Um breve esboço e uma breve reflexão devocional do Livro de Josué
Pastor Washington Roberto Nascimento
O título
1. O título deste livro vem de seu principal personagem: Josué - יְהֹושֻׁעַ - (lê-se: yeroshua - em hebraico).
2. O livro tem o mesmo título em todas as línguas em que se encontra escrito.
1. Em Hebraico: - יְהֹושֻׁעַ - (lê-se: yeroshua)
2. Em Grego, na LXX: ᾿Ιησοῖ - (lê-se: Iesoi)
3. Em Latim, na Vulgata: Iosue
4. Em Português: Josué
O autor
1. A tradição judaica por mais de dois mil e quinhentos anos atribui a Josué a autoria deste livro.
2. Testemunhos internos: Josué 5:1 e 24:26 dizem que Josué foi o autor deste livro. Há vários versículos que têm Josué como o sujeto dos verbo do texto bíblico.
3. Se o livro não foi escrito por ele, podemos dizer que, sem dúvida, que o livro é sobre ele, sobre suas palavras, suas ações e sua liderança.
Data
Este livro foi escrito entre o final do século XV e início do século XIII a. C.
Jesus Cristo e Josué
1. Josué tipifica Jesus.
2. O nome hebraico Josué, originalmente era: Oséias - הֹושֵׁעַ - (lê-se: roshea - Números 13:8), que significa Salvação, o qual Moisés mudou para Josué - יְהֹושֻׁעַ - (lê-se: yeroshua - Números 13:16), que significa: O Senhor é Salvação.
3. Josué trouxe vitória material para os filhos de Israel ao introduzi-los na Terra da Promessa, o mesmo fez Jesus trouxe vitória espiritual para todos os creem nele (Hebreus 2:10; II ao Coríntios 2:14; Romanos 8:37-39).
4. O homem que apareceu a Josué tudo indica que era Jesus (Josué 5:13-15). Foi o mesmo que apareceu a Moisés (Êxodo 3:2; veja também João 1:18).
5. O cordão de cor escarlata pendurado por Raabe (Josué 2:21; 6:25; Hebreus 9:19-22; 11;31), revela/aponta para o ensino bíblico de que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, não há salvação (Hebreus 9:22).
6. A salvação de Raabe foi tão notória e especial que ela se encontra mencionada na família de Jesus (Mateus 1:5).
7. Assim como Josué conduziu o povo de Israel à conquista da terra da promessa, da mesma forma Jesus conduz a sua igreja à conquista de todas as bênçãos espirituais de Seu Pai, o nosso Deus.
Notas gerais
1. O versículo chave - Josué 1:8.- Coloque-o em prática.
1.1. Leia a Palavra de Deus - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei"
1.2. "Medite no livro dia e noite" - pense/reflita nos ensinos do livro de Deus, carregue os ensinos do livro de Deus em seu coração 24 horas por dia, 7 dias na semana.
1.3. Aplique os ensinos deste livro em sua vida, obedeça, faça o que Deus está ensinando neste livro - "Tenha cuidado de fazer tudo o que nele está escrito".
1.4. Você prosperará e será bem sucedido
1.5. A ordem, a sequência, acima, estão baseadas no texto bíblico (Js. 1:8), e tal sequência faz toda a diferença. Não espere êxito, ser bem sucedido antes de fazer as primeiras coisas acima colocadas.
"Não deixe de ler as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido" Js. 1:8).
2. O capítulo chave - Josué 24 - Leia-o com toda a atenção. Eis algumas de suas lições:
2.1. A história da salvação (Js. 24:1-13) – Eleição, salvação, cuidado, providência, vitória, graça, etc.
2.2. O apelo de Josué (Js. 24:14) -Temer a Deus, servir a Deus, se libertar dos falsos deuses (dos enganos deste mundo).
2.3. A decisão de Josué (Js. 24:15) – Eu servirei ao Senhor; minha família servirá ao Senhor; nós serviremos ao Senhor a despeito de outras pessoas, incluindo conhecidos, amigos e parentes, não o servirem.
