Esboço e Breve Reflexão na Segunda Carta do Apóstolo Pedro
Pastor Washington Roberto Nascimento
O Tema
¨1. O sofrimento da Igreja Primitiva vinha de fora e de dentro.
¨2. A Igreja sofria por causa da perseguição do Império Romano e do judaísmo.
¨3. A Igreja sofria por causa das heresias que surgiam em seu seio.
¨4. Semelhante a Primeira Carta do Apóstolo Pedro, esta Segunda Carta foi escrita para confortar a Igreja que vivia sob grande perseguição e sofrimento e para combater as heresias.
¨5. Vejamos alguns textos desta II Carta de Pedro que falam do sofrimento e das heresias que Pedro procurou combater falando repetidas vezes da importância do conhecimento.
I Pedro 1:14-15 – Sofrimento e morte
¨“Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado”.
¨“Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas”.
¨1. Pedro enfrentou a morte e o martírio com dignidade.
¨2. Ele tinha consciência de sua breve partida desta terra.
¨3. Ele, com tal postura, se constituiu em um exemplo para todos os cristãos.
I Pedro 1:2-5 – O Conhecimento é o remédio contra a heresia
¨“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor”.
¨“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”.
¨“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
¨“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência (conhecimento)”.
¨1. Sem conhecimento somos destruídos facilmente (Oséias 4:6).
¨“O meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento”.
¨2. Sem conhecimento somos enganados facilmente.
¨3. Os governantes querem dar ao povo pão e circo, mas não querem dar conhecimento. Panen et circenen para diminuir a insatisfação popular.
II Pedro 2:1-22 – O ataque dos hereges
Neste momento pegue a sua Bíblia para acompanhar os assuntos sugeridos abaixo de acordo com os textos bíblicos indicados.
¨1. As heresias são introduzidas por falsos profetas e doutores (v.1).
¨2. A heresia nega a Jesus (v.1).
¨3. A heresia blasfema do caminho da verdade (v.2). Blasfemar é falar que algo divino é demoníaco. O Caminho da Verdade é Jesus (João 14:6).
¨4. Os hereges são dissolutos, isto é, corruptos, devassos (v. 2).
¨5. Os hereges são avarentos (v.3), têm paixão pelo dinheiro.
¨6. Os hereges são condenados pelo Senhor (v. 4-13).
¨7. Os hereges já tiveram conhecimento do Senhor mas o desprezaram (v. 20-22).
II Pedro 3:1. Palavra de ânimo
¨A falta de ânimo pode levar a depressão.
¨Uma pessoa deprimida é presa fácil do diabo.
¨“Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero”.
II Pedro 3:2-17 – Palavra sobre os hereges
¨A heresia é um câncer que surge dentro do corpo de Cristo.
¨O herege é um inimigo dentro da Igreja.
¨“Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador”.
¨“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências”.
¨“E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.
¨“Eles voluntariamente ignoram isto, (ignorar voluntariamente é rejeitar o conhecimento com propósitos malignos) que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.
¨“Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio”.
¨“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios”.
¨“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”.
¨“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.
¨“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.
¨“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade”.
¨“Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”
¨“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”.
¨“Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz”.
¨E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada”.
¨“Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”.
¨“Vós, portanto, amados, sabendo (conhecendo) isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza”.
II Pedro 3:18 – A Importância de crescer no conhecimento
¨Quando alguém não cresce algo está errado.
¨“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.
¨1. Nunca sabemos tudo.
¨2. Oseias 6:3.
¨“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.
¨3. Para conhecer é preciso:
¨3.1. Saber ler.
¨3.2. Saber pensar.
¨3.3. saber orar.1. Nunca sabemos tudo.
¨2. Oseias 6:3.
¨“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.
¨3. Para conhecer é preciso:
¨3.1. Saber ler.
¨3.2. Saber pensar.
