Um Breve Estudo Na Primeira Carta a Timóteo

Data publicação 18/05/2017

 

Esboço e Reflexão

Pastor Washington Roberto Nascimento

Tema

¨1. O assunto central desta carta é: Conselhos pastorais.

¨2. Paulo, o escritor, está aconselhando o seu filho na fé, Timóteo (I Tim. 1:2), que era um pastor também.

¨3. Vamos destacar alguns conselhos de Paulo a Timóteo, certamente eles são úteis até hoje, não apenas para pastores, mas para todos os crentes.

¨4. Há vários conselhos em cada capítulo, mas vamos destacar apenas um por capítulo.

Advertência contra falsas doutrinas – Capítulo 1.

¨I Timóteo 1:3-7.

¨“Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”.

¨“Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora”.

¨“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida”.

¨“Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas”.

¨“Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam”.

¨A ortodoxia, a doutrina correta, era uma preocupação constante do apóstolo Paulo “Advertir os que ensinam outra doutrina”.

¨Mas Paulo também se preocupava com a ética cristã: “O fim do mandamento é o amor”.

¨A doutrina correta e a ética cristã precisam andar de mãos dadas.

¨ 

Instruções para a Igreja – A importância da oração e louvor a Deus -  Capítulo 2

¨I Timóteo 2:1.

¨“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações (pedidos insistentes, súplicas), orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens”.

¨Há duas coisas que as Igrejas de Deus precisam fazer mais: Orar e Louvar.

¨Os exemplos de oração e louvor na Bíblia são inúmeros. Vale apena estuda-los.

Os Pastores e os Diáconos – Capítulo 3.

¨1. Sobre os pastores – I Timóteo 3:1.

¨“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”.

¨“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”.

¨“Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento”.

¨“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia”.

¨“Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”

¨“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”.

¨“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo”.

¨2. Sobre os diáconos – I Timóteo 3:8-13.

¨“Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância”

¨“Guardando o mistério da fé numa consciência pura”.

¨“E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis”.

¨“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”.

¨“Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas”.

¨“Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.

¨3. Tanto as características para pastores quanto para diáconos são ideias a serem perseguidos ao longo da vida, sabendo da impossibilidade de alcançá-los plenamente.

¨Sem a graça de Deus não teríamos pastores nem diáconos. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.

¨ 

A Apostasia – Capítulo 4.

¨“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.

A palavra apostasia - ἀποστασία - tem a ideia de desertar, abandonar, rebelar contra Deus, Sua Palavra e Sua Casa. Ao longo da História da Igreja nós temos visto apostasia, mas a Bíblia diz que nos últimos dias, isto é, prestes a volta de Jesus, a apostasia seria notória e de proporções estarrecedoras inclusive com a manifestação do homem do pecado (II Tessalonicenses 2:3). Eu me pergunto se porventura já não estamos vivendo este momento.

Como Tratar as Pessoas – Capítulo 5.

¨I Timóteo 5:1-2.

¨“Não repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos”

¨“Às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza”.

¨Este texto fala de um tipo especial de inteligência. Vejamos, a seguir, um pouco sobre este tema.

Três Tipos de Conhecimento

¨1. Conhecimento intelectual – QI – Quociente de inteligência ou intelectual, nível de inteligência que uma pessoa tem.

¨2. Conhecimento emocional – Inteligência emocional.

¨3. Conhecimento relacional – Capacidade de estabelecer relacionamentos, criar e manter.

¨4. O texto bíblico em I Timóteo 5 fala deste conhecimento relacional que falta não apenas no trabalho, mas nos lares e nas Igrejas também.

Patrão e Empregado – Capítulo 6.

¨I Timóteo 6:10.

¨“O amor ao dinheiro é a raiz de toda sorte de males, e nesta cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.

¨O patrão sempre acha que paga muito.

¨O empregado sempre acha que recebe pouco.

¨Parece que no fundo o problema é o mesmo: dinheiro.

Autoria e Data

¨1. Esta carta foi escrita depois da primeira prisão e antes da segunda e última prisão de Paulo, por volta do ano 65 AD.

¨2. Com base em I Timóteo 1:1 e 6:20, Paulo, o apóstolo foi o autor desta carta a qual foi escrita para Timóteo.

¨I Timóteo 1:1-2.

¨“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa”.

¨“A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor”.

¨I Timóteo 6:20.

¨“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”.

Notas Gerais

¨1. Paulo encontrou Timóteo em sua segunda viagem missionária, quando chegou a cidade de Listra (Atos 16:1-3).

¨2. Como entender o que Paulo fala sobre a mulher em I Timóteo 2:9-15? Sua visão sobre a mulher aqui, encontra-se também em I Coríntios 14:34-35.

¨2.1. Isto só faz sentido à luz de seu tempo e da cultura daquele tempo.

¨2.2. Paulo segue Aristóteles ao invés de Sócrates e Platão em sua visão da mulher.

¨2.3. Para Aristóteles a mulher era um homem incompleto, um ser inferior ao homem.

¨2.4. Para Platão a mulher era tão importante e capaz quanto o homem. É uma mulher que abre as portas da filosofia para Sócrates no diálogo de Platão: O Banquete. Para ele um Estado (País) que não forma, educa, instrui as mulheres é como um homem que treina apenas um de seus braços.

¨2.4. Infelizmente esta ideia negativa da mulher predomina no mundo até hoje.

¨2.5. Precisamos fazer com este texto de Paulo e outros semelhantes a estes, aquilo que Jesus fez com os textos do Antigo Testamento: Reinterpretá-los, dando-lhes um sentido novo: “Ouvistes o que foi dito, eu, porém, vos digo”.

¨I Timóteo 2:9-15

¨Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos”

¨ Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”

¨“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição”.

¨Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”.

¨“Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva”.

¨“E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.

¨Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”.

¨3. Paulo escreveu três cartas conhecidas como epístolas pastorais. I Timóteo é uma delas, as outras são: II Timóteo e Tito.

¨4. Timóteo não tinha boa saúde – I Timóteo 5:23.

¨“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.”

¨5. Tudo indica que Timóteo era de fato muito jovem, e corria o risco de ser desprezado pelos mais velhos por causa disto – I Timóteo 4:12.

¨“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.

¨6. Um das confissões mais lindas de Paulo encontra-se em I Timóteo 1:15.

¨“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

¨O que acontece quando temos consciência de que somos o pior dos pecadores?

¨1. Nós nos tornamos humildes ao invés de orgulhos, vaidosos e presunçosos.

¨2. Nós nos tornamos gratos a Deus por seu amor e perdão.

¨3. Nós nos tornamos misericordiosos com os outros que erram, pois sabemos que somos piores que eles.

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Uma breve reflexão na Primeira Carta a Timóteo

Pastor Washington Roberto Nascimento

O apóstolo Paulo escreveu 13 cartas no Novo Testamento. 9 cartas foram escritas às Igrejas e 4 cartas foram escritas para os seus amigos, que com ele trabalhavam em favor do Reino de Deus. Dessas, 2 cartas foram escritas para Timóteo; 1 carta foi escrita para Tito; e, uma carta foi escrita para Filemom.  As cartas a Timóteo e a Tito são conhecidas como epístolas pastorais. Trata-se de um pastor experiente, Paulo, escrevendo para um jovem pastor, Timóteo.

Timóteo foi um dos primeiros crentes e discípulos que o apóstolo Paulo ganhou para Cristo. Timóteo foi mencionado pela primeira vez em Atos 16: 1, quando Paulo foi a Listra, na Ásia Menor, "onde morava um discípulo chamado Timóteo, cuja mãe era judia e crente, mas cujo pai era grego". Timóteo foi uma pessoa de destaque entre os cooperadores de Paulo. Ele é mencionado em nove das Cartas de Paulo! Timóteo acompanhou Paulo em sua segunda e terceira viagens missionárias à Europa. Timóteo acabou servindo como administrador da Igreja de Éfeso.

A Primeira Carta a Timóteo foi escrita da Macedônia. Timóteo, neste tempo, deveria estar em Éfeso. Essa Carta tem várias instruções para bispos (3: 1-7) e diáconos (3: 8-14; 5: 17-23). Paulo cumprimenta Timóteo afetuosamente, chamando-o de filho.

Timóteo era um jovem crente exemplar de quem todos falavam bem (At. 16:2). Sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram exemplos de fé sincera (II Tm. 1:5).

Paulo escreveu esta carta a Timóteo para que ele continuasse servindo a Deus na Igreja em Éfeso, para que ele não saísse de Éfeso. A Igreja precisava dele. Hoje, a antiga cidade de Éfeso encontra-se na Turquia.

Esta é uma carta cheia conselhos práticos. O propósito do escritor é a eficácia e a eficiência no ministério cristão.  Fazer coisas certas de maneira certa.

No capítulo primeiro podemos destacar a necessidade da sã doutrina na vida do ministro de Deus e dos crentes em geral. O apóstolo Paulo disse: “Algumas pessoas da Igreja se perderam em discussões inúteis, querem ser mestres da Palavra de Deus, mas não entendem nem aquilo que falam” (I Tm. 1:6-7).

No capítulo dois, vale a pena destacar o ensino sobre a oração. Paulo começa o capítulo dizendo: “Em primeiro lugar peço que sejam feitas orações e pedidos e suplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas” (I Tm. 2:1).  Que ensino maravilhoso sobre a oração! A orações podem e devem ter as seguintes marcas: 1ª – As orações são pedidos; 2ª – As orações são súplicas; 3ª – As orações são ações de graça – palavras de gratidão, de agradecimento, de louvor a Deus; 4ª – As orações precisam ser feitas a Deus; 5ª – As orações precisam ser feitas por todas as pessoas.

No terceiro capítulo, o apóstolo Paulo fala sobre as qualificações desejáveis para pastores e diáconos.

Nos capítulos 4, 5 e 6, o apóstolo Paulos trata dos deveres e responsabilidades de todos os crentes em Cristo Jesus. Vamos destacar alguns desses ensinos nesses três capítulos finais. No capítulo 4:14, Paulo disse: “Não se descuide do dom, isto é, da capacitação que você recebeu de Deus”.  No capítulo 5:1-3, Paulo disse: Trate os homens mais velhos como pais; as mulheres mais velhas como mães; as jovens como irmãs. Trate a todos com pureza”. No último capítulo, o apóstolo Paulo escreveu: “Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros. Corra a boa corrida da fé” (I Tm. 6:11-12).

O apóstolo Paulo fala da ameaça dos falsos mestres e ensinos e do risco da apostasia. É um grito de alerta sobre o risco que corremos de nos transformarmos em crentes doentes espiritualmente, anêmicos, surdos, cegos, paralíticos. Igreja de um país de cristianismo de fachada, um país de igrejas como a de Éfeso onde Timóteo, e os apóstolos Paulo e João trabalharam, mas que a despeito disso, a igreja abandonou o primeiro amor de acordo com as palavras de Jesus em Apocalipse 2:4. Que Deus nos ajude a ouvir e a viver os conselhos de Paulo. Um forte abraço.

¨