Um Breve Estudo no Livro de Neemias
Pastor Washington Roberto Nascimento
O título
O título deste livro diz respeito ao seu personagem principal: Neemias.
Seu nome em hebraico, língua original em que o livro foi escrito, נְחֶמְיָה - (lê-se: neremiah) - significa: Consolação do Senhor.
Autoria e data
1. De acordo com a tradição judaica este livro foi escrito por Esdras por volta do século V a.C.
2. Há quem acredite que Neemias seja o coautor desta obra.
3. Não há indicação de autoria deste livro nele ou em outra parte da Bíblia.
Notas gerais
1. Neemias lembra Jesus.
2. Ele, Neemias, largou o conforto do palácio para viver com o povo no trabalho de restauração (Fp. 2:5-8). Jesus largou o céu para viver na terra entre os homens.
3. Neemias era um homem que trabalhava para o rei da Pérsia. Era crente no Senhor, exemplo de fé, de compromisso com Deus e com seu povo.
4. Onde Neemias trabalhava? Na Fortaleza, na Casa do rei, na cidade de Susã, residência de inverno dos reis persas, uma das cidades mais antigas do mundo (Ne. 1:1).
5. Qual era a profissão de Neemias? Ele era: מַשְׁקֶה – (lê-se: mashkeh – Ne. 1:11) - em português: copeiro, garçom, mordomo.
6. Por que Neemias estava triste? Porque o povo de Deus, que vivia em Jerusalém, estava em grande miséria e desprezo. E a cidade de Jerusalém estava completamente destruída; os muros destruídos e as portas queimadas (Ne. 1:2-3; 2:2-3).
“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo”.
“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (Ne. 1:2-3).
“Por isso o rei me perguntou: Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração! Com muito medo”.
“E eu disse ao rei: Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo?" (Ne. 2:2-3).
7. Este livro começa e termina com oração:
7.1. Neemias 1:5
“E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos”.
7.2. Neemias 13:29.
“Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também o concerto do sacerdócio e dos levitas”.
8. Como pregar a Palavra de Deus (Ne. 8:8)?
“E leram no livro, na Lei de Deus, e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”.
9. O capítulo 3 de Neemias nos ensina muitas lições.
9.1. Há pessoas que Trabalham com ardor/zelo (Ne. 3:20).
“Depois dele Baruque, filho de Zabai, reparou com grande ardor/zelo outro trecho, desde a esquina do muro até à entrada da casa do sumo sacerdote Eliasibe”.
9.2. Há pessoas que fazem tarefas em equipe e trabalhos extras (Ne. 3:4,21).
“Meremote, filho de Urias, neto de Coz, fez os reparos do trecho seguinte. Ao lado dele Mesulão, filho de Berequias, neto de Mesezabel, fez os reparos, e ao lado dele Zadoque, filho de Baaná, também fez os reparos”.
“Em seguida Meremote, filho de Urias, neto de Coz, reparou outro trecho, desde a entrada da casa de Eliasibe até o fim dela”.
9.3. Há mulheres que trabalham (Ne. 3:12).
“E ao seu lado reparou Salum, filho de Haloés, líder da outra meia parte de Jerusalém, ele e suas filhas”.
9.4. Há gente que não faz coisa alguma (Ne. 3:5).
“O trecho seguinte foi reparado pelos homens de Tecoa, mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores”.
10. Neemias era um homem de ação e oração (Ne. 1:4; 2:4; 4:4,9; 6:9,14; 13:29).
11. Versículo chave (Ne. 6:3).
“E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer, porque cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
12. O trabalho de Neemias não era menos importante que o trabalho de Esdras.
13. Neemias foi um funcionário do Império Persa, ele ocupava um cargo de muita importância no Palácio do Rei. Ali ele vivia para Deus.
14. Ainda hoje Deus continua contando com diferentes pessoas, sejam elas profissionais do campo, da agricultura, da pecuária; ou da cidade, do escritório, da fábrica, das indústrias, das escolas; das repartições públicas ou privadas; civis ou militares. A história bíblica está cheia de exemplos a respeito deste assunto. Neemias e Esdras são dois bons exemplos de que Deus precisa e conta com todos os tipos de trabalhadores. Esdras era um sacerdote e Neemias era um leigo. Ambos de valor extraordinário.
Pastor Washington Roberto Nascimento.
Uma breve reflexão no Livro de Neemias
Pastor Washington Roberto Nascimento
O Livro de Neemias é um livro da Bíblia Hebraica, também conhecida como Antigo Testamento na Bíblia Protestante, onde faz parte dos livros conhecidos como históricos.
Na Bíblia Hebraica o livro de Neemias e o livro de Esdras são contados como apenas um livro. Eles pertencem a terceira e última parte do cânon hebraico conhecida como: Escritos - כְּתוּבִים – (lê-se: quetuvim).
