Um breve estudo no livro de Gênesis

Data publicação 25/10/2016

O presente estudo tem duas partes. A primeira é um esboço do livro. A segunda parte é uma reflexão devocional com base no livro de Gênesis, na esperança que seja útil. 

Pastor Washington Roberto Nascimento

Um breve estudo no livro de Gênesis

No princípio Deus criou os céus e a terra (Gn. 1:1).

Tema

1. O título deste livro na Bíblia Hebraica vem do primeiro versículo e significa: Em um Princípio -בְּרֵאשִׁית  - (lê-se: bereshith). No texto hebraico não existe o artigo definido: o. A ideia é que foi em um princípio (de tempo) indefinido. 

2. O título em Português vem da vulgata, uma tradução da Bíblia para o Latim, realizada por Eusebius Hieronymus, conhecido hoje como Jerônimo, na Palestina e em Roma,  no final do século IV d.C.  – Liber Genesis.

3. O título da Vulgata vem da Septuaginta que é uma tradução do Antigo Testamento Hebraico para o Grego, na cidade de Alexandria, Egito, por cerca de setenta judeus, por volta do ano 300 a.C. - Γένεσις (lê-se: génesis).

Portanto, o título em Português do primeiro livro da Bíblia vem de Gênesis 2:4. A palavra Hebraixa: - תוֹלְדוֹת - (lê-se: tholedoth) - foi traduzida para o Grego como: - γενέσεως  - um substantivo, feminino, geneitivo/ablativo. plural. No singular é: Γένεσις (lê-se: génesis) - que significa: gênesis, orígem, nascimento, família, descendente, geração, etc. 

4. A palavra Hebraica - תוֹלְדוֹת - (lê-se: tholedoth) - é muito importante no texto Hebraico do livro de Gênesis. Ela ocorre 13 vezes no texto Hebraico de Gênesis (Gn. 2:4; 5:1; 6:9; 10:1,32; 11:10,27; 25:12,13,19; 36:1,9; 37:2). Possivelmente esta tenha sido a razão dos tradutores da Bíblia Hebraica para o Grego terem dado o título deste livro da palavra no Grego para a tradução da palavra Hebraica acima mencionda.

Gênesis fala de como tudo começou, menos Deus. Ele não teve princípio. O Deus revelado na Bíblia é o Eterno. Gênesis fala como o pecado começou, de suas consequências, e das promessas de Deus de derrotar o mal de maneira definitiva, Este livro fala das alianças de Deus e de diferentes famílias. É um livro de histórias emocionantes que revelam a natureza pecaminosa do ser humano, e o amor e paciência de Deus. Este é um livro profundo e enigmático. 

O começo

 

1. O começo do mundo (1).

2. O começo da raça humana (1, 2).

3. O começo do pecado (3).

4. O começo da promessa de redenção (3).

5. O começo das nações (10, 11).

6. O começo do povo de Deus (12-50).

 

Data

 

1. Uma coisa é a data dos acontecimentos narrados.

2. Outra coisa é a data do registro (a escritura) dos acontecimentos.

3. Moisés é tido, pela tradição judaica, como o autor deste livro e de todos os demais livros da Torá, isto é, do Pentateuco.

4. Certamente que o livro teve uma existência oral antes de ter a forma escrita.

5. Gênesis (e o Pentateuco como um todo) teve vários escritores ou escolas que produziram vários documentos que formam o livro de Gênesis como o conhecemos hoje.  Os documentos que formam o livro de Gênesis são conhecidos como: J. E. P. D.

O Documento “J “ ou “Javista”,  está baseado no nome do Senhor no original hebraico, o tetragrama sagrado:יְהוָה  - (lê-se: Yerrovar)

Este documento fala de um Deus imanente, próximo. Um bom exemplo encontra-se em Gênesis 2:4-25.

O Documento “E” ou “Eloista”, do hebraico: אֱלֹהִים֙  - (lê-se: Elorrim) -  Este documento fala de um Deus distante, transcendente. Um bom exemplo encontra-se em Gênesis 1:1 a 2:3. Aqui, neste início da Bíblia, nós não encontramos a palavra Senhor, em hebraico – יְהוָה - (lê-se: Yerrovar) - apenas a palavra: Deus, em hebraico – אֱלֹהִים֙   - (lê-se: Elorrim) 

O Documento P é o documento sacerdotal.  Este documento fala dos textos relacionados ao ritos, as leis, a cerimônia religiosa, ao culto e genealogias (Gênesis 5:1; 6:9; 10:1; etc).

