Esboço e Breve reflexão no livro do Profeta Jonas
Um Breve Estudo Bíblico do Livro de Jonas
Título
¨1. Em Hebraico o título deste livro vem de seu personagem principal: Jonas – יֹונָהque significa: Pomba.
¨2. Em Grego, na LXX,o título segue o Hebraico: Ιωναν, nome de Jonas, o profeta, em Grego.
¨3. Em Latim, na Vulgata de Jerônimo, o título segue a LXX e a Bíblia Hebraica: Ionam, recebendo, portanto, o nome do profeta Jonas.
¨4. O título deste livro, na Bíblia em Português, encontra-se de acordo com os títulos em Hebraico, Grego e Latim.
Data e Autoria
¨1. De acordo com o primeiro versículo do livro, o autor foi o profeta Jonas, filho de Amitai.
¨“E veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo” (Jonas 1:1).
¨2. De acordo com o II Livro dos Reis 14:25, o profeta Jonas viveu no tempo de Jeroboão II, por volta de 790-750 a. C.
¨II Reis 14:25
¨“Também este restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, conforme a Palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer”.
¨3. Baseado no verso acima mencionado, e nas palavras sublinhadas e em destaque, podemos dizer que:
¨3.1. Jonas era do Reino do Norte, de Israel.
¨3.2. Jonas viveu num tempo de prosperidade do Reino do Norte.
NotasGerais
¨1. Em Mateus 12:29-41, Jesus cita o profeta Jonas:
¨“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.”
¨“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”
¨“Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.”
¨2. Jonas foi o único profeta com quem Jesus se comparou.
¨3. Com tal comparação Jesus deu caráter histórico à pessoa de Jonas e ao que aconteceu com ele, assim sendo, para Jesus, Jonas e a história do grande peixe, não é ficção, nem alegoria.
¨4. A mensagem do livro de Jonas fala de um Deus que ama a todos os povos (Jonas 4:11).
¨“E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens?”
¨5. Jonas foge de Deus e de seu chamado, porque ele não quer fazer aquilo que ele não gosta.
¨6. O que você não tem feito, e que Deus pede para você fazer?
¨7. Deus deu uma segunda chance a Jonas – Jonas 3:1.
¨“E veio a Palavra do Senhor segunda vez a Jonas dizendo”.
¨8. O nosso Deus, é aquele que nos dá a segunda chance. E você com as pessoas?
¨9. Jonas tinha tudo para ser bem sucedido:
¨9.1. Ele tinha a chamada de Deus.
¨9.2. Ele tinha o campo de trabalho.
¨9.3. Ele tinha a mensagem.
¨10. Jonas só não tinha amor. E isto é a coisa mais importante no Lar, na Igreja, no Trabalho e no Mundo.
¨11. O livro de Jonas termina com uma pergunta. Este livro é um convite a reflexão. É um livro filosófico.
¨12. Para quem eu estou trabalhando? Quem eu estou fazendo crescer?
¨Jonas 4:10-11.
¨“E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu.”
¨“E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”
¨Pastor Washington RobertoNascimento.
Uma breve Reflexão no Livro do Profeta Jonas
Pastor Washington Roberto Nascimento
Jonas foi um profeta do Antigo Testamento. Ele atuou principalmente no Reino do Norte semelhante a Oseias e Amós.
Jonas realizou seu ministério profético no século VIII a.C., no tempo do Rei Jeroboão II (II Rs. 14:25).
Jesus o citou o profeta Jonas (Mt. 12:38-41). Ele disse que assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também ele, Jesus, ficaria, no fundo da terra. Jesus disse que no dia do juízo, o povo de Nínive se levantaria contra as pessoas que ouviram Jesus e não se converteram, pois ele, Jesus, era maior que Jonas, pregava melhor e com mais poder, autoridade e unção. Porém, Jonas, o profeta fujão, com uma pregação pobre, sem amor, conseguiu melhores resultados em Nínive do que Jesus diante dos fariseus e mestres da lei.
Há pessoas que não gostam de peixe, elas passam mal caso venham a ingerir algum peixe. Mas o livro de Jonas conta a história de um peixe que passou mal quando ingeriu um homem. Acabou vomitando-o depois de três dias.
Deus mandou Jonas pregar para um povo, os Assírios, que eram o terror naquele tempo. Eles eram como um trator passando por cima de todos os povos em sua volta. Eles, os Assírios, eram uma grande ameaça ao reino do Norte.
Quando Deus disse para Jonas, o seu profeta, o seu servo, que a maldade dos Assírios havia chegado aos céus, e que caso os assírios não se arrependessem de toda a sua injustiça, eles, os assírios, seriam destruídos, Jonas fugiu. Jonas não obedeceu a Deus. Ele queria que Deus matasse, castigasse os assírios.
Este livro do Profeta Jonas é bem diferente dos outros livros proféticos no Antigo Testamento. Aqui nós encontramos mais a história do profeta do que propriamente a Mensagem do Senhor proclamada pelo profeta.
O livro do Profeta Jonas é um livro cómico, trágico, risível, hilário, triste, melancólico, deprimente. Aqui você encontra ironia, sarcasmos. Que história! Ao invés do profeta obedecer a Deus, ele desobedece; ao invés de pregar com amor, ele prega com ódio; ao invés de alegrar com as conversões, ele se aborrece; ao invés de dar testemunho para os marinheiros, são os marinheiros que dão testemunho para ele.
Jonas tinha tudo para ser feliz, tinha o chamado de Deus, a mensagem de Deus e o campo missionário. Infelizmente ele ficou na história como um profeta que fugiu e que, quando pregou, não o fez com amor. O livro de Jonas é o único na Bíblia que termina com uma pergunta, é Deus quem faz a pergunta para Jonas: Você tem compaixão de uma árvore pela qual você nunca trabalhou, e eu não posso ter compaixão de milhares de pessoas e animais que se encontram perdidos? Que o Jonas que habita em nós e que é desobediente e egoísta possa dar uma resposta para Deus. Ele está esperando. Um forte abraço.