3.3. Saber orar.
Notas Gerais
¨1. Esta II Carta de Pedro pode ser dividida em três partes:
¨1.1. Capítulo Um – A Corrupção da Moral.
¨1.2. Capítulo Dois – A Corrupção da Doutrina.
¨1.3. Capítulo Três – A Vitória sobre a Corrupção.
¨2. A Inspiração das Escrituras encontra-se afirmada aqui – II Pedro 1:20-21.
¨“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.
¨“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.
¨3. O autor desta carta foi Pedro (II Pedro 1:1).
¨3.1. Ele se apresenta com o velho e o novo nome: Simão Pedro.
¨3.2. Ele se apresenta como servo e apóstolo.
¨3.3. Ele se apresenta como alguém que alcançou com outros a fé.
¨4. Esta carta foi escrita pouco antes da morte de Pedro, o que aconteceu no ano 68 AD.
Pastor Washington Robeto Nascimento.
Uma breve reflexão na Segunda Carta do Apóstolo Pedro
Pastor Washington Roberto Nascimento
A segunda Carta de Pedro contém várias recomendações para os cristãos. Pedro exorta seus leitores a fazerem todos os esforços para crescerem na fé, para lembrarem das promessas de Deus no Antigo Testamento, e das palavras de Jesus Cristo e de seus apóstolos. A Igreja precisava tomar cuidado com aqueles que desprezavam os ensinos de Jesus e de seus apóstolos.
Pedro sabia que o tempo de sua morte se aproximava (II Pd. 1:15). Mas havia muitas coisas que a igreja precisava saber e lembrar! Os falsos mestres estavam por toda parte, causando divisões no corpo de Cristo (II Pd. 2: 1-3). As pessoas zombavam da promessa da volta de Cristo (II Pd. 3: 4). Havia quem distorcia o Antigo Testamento, e até as cartas de Paulo (II Pd. 3:16).
A igreja precisava se lembrar das Escrituras: as palavras dos profetas do Antigo Testamento e as palavras de Jesus que os apóstolos transmitiram. Pedro é uma autoridade indiscutível na igreja, por isso, antes de sua morte, ele escreveu mais uma carta.
Nesta Segunda Carta de Pedro, o apóstolo de Cristo, exorta os cristãos a viverem uma vida firme na fé ao invés de uma de uma vida instável (II Pd. 1:10).
O apóstolo Pedro ensina que a Bíblia não vem da vontade dos homens, mas de Deus e por isso ela permaneceria para sempre (II Pd. 1:20-21).
Talvez o aspecto mais interessante desta Segunda Carta de Pedro seja sua ênfase nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Pedro acredita firmemente que os livros na Bíblia que temos hoje são verdadeiros.
Pedro foi uma testemunha ocular da majestade de Jesus quando Ele foi transfigurado e, portanto, ele não está apenas seguindo uma história inventada de Jesus. Ele estava lá. Ele ouviu a voz de Deus afirmando que Jesus era o Seu Filho. Portanto, o ministério de Jesus dá validade aos livros do Antigo Testamento e aos livros do Novo Testamento. Todos esses escritores não inventaram coisas. Eles foram “movidos pelo Espírito Santo” quando falaram por Deus (II Pe 1:21).
Pedro tem os ensinamentos dos apóstolos em alta consideração - no nível dos profetas do Antigo Testamento (II Pe 3: 2). Os apóstolos incluíam Tiago, Mateus, João, ele mesmo, Pedro e até o apóstolo Paulo (II Pe 3: 15-16).
Pedro havia dito em uma carta anterior que “a palavra do Senhor dura para sempre” (I Pd. 1:25). Pedro e os apóstolos morreriam, mas Pedro acreditava que as Escrituras permaneceriam para sempre. Que nossa vida, que nossa Igreja, seja sempre centrada na Palavra de Deus. O importante não é o que eu gostaria de ouvir, mas o que Deus diz em Sua Palavra. Um forte abraço.