O Documento D é o documento deuteronomista. Baseado no princípio encontrado em Deuteronômio de dar culto exclusivo ao Senhor em um lugar central: Jerusalém. Veja, por exemplo, Deuteronômio 12:11.

“Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto ao Senhor.

Veja também outros textos relacionados a este tema: Dar culto exclusivo ao Senhor em um Lugar Central (Dt. 14:23; 26:1-11; etc).

 6.  Crê-se que Esdras tenha sido o redator final do Pentateuco (séc. V a.C.).

Referências a Jesus, o Messias

O Novo Testamento ensina que todas as coisas que temos no Antigo Testamento se realizaram plenamente em Cristo Jesus. As profecias, as promessas, as alianças, a arca, os sacrifícios, as ofertas, o sábado, os dias de festas, o tabernáculo, etc. Isaque, José, Moisés, etc. Tudo e todos eram sombras, tipos, símbolos, alegorias, que encontram o sentido e realização final na pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo.

Romanos 15:4

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Colossenses 2:16, 17

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Hebreus 10:1

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas

Etc.

1. Gênesis 3:15. – A Promessa do Messias - Jesus Cristo

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” 

2. Gênesis 3:21. – O Sacrífico  1 -  O plano do homem versus o plano de Deus -Levítico 17:11; Hebreus 9:22.

“E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.”

3. Gênesis 4:4. – O Sacrifício 2 – O plano do homem versus o plano de Deus - Levítico 17:11; Hebreus 9:22.

“E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta ”

4. Gênesis 7:1-16. -   A Arca - A história da arca de Noé aponta para Cristo na Bíblia, com a arca representando salvação e proteção contra o julgamento, semelhante ao que Jesus oferece.

“Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.”

“De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.”

“Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.”

“Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.”

“E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara.”

“E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.”

“Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.”

“Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.”

“E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.”

“No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram.”

"E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites."

“E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.”

“Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra   conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.”

“E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.”

“E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro.”

5. Gênesis 22 – Isaque – Deus proverá.

A pergunta de Isaque: “Onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gên. 22:7). Foi respondida por João Batista cerca de 1.700 anos depois: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

6. Gênesis 37-50. José

6.1. Amado pelo pai.

6.2. Rejeitado e vendido pelos irmãos.

6.3. Lançado no poço – a sepultura. Elevado a Salvador do mundo.

7. Etc.

Notas gerais

O início do texto do livro de Gênesis parece ter uma estrutura bem definida da história.

Em primeiro lugar: temos a relação de Deus com o mundo, a natureza, o céu, a terra, as águas, a luz, os animais, etc.

Tudo o que Deus fez foi bom (Gn. 1:10,12,18,21, etc.)

Deus abençoou os animais (Gn. 1:22).

Em segunda lugar: temos a relação de Deus com o ser humano.

Depois do escritor bíblico dizer que tudo que Deus fez foi bom, ele diz que uma coisa não era boa: O Senhor disse: Não é bom que o homem viva sozinho (Gn. 2:18).

Deus fez o ser humano a sua imagem - צֶלֶם – (lê-se: tselem) - e semelhança - דְּמוּת - (lê-se: demuth - Gn. 1:26).

Deus fez o ser humano homem e mulher (Gn. 1:27). Deus fez o ser humano com dois gêneros: masculino - זָכָר – (lê-se: zarrar) – e - נְקֵבָה – (lê-se: nekva) – feminino (Gn. 1:27).

Deus os abençoou -  בָרַךְ – (lê-se: varar – ou bararr – Gn. 1:28).

Deus deu poder aos seres humanos (Gn. 1:26).

Deus deu capacidade ao homem de dar nomes aos animais (Gn. 2:19-20).

Deus fez o homem da terra e do céu (Gn. 2:7).

O livro do Gênesis usa três verbos diferentes em Hebraico para dizer que Deus fez o ser humanos.

O verbo em Hebraico usado em Gênesis 1:26 para fazer o homem é: - עָשָׂה – (lê-se: assar) – que tem o sentido de fazer a partir de algo já existente.

O verbo em Hebraico usado em Gênesis 1:27 para fazer o homem é: - בָּרָא – (lê-se: bara) – que tem o sentido de criar do nada.

O verbo em Hebraico usado em Gênesis 2:7 para fazer o homem é: - יָצַר – (lê-se: yatsar) – que significa: Formar,  moldar, como um oleiro.

Nas culturas antigas do Oriente Próximo, a imagem de um oleiro moldando argila era uma metáfora comum para criação e artesanato. A cerâmica era um ofício vital, essencial para a vida diária, e a habilidade do oleiro era altamente valorizada. Este contexto cultural enriquece o uso bíblico do verbo: - יָצַר – (lê-se: yatsar) – pois ele se baseia em imagens familiares para transmitir verdades teológicas profundas sobre o relacionamento de Deus com Sua criação.

Além disso, devo acrescentar que o verbo Hebraico: - יָצַר – (lê-se: yatsar) – significa formar ou modelar no contexto de criar ou moldar algo com intenção e propósito. Ele transmite a ideia de um oleiro moldando argila, destacando a habilidade e o cuidado envolvidos no processo criativo com intenção e propósito. Assim sendo, podemos dizer que esse verbo descreve o trabalho criativo de Deus, enfatizando Sua soberania e intencionalidade na criação, e de maneira especial na criação do ser humano.

Deus fez o ser humano - אָדָם – (lê-se: adam –1:26,27; Gn. 2:7;) – conhecido também pelo nome próprio: Adão. Mas seu sentido é: ser humano, humanidade.

Deus fez o homem do pó - עָפָר  - (lê-se: afar) - da terra - אֲדָמָה - (lê-se: adamar) – que é um substantivo feminino de ser humano em hebraico - אָדָם – (lê-se: adam Gn. 2:7; Ec. 12:7).

O substantivo - אָדָם – (lê-se: adam) aparece 552 vezes na Bíblia Hebraica. E o substantivo - אֲדָמָה - (lê-se: adamar) – aparece 225 vezes. 

Em terceiro lugar a relação dos seres humanos entre si.

O homem e a mulher

Pais e filhos

Irmão com irmão

Em quarto lugar a relação do ser humano com a criação.

Em quinto lugar a relação do ser humano com Deus.

Conclusão

O livro de Gênesis ensina que o Deus do povo eleito, IAVÉ, é o Deus Criador do céu e da terra e de tudo o que há, Deus Todo-Poderoso.

Não há Deus como o nosso Deus.

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Uma breve reflexão no livro do Gênesis

Pastor Washington Roberto Nascimento.

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, seu nome significa início, começo, origem. Gênesis não está preocupado em provar a existência de Deus e nem como Deus criou todas as coisas. Gênesis, como toda a Bíblia, apresenta Deus como o criador dos céus e da terra, do homem e de tudo que no mundo há.

Gênesis é um livro que fala de famílias. Entre as mais importantes, nós podemos mencionar: Adão e Eva e seus filhos: Caim e Abel (Gn. 4:1-2); Noé, sua esposa e seus três filhos: Sem, Cão e Jafé (Gn. 6:9-10); Abrão e seus filhos: Ismael e Isaque (Gn. 16:16; 21:1-3); Isaque e Rebeca e seus dois filhos: Esaú e Jacó (Gn. 25:20-27); Jacó e seus doze filhos, de onde temos as doze tribos da formação da nação de Israel (Gn. 49).

A ideia de família é tão dominante, presente, forte no livro de Gênesis que a palavra hebraica - תּוֹלְדֹת – (lê-se: tholedoth) – que significa: genealogia, família, gerações, etc. aparece várias vezes no livro de Gênesis (Gn. 2:4; 5:1; 6:9; 10:1, 32; 11:10, 27; 25:12, 13, 19; 36:1, 9; 37:2). Esta palavra hebraica - תּוֹלְדֹת – (lê-se: tholedoth) – foi traduzida para a Bíblia grega (LXX -Septuaginta) pela palavra - γενέσεως – (lê-se: genéseos). E é exatamente esta palavra que nós encontramos no texto grego do Evangelho de Mateus para falar da família de Jesus (Mt. 1:1, 8). Em Jesus nós temos um novo começo, uma nova humanidade sendo construída por Deus, pela fé, por meio de Seu Filho.

