também eu mesmo em breve irei ter convosco”.

¨2.5. Em sua segunda prisão Paulo não tinha esperança de libertação. O quadro era outro.

¨II Timóteo 4:6.

¨“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo”.

¨Notas Gerais

¨1. A Igreja na cidade de Filipos encontra-se na Macedônia, Europa. O primeira igreja fundada na Europa e é resultado de uma visão.

¨Atos 16:9.

¨“E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentou um varão da Macedônia e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos!”

¨2. A história da fundação desta Igreja encontra-se em Atos 16:1-40.

¨3. A Carta aos Filipenses pode ser dividida assim:

¨3.1. A alegria de viver (capítulo 1).

¨Filipenses 1:21.

¨“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho”.

¨3.2. A alegria de servir (capítulo 2).

¨Filipenses 2:14.

¨“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”.

¨3.3. A alegria da comunhão (capítulo 3:1-4:9).

¨Filipenses 4:2.

¨“Rogo a Evódia e rogo a Síntique que sintam o mesmo no Senhor”.

¨3.4. A alegria da recompensa (capítulo 4:10-23).

¨Filipenses 4:19.

¨“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”.

¨4. A alegria (gozo) que encontramos no coração do apóstolo Paulo aqui é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22), não é fruto de circunstâncias favoráveis ou coisas materiais.

¨5. O exemplo de Jesus Cristo deve ser seguido (Filipenses 2:1-11).

¨5.1. Primeiro a humilhação (Filipenses 2:5-8).

¨5.2. Depois a exaltação (Filipenses 2:9-11).

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Reflexão

Uma breve introdução à Carta aos Filipenses

Pastor Washington Roberto Nascimento

A Carta aos Filipenses transborda de passagens frequentemente citadas: “Aquele que começou uma boa obra em vocês, a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Fp. 1: 6), “Viver é Cristo e morrer é lucro” (Fp. 1:21) e “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp.4:13) são apenas alguns exemplos. Mas, o texto bíblico que mais impressiona nesta carta é aquele que descreve Jesus Cristo como o Deus que se fez homem, e como homem se fez servo, e como servo, se humilhou, sofreu e tornou-se obediente até a morte de cruz. Servindo como o cerne do ensino de Paulo nesta carta para todos nós (Fp.2: 5-11).

A Carta aos crentes que viviam na cidade de Filipos foi escrita por Paulo quando estava preso (Fp. 1:7; 1:13-14; 4:22). Filipos é a primeira cidade na Europa a ter uma igreja cristã, produto dos esforços missionários do apóstolo Paulo em sua segunda viagem (At. 16).

Embora o apóstolo Paulo estivesse preso, a nota mais importante nesta carta é: alegria. Por quase vinte vezes nesses pequenos quatro capítulos, o apóstolo Paulo usa o verbo alegra-se ou o substantivo alegria.

Poderíamos esperar amargura, tristeza, depressão, mas não é isto o que temos. O que encontramos é alegria: Dou graças a Deus por tudo que me recordo de vós (Fp. 1:3). Alegro-me com todos vós (Fp. 2:17). Alegrai-vos no Senhor (Fp. 3:1). Meus amados irmãos e mui saudosos, minha alegria (Fp. 4:1).

Tudo indica que essa carta foi escrita para agradecer. O apóstolo Paulo expressa sua gratidão por aquela igreja que enviou para ele uma oferta através de Epafrodito.

O apóstolo escreve esta carta de gratidão e quem a leva para os filipenses é Epafrodito. Paulo descreve Epafrodito com palavras de grande apreço: irmão, companheiro no trabalho, companheiro nas lutas, o mensageiro e ministro enviado pela Igreja de Filipos para socorrê-lo em suas necessidades (Fp. 2:25).

No capítulo 2, do verso 5 ao verso 11, nós temos a principal mensagem, em síntese, a respeito da pessoa de nosso Senhor Jesus nos ensinos do apóstolo Paulo. Aqui, o apóstolo Paulo fala da encarnação, morte e ressurreição de Jesus de uma maneira suis generis. Belém e Jerusalém encontram-se neste texto poético e singular.

Paulo nos ensina nesta carta, que a despeito das circunstâncias mais adversas, como estar preso, como ele estava, podemos e devemos fazer grandes coisas para Cristo Jesus, para a Sua Igreja sem murmuração, queixas, pessimismos, amarguras. Alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos! Que exemplo! Um forte abraço.