O livro de Neemias é, em termos gerais, um relato na primeira pessoa de Neemias, um copeiro judeu do rei da Pérsia que retorna à cidade de Jerusalém no século V a.C. e se torna governador de Judá. A obra parece um livro de memórias na primeira pessoa.
O livro de Neemias, que tem 13 capítulos, pode ser dividido em duas partes:
A primeira parte descreve o retorno de Neemias à cidade de Jerusalém e a reconstrução dos muros (Ne.1-6);
A segunda parte descreve as reformas administrativas e religiosas que Neemias instituiu em Jerusalém (Ne. 7-13).
No início da história, Neemias recebe de seu irmão Hanani a notícia de que Jerusalém está em ruínas e seus habitantes estão em apuros (Ne. 1). Além de aceitar o plano de Neemias para restaurar a cidade (Ne. 2), o rei persa Artaxerxes concede-lhe apoio administrativo e financeiro para a missão (Ne. 2:7-8). Pouco depois de chegar a Jerusalém (Ne. 2:11), Neemias começou a restaurar os muros da cidade (Ne. 3), mas Sambalate, Tobias e Gesem, retratados como estrangeiros notáveis, tentaram detê-lo (Ne 4; 6:1-14). No entanto, o muro foi rapidamente concluído após cinquenta e dois dias de construção (Ne 6:15) e logo foi dedicado (Ne 12:27-43).
Esta história da construção, apresentada na primeira pessoa como a autobiografia de Neemias, constitui o núcleo do livro, mas foi amplamente expandida por editores posteriores para incluir muitos outros tópicos não relacionados à construção do muro.
Este é o caso das reformas socioeconômicas no capítulo 5 de Neemias. Este capítulo é muito provavelmente uma adição posterior, possivelmente relacionada com o capítulo 13.
A lista de exilados, por exemplo, que retornaram (Ne. 7:6–73) tem íntima relação com a lista que lemos em Esdras 2:1–70. A relação dessas passagens paralelas tem sido debatida entre os estudiosos do Antigo Testamento. Há estudiosos que acreditam tratar-se de um acréscimo tardio às memórias de Neemias (Ne. 8:9).
O relato em primeira pessoa de Neemias continua até o final do livro, seguindo um estilo autobiográfico. Neemias se revela neste livro não apenas como um líder na construção do muro, mas um líder nas questões sociais, políticas, diplomáticas e espirituais.
Este livro fala de um homem que nasceu no exílio, lá conquistou uma posição de honra na Corte do Império Persa. Neemias era o copeiro do rei (Ne. 1:11), isto significa dizer que ele tinha intimidade com a família real, era um conselheiro e confidente desta família. Embora vivendo na riqueza, ele não esqueceu do seu povo que vivia na pobreza em Jerusalém.
Muitos acreditam que Neemias conseguiu esse emprego no Palácio do rei Artaxerxes por causa da influência e possível pedido da própria rainha Ester, que foi a esposa do pai de Artaxerxes, o rei Xerxes, conhecido no livro de Ester como o rei Assuero. Artaxerxes foi o filho de Xerxes que com o pai reinou e a quem sucedeu no século V a.C.
Nós temos na Bíblia outros casos semelhantes a esse de duplicidade de nome. O sogro de Moisés é conhecido com Jetro e Reuel (Ex. 18:1 e Nm. 10:29). Um dos apóstolos de Jesus é conhecido como Simão, Pedro e Cefas (Mt.10:2; Mc. 3:16, e Jo. 1:42). Uma mesma pessoa com nomes diferentes.
Neemias foi uma pessoa chave na reconstrução do Muro de Jerusalém. Ele se revela um líder extraordinário. Logo depois que o muro foi reconstruído sob a direção de Neemias, o povo mergulhou no estudo bíblico sob os cuidados de Esdras. Esdras foi muito importante para Neemias e Neemias muito importante para Esdras. O povo de Deus precisa de ambos. Ainda hoje continuamos precisando dos dois tipos de trabalhadores para que o Reino de Deus prospere.
Não se engane pensando que o trabalho de Neemias não teve dificuldades. Neemias enfrentou problemas de toda sorte: materiais e espirituais. Ele venceu inimigos externos e internos. Neemias ficou como uma bigorna, até que o martelo da oposição se estraçalhou em vão batendo contra ele.
Foi um homem de ação e oração. Estas duas coisas precisam andar juntas na vida de qualquer pessoa ou igreja que queira agradar a Deus e ter vitórias. Leia, por favor, a respeito da vida de oração de Neemias (Ne. 1:4; 2:4; 4:9; 6:14; 13:14,29).
Faça como Neemias, não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento
¨