Um Breve Estudo No Livro de Habacuque

Data publicação 09/02/2017

Esboço e Breve Reflexão em Habacuque

Pastor Washington Roberto Nascimento

Título

1. No Hebraico o título deste livro é: -חֲבַקּוּק  - (lê-se: ravakuk -) - e significa: “Aquele que abraça”. Do verbo חֲבַק - (lê-se: ravak -), que significa abraçar (os nomes das três consoantes hebraicas são: het, bet, qof).

2. O título deste livro na Bíblia LXX (Septuaginta), o que significa dizer em grego, segue o título hebraico: Αμβακουμ (lê-se: - ambacoum - as nomes das letras são:  alfa, mu, beta, alfa, capa, ómicron, úpsilon, mu).

3. O título deste livro em latim, na Bíblia Vulgata, é o mesmo que temos em grego e hebraico: Abacuc.

4. O título em português, portanto, segue as línguas acima mencionadas.

Data e Autoria

1. Baseados no primeiro versículo deste livro podemos dizer que o seu autor se chamava Habacuque.

“O peso que viu o profeta Habacuque”.

2. A data é do final do século VII a.C., isto é, 605 a.C.

3. Não há referência a nenhum rei de Judá ou Israel, e há menção da Babilônia.

Habacuque 1:6.

“Pois eis que eu suscito os Caldeus, nação amarga e impetuosa”

        Notas Gerais

1. Este livro inicia com perguntas, mas termina com louvor, uma declaração de fé.

2. O início do livro – Habacuque 1:2. (O questionamento)

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” Gritar-te-ei: Violência! E tu não salvarás?”

3. O final do livro – Habacuque 3:17-19 (A adoração, o louvor).

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado”.

“Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.

“O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça e me faz anda em lugares altos”.

“Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”.

4. O questionamento que o profeta faz com Deus tem como base sua (é produto de sua):

4.1. Sinceridade;

4.2. Honestidade emocional;

4.3. Ousadia;

4.4. Fé, confiança;

4.5. Liberdade.

4.6. Como é o seu relacionamento com o Senhor?

5. O profeta só pode confessar, adorar e louvar ao Senhor no final de seu livro porque:

5.1. Ele desabafou com Deus (a cura começa quando nos abrimos, abrimos o nosso coração).

5.2. Confiou em Deus, a despeito de não entender tudo – Habacuque 2:4 – “Mas o justo viverá pela sua fé”.

6. O estilo literário deste livro lembra alguns Salmos (Salmos 10:1; 13:1; 22:1; 28:1; etc.).

7. O livro está dividido em três partes – os três “Ps” do Profeta Habacuque.

7.1. A perplexidade do profeta – Capítulo 1.

7.2. A paciência do profeta – Capítulo 2.

7.3. O prazer do profeta – Capítulo 3.

8. Vale sublinhar e meditar nas perguntas que o profeta faz a Deus (Habacuque 1:2,3 e 13).

9. No início do capítulo 2 (dois) de Habacuque há três palavras chaves para o profeta e para todos os crentes: Vigia, veja e escreva.

10. O texto de Habacuque 2:4 tem atravessado os séculos e inspirado diferentes homens de Deus.

“Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”.

10.1. Paulo escreveu sobre este texto:

10.1.1. Romanos 1:17.

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé”.

10.1.2. Gálatas 3:11.

“É evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.

10.2. Martinho Lutero baseou-se neste texto de Habacuque, que foi usado pelo apóstolo Paulo, para protestar contra a igreja de Roma e suas práticas -

10.2.1. Sola scriptura.

10.2.2. Sola fide.

10.2.3. Sola gratia.

10.2.4. Soli Deo gloria.

10.2.5. Solus Christus.

11. Uma síntese do livro de Habacuque

O livro de Habacuque tem três palavras hebraicas chaves que estão intimamente relacionadas com o conteúdo de cada um dos seus três capítulos, e que por isso merecem destaque:

1. Peso - מַשָּׂא – (lê-se: massa - Hc. 1:1) – capítulo 1 – A busca para a compreensão racional de tudo que acontece neste mundo é um grande peso, é esmagador.

2. Visão - חָזוֹן – (lê-se: razon - Hc. 2:3) – capítulo 2 - A visão de Deus é indispensável para se viver com fé. A fé no Senhor produz esperança e amor em nossa peregrinação neste mundo.

3. Oração - תְּפִלָּה – (lê-se: thefila - Hc. 3:1) – capítulo 3 – A oração, semelhante a fé, é um sinal da dependência de Deus. Viver na dependência de Deus e não das circunstâncias, eis o segredo para a remoção do peso, das aflições desta vida.

 

Pastor Washington Roberto Nascimento

Primeira breve reflexão sobre o Livro do Profeta Habacuque

Pastor Washington Roberto Nascimento

Pouca coisa sabemos do profeta Habacuque. Seu nome aparece em Habacuque 1:1 e 3:1. Com certeza ele foi um homem de Deus. A importância de sua mensagem encontra-se nas páginas do Novo Testamento e na história da Reforma Protestante.

Foi Habacuque quem pregou pela primeira vez, de maneira clara e contundente, que o justo viverá pela fé (Hc. 2:4). Este tema, nós o encontramos em Romanos 1:17; Gálatas 3:11 e Hebreus 10:37-39. E, mais tarde, na história, encontramos a Reforma Protestante fazendo uso desta mensagem de Habacuque: o justo viverá pela fé – sola fide – somente a fé, pregaram os reformadores: Martinho Lutero, Zwinglio e Calvino.

Habacuque realizou seu ministério no século VII a.C. O Império Assírio já havia destruído o Reino do Norte em 722 a.C. E ainda permanecia no poder mundial como potência muito temida. Eles, os assírios, ameaçavam o Reino do Sul.

O profeta Habacuque, semelhante a nós ainda hoje, não conseguia entender o silêncio de Deus em face de tanta maldade praticada pelos assírios.

“Até quando, Senhor, clamarei eu pedindo ajuda, e não me escutarás? Até quando gritarei: Violência! E tu não salvarás?” (Hc. 1:2).

Ao longo da Bíblia, nós encontramos os servos de Deus orando ao Senhor, buscando entender seu aparente silêncio. A Bíblia nos diz que Deus respondeu para Habacuque. As respostas de Deus nem sempre são aquelas que gostaríamos de ouvir. Nem sempre as compreendemos.

Este livro é um diálogo entre Deus e o seu profeta. Está cheio de questionamentos e perguntas profundas. Mas, ele termina com uma oração de fé incondicional em Deus.

“Ainda que as figueiras não produzam frutos, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais”,

“mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador”.

“O SENHOR Deus é a minha força” (Hb. 3:17-18).

Habacuque nos ensina que que Deus reina, ele é o soberano Senhor de todos os povos e nações. A maneira dele agir vai além de nosso entendimento. Podemos e devemos buscar entender o seu agir, mas o justo viverá pela fé. Um forte abraço. 

Pastor Washington Roberto Nascimento

Segunda breve reflexão sobre o Livro do Profeta Habacuque

Pastor Washington Roberto Nascimento

No livro de Habacuque nós encontramos o claramente o ensino daquilo que se encontra presente em toda a Bíblia: Deus dirige a história, e nela nós podemos ver o Seu agir.

O Profeta Habacuque é um filosofo que quer entender esse agir de Deus. Ele realizou o seu ministério numa época em que os babilônios já ameaçavam substituir os assírios como a maior potência no final do século VII a.C.

O Profeta Habacuque tem várias perguntas para Deus:

Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? (Hc. 1:2).

Até quando gritarei: Violência! e tu não nos salvarás? (Hc. 1:2).

Por que me fazes ver tanta maldade? (Hc. 1:3).

Por que toleras a injustiça? (Hc. 1:3).

Mas como podes tolerar essa gente má? (Hc. 1:13).

Por que tratas os seres humanos como se fossem peixes, como se fossem animais que não têm chefe? (Hc. 1:14).

Será que os babilônios nunca deixarão de lutar e, sem dó nem piedade, continuarão a matar os povos? (Hc. 1:17).

Os povos conquistados e humilhados perguntam, por meio do Profeta Habacuque, que está diante do Senhor: Até quando (vocês opressores) vão enriquecer obrigando os seus devedores a pagarem as dívidas? (Hc. 2:6).

Que valor tem um ídolo? (Hc. 2:18).

Como alguém pode confiar em um ídolo que ele mesmo fez? (Hc. 2:18).

Será que um ídolo pode entregar alguma mensagem? (Hc. 2:19).

É contra os rios, ó Senhor, que estás irado? É contra o mar que estás furioso? É por isso que montas os teus cavalos e vens vitorioso no teu carro de guerra? (Hc. 3:8).

O Profeta Habacuque escreveu o seu livro como um lamento. O termo usado por ele é: - מַשָּׂא – (lê-se: massa) – que significa: peso, fardo emocional, intelectual, existencial e espiritual que ele carrega com dor.

Habacuque, semelhante a todos nós, tem inúmeras perguntas para Deus, para ele mesmo, que ele mesmo,  muitas vezes, procura responder.

Habacuque diz que vai ficar em seu posto: Eu me posicionarei em minha torre de vigia, observando para ver o que o Senhor me dirá, que resposta ele dará às minhas reclamações (Hc. 2:1).

É dentro desse contexto de espera que o Profeta Habacuque recebe do Senhor uma visão: - חָזוֹן – (lê-se: razon) – visão, revelação, oráculo.

O conteúdo da visão, em síntese, é: O incrédulo, o que se encontra em trevas (- עָפַל – lê-se: afal), a sua alma não tem caráter, ética, temor do Senhor (- לֹא־יָשְׁרָה - lê-se: lô yashra); mas o justo (- צַדִּיק - lê-se: tissadiq -justo/piedoso) viverá pela sua fé (- בֶּאֱמוּנָתוֹ - bemunathô - na/de/pela fé 100% ma fidelidade, poder e amor de Deus).

Semelhante ao Profeta Naum, Habacuque não acusa Israel nem mesmo fala ao povo em nome de Deus. Em vez disso, todas as suas palavras são dirigidas a Deus.

O livro de Habacuque nos conta sobre a luta pessoal de Profeta. Ele acredita que Deus é bom, mas por causa disso, encontra-se em uma crise existencial e espiritual diante de tanta tragédia e maldade no mundo.

Habacuque não conseguiu encontrar uma solução intelectualmente ou filosófica satisfatória para as questões que ele colocou, mas concluiu, no entanto, que precisamos viver pela fé, e perseverar diante de Deus e nele esperar pacientemente (Hc. 2:1).

O último capítulo do Profeta Habacuque é uma oração: - תְּפִלָּה – (lê-se: thefila), que foi escrito em um estilo literário conhecido como: - שִׁגָּיוֹן – (lê-se: shigaion) – que é um poema intenso em termos emocionais e espirituais.

O Profeta Habacuque termina o seu livro, a sua oração, de maneira maravilhosa:

“Quando ouvi tudo isso, fiquei assustado, e os meus lábios tremeram de medo. Perdi todas as forças e não pude ficar de pé. Portanto, vou esperar, tranquilo, o dia em que Deus castigará aqueles que nos atacam”.

“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais”,

“mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador”.

“O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc. 3:16-19).

Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento.