Esboço e Breve reflexão
Tema
1. O tema do segundo livro do Novo Testamento é: Jesus - O Servo do Senhor.
2. Nenhuma genealogia é apresentada. Quem tem interesse em saber da árvore genealógica de um escravo?
3. Não há destaque para o cumprimento de profecias ou da Lei, pois ele está contando a história de um servo para os romanos que não estavam interessados nestas coisas.
Autoria e data
1. O autor deste livro é João Marcos. Ele foi o primeiro Evangelho a ser escrito, antes dos anos 60 A.D.
2. Ele, João Marcos, era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4:10).
“Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, Marcos, o sobrinho de Barnabé”.
3. Ele era filho espiritual do apóstolo Pedro (I Pedro 5:13).
“A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos”.
4. Baseados em Atos 12:12-14 podemos dizer que:
5. O nome de sua mãe era Maria.
6. A Igreja Primitiva se reunia em sua casa.
7. Sua casa era grande visto que muita gente podia se reunir em sua casa.
8. O Apóstolo Pedro frequentava com assiduidade a casa de João Marcos, pois a moça que trabalhava naquela casa reconhecia a Pedro pela voz.
Atos 12:12-14.
“E considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam”.
“E batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar”.
“E reconhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta”.
9. O escritor do segundo livro do Novo Testamento participou de uma viagem missionária, mas no meio do caminho desistiu (Atos Atos 13:13).
“E partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles voltou para Jerusalém”.
10. O escritor de nosso livro foi motivo de uma briga e da separação entre Paulo de Barnabé (Atos 15:36-39).
“Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos, por todas as cidades em que já anunciamos a Palavra do Senhor, para ver como estão”.
“E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos”.
“Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles, e não os acompanhou naquela obra”.
“E tal contenda houve entre eles que se apartaram um do outro. Barnabé, tomando consigo Marcos, navegou para Chipre”.
¨Notas Gerais
1. O menor dos quatro Evangelistas é Marcos.
2. O texto chave de Marcos 10:42-45.
“Mas Jesus chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas”.
“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal”.
“E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será o servo de todos”.
“Porque o filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
3. Quem serve tem autoridade.
4. Quem serve é útil.
5. Servir a Deus servindo aos outros:
5.1. Em casa.
5.2. Na Igreja.
5.3. No trabalho.
5.4. Na escola.
6. Muitos comentaristas afirmam que o jovem que seguia a Jesus e fugiu nu, em face da ameaça de ser preso, era Marcos. Marcos 14:51-52.
“E um jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu, e lançaram-lhe as mãos. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu”.
7. Este registro acima teria sido uma experiência vivida pelo autor deste livro e aqui registrada porque:
7.1. Sua omissão não traria prejuízo para a narrativa.
7.2. Seu registro não esclarece coisa alguma no contexto da obra.
8. Por dezenas de vezes as palavras: “Logo” e “Imediatamente”, ocorrem neste livro dando a ideia de ação, urgência, rapidez.
9. Marcos 1:1, parece ser o título deste livro: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.
9.1. A palavra evangelho merece destaque aqui. As boas novas de Jesus.
9.2. O evangelho é de Jesus, porque pertence em primeiro lugar a ele.
9.3. O evangelho vem de Jesus, porque é ele quem traz.
10. Os milagres apresentados aqui estão sempre ligados a uma necessidade humana e não para exibicionismo.
11. O serviço que prestamos a Deus e aos homens, pelo poder do Espírito Santo, nunca deve ser para nos exibir.
12. Não há como negar que a revelação de Jesus, o Messias, como o Servo sofredor, foi a principal causa de sua rejeição pela nação de Israel e ainda hoje pelo mundo todo.
13. Marcos 14:27.
“Disse-lhes, então, Jesus: Todos vós vos escandalizareis; porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão”.
14.
Pastor Washington Roberto Nascimento.
Uma breve introdução ao Evangelho de Marcos
Pastor Washington Roberto Nascimento
O Evangelho de Marcos é o segundo livro do Novo Testamento, mas foi o primeiro Evangelho a ser escrito entre os 4 existentes. João Marcos é o nome de seu autor. O nome: João fala de sua origem judaica e nome: Marcos é um nome gentio, Romano.
