Esboço e Breve Reflexão no Livro do Profeta Ageu
Pastor Washington Roberto Nascimento
Título
1. O título deste livro é de seu autor, de acordo com o primeiro versículo, em todos os idiomas:
“No ano segundo do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote”.
Na Bíblia Hebraica o título é: - חַגַּי - (lê-se: ragay) - significa: “Festa do Senhor”.
Na Bíblia Septuaginta, isto é, em Grego, que foi a primeira tradução do Hebraico, por volta do ano 300 a.C., o nome deste livro é: Ἁγγαῖος – (lê-se: ragaios).
Na Vulgata de Jerônimo, isto é, em Latim, que foi uma tradução concluída por volta ano 405 d.C., o nome é: Aggaeus.
O título em Português segue as Bíblias acima mencionadas.
2. O nome Ageu, na língua em que o texto foi escrito, isto é, em Hebraico, é: - חַגַּי - (lê-se: ragay) significa: “Festa do Senhor”.
Autoria e data
1. O autor deste livro, o Profeta Ageu, aparece nove vezes neste livro (Ag. 1:1, 3, 12, 13; 2:1, 10, 13, 14, 20).
2. O Profeta Ageu pertence ao período pós exílio. De acordo com o primeiro versículo acima citado, no tempo de Dario - 521-486 a.C.
3. O contexto histórico do livro do Profeta Ageu encontra-se em Esdras capítulos 4, 5 e 6.
4. O Profeta Ageu é citado por Esdras (Ed. 5:1; 6:14).
5. Dario, o rei do tempo do Profeta Ageu, que é mencionado em Ageu 1:1, e é citado em Esdras (Ed. 4:5; 5:6; 6:1, 14).
Notas gerais
1. O estilo literário
Este livro foi escrito em prosa que é uma forma de escrita narrativa que conta uma história. Ao contrário da poesia, que é estruturada pelo paralelismo na língua Hebraica ou pela métrica e rima em Português, a prosa é caracterizada pela linguagem natural que flui em frases e parágrafos com o propósito de informar e convencer o seu leitor ou ouvinte.
2. O tema do livro do Profeta Ageu é a reconstrução do templo do Senhor, da Casa de Deus (Ag. 1:2).
“Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada” (Ag. 1:2).
3. O versículo chave do livro do Profeta Ageu (Ag. 1:5,7).
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos” (Ag. 1:5,7; 2:15,18).
4. A expressão: “aplicai os vossos corações aos vossos caminhos”, ou equivalente a esta, ocorre várias vezes no livro de Ageu (Ag. 1:5, 7; 2:15, 18).
5. Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos é um convite a reflexão. Não é sábio viver sem refletir sobre os nossos caminhos, isto é, pensamentos, sentimentos, ações.
6. O profeta Ageu fala de Zorobabel. Ele é um personagem muito importante neste contexto da história de Israel. Zorobabel é apresentado como aquele que foi tomado pelo Eterno, como o servo do Senhor, um anel de selar, o escolhido de Deus (Ag. 2:23). Ele era da família do Rei Davi. O profeta Ageu, o sacerdote Josué e o povo viam em Zorobabel a chama da esperança da realização da promessa de Deus feita a Davi: "Você sempre terá descendentes e o seu reino durará para sempre" (II Sm. 7:16; II Cr. 17.14).
Oremos para que o mesmo ocorra conosco. Que sejamos bênçãos na mâos de Deus no lar, na igreja, em nosso país e no mundo inteiro.
7. Zorobabel aparece na família de Jesus (Mt. 1:12 e 13). E você? Você já faz parte da família do Senhor?
8. Em Ageu 2:9, o profeta diz que a casa que estava sendo reconstruída teria uma glória maior que a da primeira casa.
9. Em termos de ouro e prata e cedro a casa construída por Salomão tinha uma glória superior, mas ao entrar na segunda casa, Jesus deu cumprimento à palavra profética de Ageu.
10. As expressões bíblicas: veio a palavra do Senhor, e assim diz o Senhor, ocorrem várias vezes neste pequenino livro, apontando para a sua origem divina (Ag. 1:1, 2, 3, 5, 7, 8, 9; 2:1, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14, 17, 20, 23).
11. Deus fala conosco através de sua Palavra.
12. Em Ageu 2:4, por três vezes o Senhor diz: - חֲזַק - (lê-se: razak) - Seja forte - Deus diz isso para Zorobabel, Josué e para todo o povo. O Senhor está conosco. Ele é a fonte de nossa força.
13. A presença de Deus conoso é tudo que precisamos para termos todas as nossas necessidades supridas. Em Ageu 1:13, Deus disse ao povo: - אֲנִי אִתְּכֶם - (lê-se: ani itrrem) - eu estou com vocês.
Em Ageu 2:4 Deus disse para o seu povo: - וְרוּחִי עֹמֶדֶת בְּתוֹכְכֶם אַל תִּירָאוּ - (lê-se: verurri omedet vetorrrem lo tirahú) - e o meu Espírito permanecerá em vocês.
É o Senhor, por meio de Seu Espírito Santo, que nos habilita, capacita, fortalece, instrui, guia, conforta, ou seja, supre todas as nossas necessidades.
Pastor Washington Roberto Nascimento
Uma breve introdução ao Livro do Profeta Ageu
Pastor Washington Roberto Nascimento
Dario mencionado no primeiro versículo deste livro é um título que significa: O Conservador, semelhante aos títulos: Faraó, César, etc. de acordo com Heródoto, historiador Grego do século V a.C, chamado por Cícero, filósofo e cônsul Romano do século I a.C, como o pai da História.
Os acontecimentos deste livro pertencem ao final do século VI a. C.
Os persas eram diferentes do Assírios que tinham uma política de miscigenação. Eles, os persas, eram, também, diferentes dos babilônios que levavam seus prisioneiros cativos, como escravos para suas terras.
Os persas permitiam que seus povos conquistados ficassem em suas terras e cultuassem os seus deuses e, claro, lhes pagassem impostos, 20%, bem menos que pagamos hoje. O povo de Deus, neste tempo, estava sob o domínio dos persas.
Este livro pode ser dividido em 4 partes: Primeira parte - Ageu 1:1-15; Segunda parte – Ageu 2:1-9; Terceira parte – Ageu 2:10-19, e Quarta parte – Ageu 2:20-23.
A primeira parte é sobre prioridades erradas do povo de Deus, suas escolhas infelizes, não espirituais, mas materiais apenas. Deus e as Suas coisas não eram as mais importantes na vida do povo do Senhor.
A segunda parte do livro diz respeito as expectativas frustradas. O Novo Templo não seria como o primeiro. Precisamos olhar para frente. Nós servimos a Deus, não ao templo, não a Salomão que o construiu. Ageu procura consolar o povo triste dizendo que a glória daquela nova casa seria maior que a glória da primeira casa. Hoje, sabemos que a razão desta glória maior se encontra na pessoa de Jesus que ali entrou.
Na terceira parte do livro, o profeta invoca a Lei para mostrar como o povo estava distante dos parâmetros da Aliança. Estavam imundos e precisavam voltar para o Senhor. Na volta a Deus encontrariam as bênçãos que traz felicidade.
A última parte deste livro tem uma palavra especial sobre como o Senhor vai abalar os poderes dos céus e da terra, isso é, os reinos deste mundo. E, como Zorobabel vai se transformar no anel de selar, símbolo de honra, de autoridade. Zorobabel pertence a família de Jesus (Mt. 1:12, 13). Assim como as promessas feitas ao rei Davi, se cumpriram em Jesus, a mesma coisa aconteceu com as promessas feitas a Zorobabel.
Conclusão: Neste livro, podemos destacar: O profeta Ageu; Zorobabel, o governador de Jerusalém; Josué, o sumo-sacerdote, e o povo do Senhor, e Deus, O Senhor, que a todos quer abençoar, usar, despertar e falar.
O verbo considerar aparece 7 vezes no livro de Ageu - שׂוּם – (lê-se: sum - Ag. 1:5, 7; 2:15 {2 vezes},18 {2 vezes}, 23). Significa: considerar, colocar em ordem - שׂוּם - (lê-se: sum) - Foi traduzido na Septuaginta por Τάξατε - (lê-se: tacsate) - do verbo τάσσω - (lê-se: tásso) - que significa: organizar, fazer algo em ordem. Certamente que o Senhor deseja que seu povo considere, coloque em ordem a sua vida. Que o Espírito Santo possa por fim ao caos em nossa mente e coração assim como fez em Gênesis 1:2. Que esse agir de Deus alcance-nos ainda hoje, aqui e agora. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento.