Um Breve Estudo Na Carta de Tiago

Data publicação 23/05/2017

Esboço e Breve Reflexão

 

Pastor Washington Roberto Nascimento

A Importância das Obras

¨Tiago defende a importância das obras como fruto da fé.

¨Texto chave – Tiago 2:24.

¨“Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé”.

Abraão: Exemplo de Fé e de Obras

¨1. Paulo cita Abraão como exemplo de fé – Romanos 4:2-3.

¨“Porque se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus”.

¨“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”.

¨2. Tiago cita Abraão como exemplo de obras da fé – Tiago 2:21-22.

¨“Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?”

¨“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que pelas obras, a fé foi aperfeiçoada”.

¨3. Os princípios teológicos da salvação pela fé e da salvação pelas obras não são contraditórios, mas complementares.

¨4. São as duas faces de uma mesma moeda.

A Felicidade daquele que Pratica as boas obras

¨Tiago 1:25.

¨“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.

¨1. Vir à Igreja é importante.

¨2. Ouvir a Palavra é importante.

¨3. Ler a Palavra é importante.

¨4. Entender a Palavra é importante.

¨5. Mas tudo isto não tem valor caso você não pratique a Palavra.

Quando as obras da fé se revelam

¨1. Quando sofremos com paciência as tentações – Tiago 1:2-3.

¨“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações”.

¨“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência”.

¨2. Quando vivemos com sabedoria – Tiago 1:5.

¨“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

¨3. Quando sabemos falar e ouvir – Tiago 1:19.

¨“Sabeis isto, meus irmãos, mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.

¨4. Quando não discriminamos os outros.

¨Tiago 2:4-6.

¨“Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”

¨“Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”

¨“Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?”

¨5. Quando amamos ao próximo como a nós mesmos.

¨Tiago 2:8.

¨“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis”.

¨Quando a sabedoria não é do alto

¨Tiago 3:13-18.

¨“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”.

¨“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”.

¨“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”.

¨“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa”.

¨“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”.

¨“Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”.

¨Sabedoria que não é do alto.

¨1. Ela revela amargura.

¨2. Inveja.

¨3. Sentimento faccioso.

¨4. É terrena.

¨5. É animal.

¨6. É diabólica.

¨7. É perturbadora.

¨8. É perversa.

¨Sabedoria que é do alto.

¨1. Revela bom trato.

¨2. Obras em mansidão.

¨3. Pura – diferente de suja.

¨4. Pacífica.

¨5. Modera.

¨6. Tratável.

¨7. Cheia de misericórdia.

¨8. Cheia de bons frutos.

¨9. Sem parcialidade.

¨10. Sem hipocrisia.

¨11. Tem o fruto da justiça semeado na paz para os que exercitam a paz.

¨Autoria e Data

¨1. Autor desta epístola apresenta-se como Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo (Tiago 1:1).

¨2. De acordo com a tradição cristã este Tiago foi o irmão de Jesus (Marcos 6:3) e o moderador da assembléia que aconteceu em Jerusalém (Atos 15:4-13).

¨3. Esta carta foi, possivelmente, o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito, por volta de 45-50 A.D. (depois de Cristo).

¨4. O nome de Jesus Cristo só ocorre duas vezes (Tiago 1:1; 2:1). É muito pequena a ênfase a pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo, o que testemunha a favor da autoria de Tiago, irmão de Jesus e ainda muito preso ao judaísmo.

¨5. A palavra Igreja não ocorre, mas sim a palavra sinagoga como lugar de reunião do povo de Deus (Tiago 2:2), traduzida por “ajuntamento”.

¨Notas Gerais

¨1. Martinho Lutero, o pai da Reforma Protestante, que tem 31 de outubro de 1517 2. Os destinatários imediatos desta epístola de Tiago são”às doze tribos que andam dispersas” (Tiago 1:1). Eram judeus cristãos.

¨3. Tiago combate a fé espúria que não produz boas obras

¨como data de nascimento, considerava a carta de Tiago como uma epístola de palha por parecer contradizer o ensino de Romanos e Gálatas sobre a justificação exclusivamente pela fé e não pelas obras.

¨4. Há felicidade prometida para aquele que sofre a tentação, a suporta e a vence (Tiago 1:12).

¨5. A vida cristã precisa se revelar no cuidado no falar (Tiago 1:26). Como é importante dominar a língua, pensar antes de falar. A língua é capaz de destruir amizades, lares, igrejas e nações, e levado milhões à ruína e ao desespero.

¨ Pastor Washington Roberto Nascimento.