Os capítulo 1,2 e 3 de Gênesis, mostram, de uma maneira especial, o seguinte: 1. a relação de Deus com a criação; 2. a relação de Deus com o ser humano; 3. a relação do ser humano com outro ser humano; 4. a relação do ser humano com as coisas em geral. 5. e relaçãoo do ser humano com Deus.

Ao longo deste livro nós encontramos paralelos interessantes sobre o tema: relacionamentos. Temos: Adão e Eva; Abraão e Sara; Isaque e Rebeca; Jacó e Raquel (e Leia); temos: Caim e Abel; Abraão e Ló; Ismael e Isaque; Esaú e Jacó; Adão e a terra; Noé e a terra; José e a terra. Temos o tema da criação, queda (maldição, destruição) e redenção; rivalidade (inimizade) e reconciliação.

No capítulo 2:18 de Gênesis nós temos uma das declarações mais interessantes na Bíblia: O Senhor Deus disse que: Não é bom que o ser humano esteja só. Esta declaração encontra-se em solene contraste com a declaração tantas vezes repetidas em Gênesis 1:1-31 (repetida 7 vezes) - que tudo o que Deus havia feito era bom. Nós não fomos feitos para viver na solidão, no isolamento. De alguma maneira nossa identidade como um ser humano só se realiza quando temos um relacionamento com outro (ou outros) ser humano. A qualidade e a condição de um ser humano encontram-se relacionadas com o relacionamento desse ser humano com outro (outros) ser humano.

No capítulo 2:20, nós lemos algo extremamente surpreendente, impressionante; o  ser humano está agindo como Deus: Ele dá nomes das coisas, aos animais, semelhante ao que Deus havia feito anteriormente no capítulo 1.

Neste livro nós temos a história do pecado da desobediência e de suas tristes consequências. Deus nos fez livres. Somos livres para escolher obedecer a Deus ou desobedecê-lo, mas somos responsáveis pelas consequências de nossas escolhas. Somos livres para semear o que queremos, mas não podemos esquecer de nossa responsabilidade da colheita.

Em Gênesis nós temos a promessa de Deus triunfar sobre o mal. Em Gênesis 3:15 o Senhor promete esmagar a cabeça da serpente, símbolo de Satanás, o que de fato aconteceu quando Jesus Cristo morreu por nós na Cruz do Calvário (Cl. 2:15; I Co. 15:57).

Neste livro temos duas alianças de Deus que apontam para Jesus. A aliança de Deus com Noé (Gn. 9:9) e a aliança de Deus com Abraão (Gn. 22:1-18). O tema da aliança é um dos mais importantes da Bíblia. Trata-se de um tema unificador, central das Escrituras. Este tema está presente aqui em Gênesis, mostrando que o Deus aqui revelado não é apenas o criador e sustentador de tudo o que há, mas o Deus que deseja se relacionar com os homens, ter comunhão com eles. Todas as alianças do Antigo Testamento foram sombras de uma aliança maior que Deus fez através de Seu Filho, o Senhor Jesus.

Neste livro as histórias de Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José se destacam. Quem nunca ouviu falar de José, o jovem que sonhou os sonhos de Deus? A despeito das dificuldades, José foi perseverante. Ele sabia que Deus estava com ele e por isso seus sonhos não podiam morrer (Gn. 39:9, 21, 23).

A promessa de Deus a Abraão se encontra presente em toda a Bíblia, de maneira direta ou indireta. Tal promessa tem alguns pontos que merecem destaque. Deus disse a Abraão que: 1º - sua família seria uma grande nação; 2º - essa nação possuirá a terra da promessa; 3º - eles seriam uma bênção para todas as famílias, etnias, nações da terra (Gn. 12:1-7). Essas promessas de Deus se cumpriram, porque Ele é fiel, a despeito da infidelidade de Seu Povo. Em Cristo Jesus, o filho de Abraão, todas pessoas da terra podem ser abençoadas pelo Senhor, por Sua Salvação, Perdão, Reconciliação e Paz. Além disso, em Cristo Jesus, podemos possuir o novo céu e a nova terra (Ap. 21:1).

Como seria bom caso você e eu pudéssemos também sonhar os sonhos de Deus e a despeito das perseguições, lutas, dificuldades, fossemos perseverantes, olhando sempre para o Senhor que é a razão de nossos sonhos e entre eles, a construção de um mundo melhor, onde há justiça, paz e alegria. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento