Um Breve Estudo no Livro de Deuteronômio

Data publicação 06/11/2016

 

Esboço e Reflexão 

Um Breve Estudo no Livro de Deuteronômio

Pastor Washington Roberto Nascimento

Sugestão do versículo chave do livro:

Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse (Dt. 5:33).

O Título

1. No hebraico, língua original em que este livro foi escrito, o título é: Estas são as Palavras – הַדְּבָרִ֗ים אֵ֣לֶּה  - (lê-se: Eler radevarim).

2. No grego, ou LXX, o título é: Segunda Lei. – Δευτερονομιον - (lê-se: deuteronomion)

3. O título em Português: Deuteronômio, vem do latim – Liber Deuteronomium - o qual, por sua vez, vem do Grego.

4. Deuteronômio significa, literalmente, segunda lei, mas neste livro nós não temos uma segunda lei, apenas a repetição daquilo que já havíamos visto em Êxodo  20 (Comparar com Deuteronômio 5).

Autoria

1. A autoria é atribuida a Moisés pela tradição judaica, mas não devemos entender tal autoria em termos literais. A ideia é que o conteúdo dos ensinos em termos gerais procede da cátedra de Moisés, mas não no sentido de que ele tenha escrito em papiros ou pergaminhos todo o conteúdo do Pentateuco. 

2. Provas externas:

2.1. Os escritores do Antigo Testamento atribuíram a Moisés a autoria deste livro (Josué 1:7; Juízes 3:4; I Reis 2:3 etc).

2.2. Jesus citou Moisés como o autor da Lei, isto é, da Torah, do Pentateuco (Marcos 7:10).

2.3. No Novo Testamento várias vezes Moisés é apresentado como o autor do Pentateuco (Lucas 20:28; Atos 3:22; Romanos 10:19).

2.4. Provas internas: Há cerca de 40 indicações dentro do livro de Deuteronômio que apontam para a autoria de Moisés (1:1-5; 4:44; 29:1-2; etc).

Data

1. Este livro surgiu 40 anos depois da saída do Egito (Deuteronômio 1:3), claro que primeiro ele surge em forma oral, e só muito mais tarde em forma escrita.

Este livro, o seu conteúdo, os sermões de Moisés que aqui estão registrados aconteceram por volta do final do século XV a.C. ou o final do século XIII.

Esta data do livro vai depender da teoria que se escolhe a respeito do período dos juízes.

Juízes sucessivos faz com que a data seja mais remota: Século XV,

Juízes simultâneos faz com que a data encurte: Século XIII.

Jesus Cristo e o Deuteronômio

1. A pessoa, vida e obra de Moisés apontavam para Jesus (Deuteronômio 18:15 confere com Atos 7:37).

2. Jesus resistiu a Satanás citando Deuteronômio (Mateus 4:4; 4:7; 4:10 e Deut. 8:3; 6:16; 6:13).

3. Quando Jesus foi perguntado sobre qual é o maior dos mandamentos ele citou Deuteronômio 6:4 e 5 (Veja Marcos 12:29, 30).

Notas Gerais

1. Há três grandes sermões de Moisés aqui neste livro de Deuteronômio:

1.1. Primeiro sermão 1:1-4:43 – Olhando para trás - para o passado.

1.2. Segundo sermão 4:44-26:19 – Olhando para o alto - para o presente.

1.3. Terceiro sermão 27-34 – Olhando para frente - para futuro.

2. Os dez mandamentos são repetidos aqui neste livro, isto porque era uma nova geração. A geração que saiu do Egito morreu no deserto (Dt. 5:1-22).

3. Este livro tem sido chamado o livro da Lembrança ou da recordação. “Lembrar” é um verbo que ocorre 15 vezes no livro de Deuteronômio. No hebraico o verbo -"lembrar" é: - זָכַר  - (lê-se: zarrar - Dt. 5:15; 7:18 {2x}; 8:2, 18; 9:7, 27; 15:15; 16:3, 12; 24:9, 18, 22; 25:17; 32:7)  -  O povo, a nova geração, não podia esquecer o que o Senhor havia feito.