Ele foi filho na fé do apóstolo Pedro (I Pd. 5:13); sobrinho de Barnabé (Cl. 4:10). A palavra grega usada pelo apóstolo Paulo para falar de Marcos como o sobrinho de Barnabé é ἀνεψιός, (anepsiós) a mesma do texto da LXX, de Números 36:11 - ἀνεψιοῖς (anepsiois) – onde o sentido é exatamente este: sobrinho. Na LXX, no texto de Números 36:11, a palavra está no plural. Certamente Paulo conhecia o texto da Tora em Grego. Esta palavra foi usada posteriormente como primo.
João Marcos foi companheiro da Primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé (At. 13:1-5). Algo aconteceu nessa viagem, e João Marcos acabou voltando para casa e deixando Paulo e Barnabé (At. 13:13).
Na segunda viagem Missionária (At. 15:36-41), Barnabé queria levar João Marcos, mas Paulo foi contra a participação de João Marcos. A Bíblia diz que houve uma desavença entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos. Paulo fez sua viagem com Silas, e Barnabé fez sua viagem missionária com João Marcos.
A opinião de Paulo sobre João Marcos mudou para melhor. Pois, em sua II Carta a Timóteo, a última a ser escrita por ele, há uma nota toda especial a respeito de Marcos. Paulo disse o seguinte para Timóteo: Quando você vier me visitar na prisão, traga Marcos, pois ele me é muito útil para o ministério (II Tm. 4:11).
Na casa de João Marcos, em Jerusalém, funcionava a Igreja Primitiva. O nome de sua mãe era Maria. Ali, o povo do Senhor se reunia para o culto a Deus (At. 12:12).
O Evangelho de Marcos é um registro extraordinário da pessoa de Jesus. Crê-se que ele, João Marcos, teve como uma das fontes principais para escrever este evangelho, as lembranças do Apóstolo Pedro que acompanhou a Jesus desde o início e foi o pai na fé de João Marcos. Além disso, Pedro frequentava a casa de Marcos em Jerusalém.
João Marcos escreveu para os romanos. Ele apresenta Jesus como o servo do Senhor. Em seu livro nós não encontramos genealogia como em Mateus e Lucas. Os romanos não estavam interessados nessas coisas.
No Evangelho de Marcos, o advérbio grego - εὐθὺς (euthús) – traduzido por: imediatamente, logo, aparece 87 vezes em todo o Novo Testamento, de acordo com Strong´s Lexicon, e 42 vezes só em Marcos Isso para mostrar como o Servo do Senhor agia de forma incansável, dinâmica, operando a salvação, as curas, as libertações de todos os oprimidos. No Evangelho de Matheus esse advérbio só aparece 15 vezes; em Lucas, apenas 8 vezes, e em João, apenas 4 vezes.
O Evangelho de Marco apresenta um texto dinâmico. A conjunção καί no Evangelho de Marcos indica a sucessão de eventos em um ritmo acelerado. Ela ocorre 1095 vezes no Evangelho de Marcos, mais do que em qualquer outro livro do Novo Testamento em termos proporcionais. Na verdade, o grego de Marcos é caracterizado pelo uso de conjunções. Há treze capítulos no Evangelho de Marcos começando com a conjunção aditiva: “e” - καί (Mc. 2; 3; 4; 5; 6; 7; 9; 10; 11; 12; 13; 15; 16).
Que livro extraordinário o Evangelho de Marcos! Ele começa com um testemunho extraordinário de seu escritor. Suas palavras iniciais são: Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Evangelho significa: Boa notícia. João Marcos quis compartilhar com seus leitores que Jesus é o Cristo, o ungido de Deus, isto é, aquele que foi revestido por Deus, de poder para salvar as pessoas de seus pecados. Ele, Jesus, é o próprio Filho de Deus, e por isso podemos ver nele a glória de Deus, a força, o amor de Deus.
Que você possa não apenas ouvir esse Evangelho, mas crer nele, no Evangelho, em Jesus, como Seu Salvador.
Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento