Um Breve Estudo No Livro de Esdras

Data publicação 09/12/2016

 Esboço e Breve Reflexão

Um Breve Estudo No Livro de Esdras

Pastor Washington Roberto Nascimento

O Título

1. O título deste livro em Hebraico: עֶזְרָא - (lê-se: ezdra) - língua original em que foi escrito, é o mesmo em Grego – na Septuaginta, LXX – Εσδρα (lê-se: esdra), é o mesmo em Latim, na Vulgata de Jerônimo – Ezras, é o mesmo em Português: Esdras.

2. Seu nome: Esdras significa: ajuda, ajudador.

3. Esdras foi escriba e sacerdote de Deus (Ed. 7:11).

“Esta é a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras dos mandamentos e dos estatutos do Senhor”.

Autoria e Data

1. Esdras é considerado, pela tradição judaica, o autor de:

1.1. I e II Crônicas.

1.2. O livro de Esdras.

1.3. O livro de Neemias.

1.4. O Salmo 119.

1.5. Há partes do livro de Esdras que estão escritas na primeira pessoa do singular (Ed. 8:1, 21; 9:1, 3), há, porém, outras que não.

2. Este livro foi escrito por volta do ano 450 a.C.

2.1. Neste tempo, Sócrates estava ensinando na Grécia, 470-399 a.C.

2.2. Siddartha Gautama, Buddha (ou simplesmente Buda) estava ensinando na Índia, 560-480 a.C.

2.3. Confúcio estava ensinando na China, 551-479 a.C.

Esdras e Jesus

1. O livro de Esdras mostra Zorobabel como o líder do primeiro grupo que voltou do exílio babilônico (Ed. 2:2), o qual pertence à família de Jesus (Mt. 1:12-13).

2. Zorobabel foi o responsável, o líder da reconstrução do templo (Ed. 3:2, 8; 4:2,3; 5:2).

3. Os profetas Ageu e Zacarias são citados neste livro (Ed. 5:1; 6:14), como pessoas chaves que trouxeram encorajamento de Deus para os líderes e o povo prosseguirem na restauração da Casa do Senhor e do Culto a Deus.

4. O texto de Esdras sobre Ageu e Zacarias está em harmonia com o texto dos livros de Ageu (Ag. 1:1,14; 2:1-4, 20-21) e Zacarias (Zc. 4:4-10).

5. A obra de restauração da Casa do Senhor e do culto a Deus no livro de Esdras (Ed. 6:19-22; 9:5-10:1) aponta para a obra de Jesus (Jo. 4:21-24).

          Notas Gerais

1. Os versículos chaves do livro de Esdras apontam para o sucesso da restauração da Casa do Senhor e do Culto a Deus.

1.1. Esdras 1:3.

“Quem dentre vós é de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá, e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel”.

1.2. Esdras 7:10.

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”.

2. A obra sempre teve adversários. Não sejamos tolos. Não nos iludamos. Estejamos fortalecidos nos Senhor para vencermos os nossos adversários em nome do Senhor (Ef. 6:10).

Esdras 4:1.

“Ouvindo os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo do Senhor Deus de Israel”.

3. O Livro de Esdras juntamente com o Livro de Neemias, que veremos a seguir, contam a história da restauração da identidade do Povo de Deus, que ao longo dos anos esteve próximo a extinção.

4. Esdras encontra-se citado no Livro de Neemias (Ne. 8:1,2.3,4, etc.).  Seu trabalho espiritual em prol da restauração do Povo de Deus foi feito com base na Palavra de Deus (Ne. 8:5).

"E Esdras abriu o Livro perante os olhos de todo o povo".

Esdras foi um mestre que nos ensinou que não basta ler, é preciso entender o que se lê (Ne. 8:8).

"Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido".

5. Os nomes e alguns problemas

Os nomes no livro de Esdras (e os nomes no livro de Neemias também: 7:1-73; 8:1-8; 10:1-27; 11:1-36; 12:1-47; 13:1-13) têm a ver com um tempo da revelação bíblica onde os responsáveis pelo culto ao Senhor eram apenas os descendentes de Arão, os membros da tribo de Levi (Ed. 2:1-70; 8:1-36; 10:1-44). Naquele tempo, no entendimento de Esdras e Neemias, os estrangeiros tinham que ser expulsos (Ne. 13:3) e os que tinham mulheres estrangeiras tinham que mandá-las embora (se divorciarem) com os seus filhos (Ed. 10:44).