4. Há coisas na vida que precisamos esquecer (Fp. 3:13), mas há outras que precisamos lembrar: a morte de Jesus na Cruz, Sua Ressurreição, Sua ascensão; Seus ensinos.

5. Este livro condena a consulta aos mortos, feitiçaria etc (Dt. 18:9-14).

6. A Heilsgeschichte  (História da Salvação ou História Sagrada) inspira-se em Deuteronômio 26:5-11, que é considerado um credo histórico da salvação, ou da história sagrada do Eterno (veja também o credo da Igreja primitiva em I aos Coríntios 15:1-4).

7. A hora de subir o monte (Dt. 34:1).

8. A importância de um substituto qualificado (Dt. 34:9).

9. Este livro foi escrito do ponto de vista profético, diferente de Levítico, que foi escrito do ponto de vista sacerdotal.

10. A mensagem profética trata de nossa relação ética, em termos horizontais. A mensagem sacerdotal de nossa relação vertical.

Pastor Washington Roberto Nascimento.

 

Uma breve reflexão no livro de Deuteronômio

Pastor Washington Roberto Nascimento.

O livro de Deuteronômio relata como Moisés chama Israel à obediência fiel ao Senhor. A base deste apelo de Moisés ao povo de Israel encontra-se na graça de Deus, em sua salvação e fidelidade. Moisés pede ao povo que se lembre do que Deus é e fez (e/ou tem feito). Este livro aponta para a pessoa e obra de Jesus Cristo. Nele nós encontramos a promessa de que Deus levantaria um profeta do meio dos filhos de Israel, semelhante a Moisés, a quem o povo deveria ouvir (Dt. 18:15).

A palavra: Deuteronômio significa “Segunda Lei”. Na verdade, o que temos aqui é a repetição dos Dez Mandamento do Livro do Êxodo, capítulo 20. Na verdade, em Deuteronômio não temos uma "Segunda Lei".

Em Deuteronômio capítulo 5  encontamos a repetição da Lei já vista em Êxodo 20. Foi por causa dessa repetição que esse livro foi entitulado pela Septuaginta (LXX) como o livro da "Segunda Lei", mesmo sem o ser em termos literais.

É importante que você saiba que os cinco primeiros livros da Bíblia são conhecidos como Pentateuco. Mais de quinhentas vezes nós encontramos nestes cinco livros as expressões: O Senhor falou, Deus disse. Tudo isso aponta para a autoria divina da Bíblia.

Deuteronômio é um livro que tem os últimos sermões de Moisés para o povo de Deus. A geração que saiu do Egito havia morrido no deserto. A nova geração que estava prestes a entrar na terra prometida precisava conhecer e praticar a Palavra do Senhor. Este livro mostra as bênçãos da obediência a Deus, e a maldição da desobediência a Deus.

Nos quatro primeiros livros da Bíblia nós encontramos Deus escolhendo o povo. Agora, em Deuteronômio, Deus dá ao povo a oportunidade de escolhê-lo. Este ensino encontra-se presente em toda a obra conhecida como Deuteronômica que vai do livro de Deuteronômio até o II livro dos Reis (Deuteronômio, Josué, Juízes, I e II Samuel, I e II Reis). Além disso, encontramos em Deuteronômio 27 e 28 as bênçãos e as maldições sobre Israel. Bênção em caso de obediência à Aliança de Deus, as leis de Deus, ao próprio Deus. Maldição em caso de desobediência.

A história que lemos na obra Deuteronômica, que vai de Deuteronômio até II Reis, conta sobre esse tema: as bênçãos e as maldições na história de Israel por causa da obediência ou desobediência a Deus. Esse é o tema que revela a unidade dessa obra. Por isso, temos a proposta do Tetrateuco - o conjunto de quatro livros: Gênesis, Êxodo, Levítico e Números. Diferente, portanto, da proposta do Pentateuco. Pois, o livro de Deuteronômio encontra-se ligado, relacionado, com a obra Deuteronômica (ou Deuteronomística) que vai de Deuteronômio até II Reis.