2.4. A decisão do povo em face do apelo e exemplo de Josué (Js. 24:16-24).
2.5. A celebração da aliança entre Deus o povo (Js. 24:25-27).
2.6. O povo vai para casa (Js. 24:28).
2.7. Josué vai para a Casa Eterna de nosso Deus (Js. 24:29).
2.8. O legado de Josué – como ele foi lembrado (Js. 24:31).
3. Alguns consideram o livro de Josué juntamente com o Pentateuco, daí o nome e a teoria do Hexateuco.
3.1. Crê-se que originalmente o que existiu foi o Hexateuco, e não Pentateuco.
3.2 A discusão, na verdade, gira em torno das seguintes teorias: Pentateuco, Hexateuco e, também, a teoria do Tetrateuco – o conjunto dos 4 primeiros livros da Bíblia sem, portanto, o livro de Deuteronômio e sem o livro de Josué como parte da obra original. Essa teoria do Tetrateuco nós já vimos nos estudos anteriores.
3.3. A teoria do hexateuco ensina que o que existiu originalmente não foi o Pentateuco, nem tão pouco oTetrateuco, mas o Hexateuco, o conjunto dos 6 primeiros livros da Bíblia, pois Josué, neste caso, é a conclusão natural da história e das promessas que temos desde de Gênesis até Deuteronômio.
3.4. Sem Josué, portanto, a obra original (tetrateuco ou pentateuco) estaria incompleta. Assim sendo, a teoria do hexateuco é lógica e natural com base no conteúdo do livro de Josué: a história da conquista da terra à luz de todo o conteúdo dos livros anteriores.
3.5. Mas o que prevaleceu foi o Pentateuco – O conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia. É isso que temos hoje em todas as Bíblias, incluisive a Bíblia Hebraica usada pelos rabinos e nas sinagogas em todo o mundo.
4. A mudança de hexateuco para pentateuco ocorreu por volta do século VI a. C. por ocasião do período da volta do Exílio Babilônio por conta do decreto de Ciro, Rei da Pérsia.
5. Pois, certamente que a divisão da terra entre os israelitas e a narrativa da conquista não seriam do agrado de Ciro (II Crônicas 36:22-23; Esdras 1;1-4).
6. Há duas grandes divisões neste livro:
6.1. A conquista da terra (1-12).
6.2. A ocupação e distribuição da terra (13-24).
7. A derrota de um povo por causa do pecado de um homem (7:1-24).
8. A vitória de um povo por causa de um homem (24:31). Josué influenciou positvamente à vida de incontáveis pessoas até hoje. Podemos influenciar positivamente ou negativamente nossas famílias, igreja, escola, trabalho, nação e o mundo inteiro.
¨ “Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué”.
9. Até o livro de Deuteronômio Deus havia se revelado através de sonhos (Gn. 37:5), visões (Gn. 15:1) e anjos (Êx. 3:2).
10. A partir do livro de Josué nós temos a revelação de Deus, de Sua Vontade, através da Palavra do Senhor (Js. 1:7-8; 24:26).
11. Com este sexto livro da Bíblia, nós aprendemos que não importa quanto extraordinário um servo de Deus possa ser, Ele, Deus, tem sempre um Josué para substituir Moisés, e fazer Sua obra prosseguir.
Pastor Washington Roberto Nascimento
Uma breve reflexão no livro de Josué
Pastor Washington Roberto Nascimento.
O livro de Josué é o sexto livro da Bíblia. Este livro conta a história do cumprimento das promessas de Deus feitas ao longo dos cinco primeiros livros da Bíblia.
É o livro da conquista. O povo do Senhor é apresentado como um povo vitorioso e seu líder, Josué, é descrito como um homem competente semelhante a Moisés.
Moisés atravessou o mar. Josué atravessou o rio. Moisés libertou o povo da escravidão. Josué conduziu o povo a vitória. Moisés falou de uma herança. Josué levou o povo a posse dessa herança. A nação que Moisés conduziu para fora da terra da opressão, Josué a conduziu para dentro da terra da promessa, da libertação.
As palavras chaves deste livro explicam o êxito de Josué. E nós as encontramos no início e no final deste livro. No início, Deus disse para o seu servo, Josué:
“Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js. 1:9).
E no final, nós encontramos Josué falando para o povo na esperança de que o povo fizesse o mesmo: Ele disse: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24:15). Josué não apenas serviu ao Senhor todos os dias de sua vida, mas ele levou o seu povo a servi-lo também (Js. 24:31). Como seria bom caso fossemos como Josué: Servissemos ao Senhor e levássemos toda a nossa família a servi-lo também!
Que você em suas lutas diárias possa ouvir a voz de Deus lhe dizendo: “Esforça-te, não temas, o Senhor é contigo”. E que você, também, semelhante a Josué, possa dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento