Um Breve Estudo Na Primeira Carta aos Tessalonicenses

Data publicação 16/05/2017

 

Esboço e breve reflexão

Pastor Washington Roberto Nascimento

Tema

¨O tema principal desta carta é a volta de Jesus. Vejamos os textos bíblicos que tratam deste tão importante assunto.

I Tessalonicenses 1:10

¨“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”.

¨A volta de Jesus revelará a ira futura, a qual diz respeito ao julgamento de Deus contra aqueles que rejeitaram o seu amor, dizendo-se sábios fizeram-se loucos.

I Tessalonicenses 2:19-20

¨“Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?”

¨“Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo”.

¨Na volta de Jesus  os nossos frutos serão revelados.

I Tessalonicenses 3:13.

¨“Para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de  nosso deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”.

¨A vinda de Jesus é razão para uma vida de santidade.

I Tessalonicenses 4:16-18

¨“Porque o nosso Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.

¨“Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

¨“Portanto,  consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

I Tessalonicenses 5:23

¨“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

¨A volta de Jesus e a santificação estão relacionadas.

¨A santificação deve ser total.

¨A santificação é obra de Deus.

Autoria e Data

¨De acordo com I Tessalonicenses 1:1  o autor desta carta é Paulo.

¨“Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, remida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vós, graça e paz”.

¨Esta carta foi escrita no início dos anos 50 do primeiro século, cerca de 52 AD.

Notas Gerais

¨O apóstolo lembrava desta Igreja com gratidão e alegria – I Tessalonicenses 1:2.

¨“Não cessamos de dar graças a Deus por todos vós e de lembrar-vos em nossas orações.

Como pregar o evangelho

¨I Tessalonicenses 1:5.

¨“Porque o nosso Evangelho não vos foi pregado somente por palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação .

¨1. Pregar com Palavras – Mas as palavras de Deus – e não apenas palavras humanas - Romanos 10:17.

¨“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

¨2. Pregar com Poder – mas o Poder de Deus – O Poder do Evangelho, da Boa Nova – Romanos 1:16.

¨“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.

¨3. Pregar com o Espírito Santo.

¨Pregar não apenas com o espírito humano, mas com o Espírito de Deus que desceu sobre a Igreja Primitiva (Atos 2:4).

¨“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

¨4. Pregar com convicção.

¨Os atores convencem quando falam nas novelas e nos filmes, embora seja tudo mentira, por que eles falam com convicção, como se verdade fosse.

¨Nós não convencemos embora falemos a verdade, porque nos falta falar com plena convicção. 

A Razão de Paulo ter escrito esta carta

¨Tessalonicenses 3:6.

¨“Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor e como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando sempre ver-nos, como nós também a vós”.

Admoestação Sétupla e Intensa

¨I Tessalonicenses 5:16-22

¨1ª - Regozijai-vos sempre (v. 16).

¨2ª - Orai sem cessar (v. 17).

¨3ª - Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus  em Cristo Jesus para convosco (v. 18).

¨4ª - Não extingais o Espírito Santo (v. 19).

¨5ª - Não desprezeis as profecias (v. 20).

¨6ª - Examinai tudo. Retende o bem (v. 21).

¨7ª - Abstende-vos de toda a aparência do mal (v. 22).

Como o Crente deve Viver

¨1. Viva como se Jesus Cristo tivesse morrido ontem

¨2. Viva como se Jesus Cristo tivesse ressuscitado hoje.

¨3. Viva como se Jesus Cristo fosse voltar amanhã.

 

Uma breve reflexão na Primeira Carta aos Tessalonicenses

Pastor Washington Roberto Nascimento.

Pouco tempo depois que Paulo fundou a igreja em Tessalônica, em sua segunda viagem missionária, ele escreveu esta primeira carta aos crentes que lá ficaram. Em Atos, Lucas registrou que Paulo pregou por um curto período naquela cidade que até hoje existe na Grécia (Atos 17:1-14).

O ministério de Paulo em Tessalônica alcançou não só os judeus, mas também os gentios. Muitos gentios na igreja haviam saído da idolatria (1 Tessalonicenses 1: 9).

Paulo sentiu a necessidade de receber um relatório da igreja recém-nascida em Tessalônica, então ele enviou Timóteo aquela Igreja para servir e ministrar aos novos crentes ali. Paulo queria verificar o estado da fé dos tessalonicenses, por medo de que falsos mestres pudessem se infiltrar entre os crentes que ali estavam. Timóteo logo voltou com um bom relatório, levando Paulo a escrever sua primeira carta aos Tessalonicenses. Assim sendo, esta é uma carta de encorajamento aos novos crentes.

Esta Primeira Carta aos Tessalonicenses fornece aos cristãos a passagem bíblica mais clara sobre o arrebatamento dos crentes. No arrebatamento, Cristo retornará para o Seu povo. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, enquanto os que ainda estão vivos o seguirão. Todos os crentes encontrarão Jesus no ar para começar uma eternidade com o Senhor (1 Tessalonicenses 4: 16-18).

Nesta carta aprendemos que qualquer crescimento espiritual pode e deve ser motivado pela esperança da volta de Jesus Cristo. Nosso trabalho no reino de Deus, na Igreja, nossa vida de santidade, tudo isso tem sua motivação na esperança da ressurreição, da vitória sobre a morte, e na esperança da volta de Jesus. Esta carta é sobre tudo isso.

Você já se sentiu como se sua fé cristã tivesse envelhecido, que você está murchando na videira, quando deveria, na verdade, crescer, florescer no serviço do Reino de Jesus Cristo? A primeira carta de Paulo aos tessalonicenses é o remédio perfeito para esse sentimento. Seu foco no retorno de Cristo fornece água para a alma sedenta, encorajando para o crescimento na maturidade, fornecendo esperança em meio ao sofrimento ou incerteza.

A instrução prática e específica de Paulo para este processo de santificação pode ser aplicada diretamente às nossas circunstâncias atuais. Ao nos apegarmos à nossa esperança em Cristo, podemos ver vários resultados claros em nossas vidas: evitar a imoralidade, recusar a defraudar os outros, valorizar os que servem a Igreja de Cristo, pagar o mal com o bem, alegrar-se sempre, orar sem cessar, e dar graças em todas as coisas (1 Tessalonicenses 4: 3-7; 5: 12-23). Esta lista, é claro, não é exaustiva, mas é um bom exemplo dos ensinos extraordinários desta Primeira Carta aos Tessalonicenses. Que Deus te abençoe grandemente! Um forte abraço.

 

 

¨