No capítulo 12 de Deuteronômio nós temos o ensino de que o povo de Israel precisava dar culto exclusivo a Javé em um lugar central, determinado, escolhido pelo Senhor mesmo. Esse tema de: dar culto esclusivo ao Senhor em um lugar determinado por ele - é o tema central, gerador da história, da obra deuteronomística. 

Que você, também, possa escolher o Senhor como o único Deus verdadeiro, que você seja fiel a Ele e que Ele seja o número da sua vida para você e sua família receberem bênçãos ao invés de maldições. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Esboço geral de uma aula de Antigo Testamento

Pastor Washington Roberto Nascimento

1. O contexto do livro de Deuteronômio

O livro de Deuteronômio pertence ao Pentateuco – πεντάτευχος – (lê-se: pentateucos) – que vem de: πέντε (lê-se: pente – que significa: cinco) mais τεῦχος (lê-se: teucos – que significa: pergaminho, livro). Isso é a mesma coisa que dizer que o livro de Deuteronômio pertence a Torá - תּוֹרָה – (lê-se: torá), que significa: lei, ensino, instrução.

Os cinco livros que formam o Pentateuco ou a Torá são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio.

2. O título: Deuteronômio

O nome: Δευτερονομιον -vem de: δεύτερος (segundo/a) – mais – νόμος (lei). Na Bíblia Hebraica este livro tem o título de: Estas são as Palavras – הַדְּבָרִ֗ים  אֵלֶּה - (lê-se: Eler radevarim).

3. Textos bíblicos que merecem destaque por causa do conteúdo.

3.1. Deuteronômio 5:1-22 e Êxodo 20:1-17 – Os dez mandamentos.

3.2. Deuteronômio 6:4-9 – Mateus 22:34-40; Marcos 12:28-31; Lucas 10:25-37 – Shema Israel – A confissão de fé.

3.3. Deuteronômio 18:15 – Atos 3:18-22; 7:35-37; João 1:21; 1:43-45; 5:46 – Deus levantará um profeta semelhante a mim – Palavras de Moisés.

3.4. Deuteronômio 10:16; 30:6; Jeremias 31:33; Ezequiel 36:26-27; Romanos 2:29; Filipenses 3:3; Colossenses 2:11; Gálatas 5:6 – A circuncisão do coração.

3.5. Jesus citando textos de Deuteronômio na tentação no deserto. Jesus ganha a batalha. A vitória é do Senhor Jesus.

3.5.1. Mateus 4:3-4; Deuteronômio 8:3.

3.5.2. Mateus 4:5-7; Deuteronômio 6:16.

3.5.3. Mateus 4:8-10; Deuteronômio 6:13-14.

6. Vinte uma vez a palavra: Ama em Hebraico - אָהַב – (lê-se: arav) - aparece no livro de Deuteronômio, por isso ele é considerado o Evangelho do Antigo Testamento.

Deuteronômio 4:37; 5:10; 6:5; 7:9,13; 10:12,15,18,19; 11:1,13,22; 13:3; 15:16; 19:9; 21:15 (2x); 21:16; 23:5; 30:6,16,20.

7. Os 3 grandes sermões em Deuteronômio:

7.1. Primeiro sermão 1:1-4:43 – Olhando para trás - para o passado – A história.

7.2. Segundo sermão 4:44-26:19 – Olhando para o alto - para o presente – Como viver.

7.3. Terceiro sermão 27-34 – Olhando para frente - para futuro.

8. Deuteronômio termina com perguntas que precisam ser respondidas:

8.1. O povo de Deus tomará posse da terra, da bênção do Senhor?

8.2. O povo de Deus amará ao Senhor e o obedecerá?

8.3. Saudades de Moisés! Quando o Senhor cumprirá a sua promessa de levantar alguém como Moisés? O Novo Testamento tem a resposta.

 

Pastor Washington Roberto Nascimento