 

                   Uma breve introdução à Carta de Tiago

                    Pastor Washington Roberto Nascimento

A Carta de Tiago é reconhecida como uma das sete cartas universais ou gerais do Novo Testamento, as quais são: Tiago; I e II Pedro; I, II e III João; e Judas. Essas cartas têm esse nome porque foram escritas para cristãos, mas sem um destinatário específico mencionado no texto, como nas outras cartas no Novo Testamento. A designação, Cartas Universais ou Católicas, aparece já no segundo século depois de Cristo, na obra de um dos pais da Igreja de nome Apolônio, que escreveu combatendo o montanismo, uma heresia que tinha uma ênfase exagerada na volta de Jesus e nos dons do Espírito Santo, proibia o relacionamento sexual entre esposo e esposa, negava o perdão e a reconciliação com a Igreja de Cristo para pessoas que tinham cometido alguns pecados, e exigia uma dieta rigorosa dos crentes. Outros pais da Igreja como Orígenes de Alexandria, de 185 a 254 depois de Cristo, e Eusébio de Cesareia, de 265 a 339 depois de Cristo, também usaram a expressão cartas gerais ou universais.

Há várias pessoas com o nome de Tiago na Bíblia, pelo menos 6:

1º - Tiago, o menor, isto é, o mais baixo em termos de estatura física, ou o mais jovem - μικρός (esta palavra grega no texto dá possibilidade para todas essas traduções), filho de Maria, e irmão de José (Mc. 15:40);

2º - Tiago, o irmão de Judas (Jd. 1:1 – este Tiago é considerado pela tradição cristã como irmão de Jesus, ele e Judas são considerados irmãos de Jesus);

3º - Tiago, apóstolo, que era filho de Alfeu (Mt. 10:1-4; Mc. 3:13-19; Lc. 6:12-16; At. 1:12-14);

4º - Tiago, o pai de Judas, mas este Judas não foi o que traiu a Jesus (Lc. 6:16);

5º - Tiago, irmão de João, ambos filhos de Zebedeu, ambos apóstolos (Mt. 4:21; Lc. 6:14). Este último Tiago, irmão de João, sofreu martírio, por causa da perseguição contra a Igreja de Cristo, de acordo com Atos 12:1-2;

6º - Tiago, o irmão de Jesus (Mt. 13:55), este Tiago, depois de sua conversão, se tornou líder na Igreja em Jerusalém (I Co. 15:7; At. 12:17; 15:3-21; 21:18; Gl. 2:9-12). O escritor desta Carta é Tiago, o irmão de nosso Senhor Jesus Cristo.

No Novo Testamento Grego, o nome do escritor desta Carta é Ἰάκωβος. Este é um nome judaico muito comum naqueles dias e até hoje entre os judeus. Esse é o nome de Jacó, filho de Isaque e Rebeca (Gn. 25), que é citado várias vezes no Novo Testamento (Mt. 8:11; 22:32; Lc. 1:33; At. 3:13; Rm. 9:13; 11:26;  Hb. 11:9).

Porém, a tradução é sempre: Jacó, quando se trata do patriarca do Antigo Testamento; mas sempre Tiago, quando não se trata do patriarca do Antigo Testamento, embora seja a mesma palavra. O certo seria traduzir tudo por: Jacó, pois, certamente, para a Igreja primitiva não havia dois nomes diferentes. As pessoas eram diferentes, mas os seus nomes eram um só.

Esta Carta de Tiago foi escrita as doze tribos que se encontram na dispersão, ou diáspora (Tg. 1:2). É claro que não podemos interpretar este texto literalmente. No tempo do Novo Testamento não havia mais 12 tribos. Havia apenas o remanescente da tribo de Judá e da tripo de Levi.

Esta Carta de Tiago foi, possivelmente, o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito. Esta Carta não é uma obra doutrinária, mas um livro com conselhos gerais para os crentes e de encorajamento, pois no primeiro século os cristãos sofreram perseguição de toda sorte.

Esta Carta de Tiago também lembra o livro de Provérbios no Antigo Testamento. Fala sobre a importância da sabedoria e a importância da fé e das obras. A palavra: obras, aqui, precisa ser compreendida como frutos, uma vida que revele a fé. O escritor apela aos crentes para que sejam não apenas ouvintes da Palavra, mas praticantes; não apenas religiosos, mas crentes, seguidores de Jesus.

A importância deste livro encontra-se na variedade de assuntos relevantes que ele trata, independente do tempo e lugar – por exemplo: provas e tentações; saber ouvir e falar; como controlar a língua e a ira; parcialidade e imparcialidade; o problema do mundanismo, da pobreza e do sofrimento; o perigo de julgar os outros; o desafio da intimidade com Deus, da paciência e da responsabilidade cristã. Que Deus fale ao seu coração e ao meu, ao longo da leitura desta Carta de Tiago. Um forte abraço.