Que mudança extraordinária nós encontramos no Novo Testamento! Tudo pelo poder da graça de Deus revelada em Cristo Jesus (Rm. 5:20).

À luz do Novo Testamento, os crentes em Cristo Jesus são todos sacerdotes de Deus (II Pe. 2:5,9,10); os crentes casados com não crentes são orientados a não se divorciarem (I Co. 7:12-14); os estrangeiros são acolhidos com o ensino das Boas Novas e como membros da Igreja de Cristo, da família de Deus (Jo. 4:1-54; At. 8:4-40; 10:1-48; 16:16-40; Gl. 3:26-29).

A revelação da Graça de Deus para com todos os povos não estava oculta nas páginas do Antigo Testamento, basta lermos a história de Rute, uma estrangeira, casada com um judeu; e de Ester, uma judia casada com um estrangeiro; basta lermos a história de Jonas, o profeta que Deus enviou para pregar a Sua salvação para uma nação estrangeira e inimiga dos judeus, e muitos outros textos da Bíblia Hebraica (Ex. 22:21; Lv. 19:33-34; etc.).

O entendimento de Esdras e Neemias da relação de Deus e do seu povo com os estrangeiros não é algo absoluto, único e normativo para todos, em todos os lugares e em todo tempo. Trata-se de uma visão particular deles naquele contexto.

A Bíblia é um livro maravilhoso e ela nos ensina que o que Esdras e Neemias viam é, muitas vezes, o que ainda hoje vemos, uma imagem (entendimento) imperfeita, num espelho embaçado (I Co. 13:12), mas glórias sejam dadas a Deus, que é poderoso para usar todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm. 8:28).

 

         Uma breve introdução no livro de Esdras

        Pastor Washington Roberto Nascimento

O livro de Esdras começa onde o Segundo Livro das Crônicas termina (II Cr. 36:22-23 e Ed. 1:1-2).

Os livros de Esdras e Neemias são um livro apenas na Bíblia Hebraica, no Cânon Hebraico, assim como os livro de I e II Samuel; I e II Reis e I e II Crônicas.

Enquanto Esdras trata da restauração do culto a Deus, do templo, do estudo da Palavra do Senhor, Neemias trata da restauração dos muros de Jerusalém.

Assim sendo, nos livros de Esdras e Neemias nós temos a história da restauração do povo de Deus, de sua identidade. Este povo, várias vezes, ao longo da história, quase desapareceu da face da terra, foi um milagre do Céus, a intervenção divina que o impediu.

Os Livros de Esdras e Neemias contam a história de como Deus usou esses homens, entre outros, para resgatar o Seu povo e para fazer dele uma bênção para todos os povos da terra.

Esdras foi um líder extraordinário. Foi escriba, sacerdote e notável escritor. De acordo com a tradição judaica, Esdras foi o autor dos livros: I e II Crônicas, além do livro que traz o seu nome e do Salmo 119.

Entre os capítulos 6 e 7 de Esdras temos um intervalo de décadas. Crê-se que os acontecimentos registrados no livro de Ester tenham tomado lugar entre esses dois capítulos.

Se há gigantes na história do povo de Deus, Esdras, com certeza, é um deles. Como ele amava a Deus, a Sua Palavra, o Seu povo e a Sua Casa! Que exemplo de uma pessoa totalmente dedicada e consagrada a Deus!  Ele, também, como muitos outros personagens do Antigo Testamento, aponta para Jesus, que nos resgata, aviva e nos livra do desaparecimento em mundo marcado pelo poder do Egito e da Babilônia, símbolos bíblicos do poder das trevas e da idolatria (Ap. 18:2).

Louvado seja sempre o nome de nosso Deus, Senhor dos senhores, que tem as rédeas da história em Suas mãos. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento