Esboço e Breve reflexão no Livro do Profeta Zacarias
Pastor Washington Roberto Nascimento
Título, Autoria e Data
1. O título deste livro em Hebraico é - זְכַרְיָה - (lê-se: zerrar`yar) - e significa: O Senhor se lembra. De certa forma o livro fala exatamente disto: O Senhor se lembra de seu concerto feito com os pais e por isso o povo de Israel será abençoado.
Zacarias 1:1.
“No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo”.
2. O texto de Zacarias acima citado ensina-nos:
2.1. Sobre o autor – Zacarias;
2.2. A data – No tempo do rei Dario - 521-486 a.C., período pós exílico, portanto.
2.3. A inspiração divina: Veio a palavra do Senhor.
3. O título deste livro em Grego, na LXX - Ζαχαρíας - (lê-se:zacarias ou zarrarias) - está de acordo com o título original em Hebraico. O mesmo podemos dizer a respeito do título em Latim, na Vulgata – Zaccharias.
Notas gerais
1. Jesus cita Zacarias como um profeta que foi morto pelos israelitas, e cujo sangue derramado seria requerido: Mateus 23:35.
“Para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem mataste entre o santuário e o altar”.
2. Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu e de Esdras.
3. Esdras 5:1. “Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles”.
4. Zacarias 9:9 é o versículo chave deste livro:
“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém, eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
5. A profecia de Zacarias 9:9 se cumpriu em Jesus, de acordo com Mateus 21:5.
“Dizei a Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga”.
6. O livro de Zacarias apresenta Jesus como:
6.1. O renovo – Zacarias 3:8.
“Eis que farei vir o meu servo, o renovo”. A palavra renovo significa: Ramo novo que cresce do toco de árvore cortada e do qual se origina nova árvore.
6.2. O Servo do Senhor – Zacarias 3:8. “Eis que eu farei vir o meu servo”.
6.3. O rei, justo, salvador e humilde, sentado num jumento – Zacarias 9:9.
“Eis aí te vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento”.
6.4. Pastor salvador – Zacarias 9:16 – “O Senhor, seu Deus, naquele dia, os salvará, como ao rebanho do seu povo”.
6.5. Pastor ferido – Zacarias 13:7. “Fere o pastor e as ovelhas ficarão dispersas”. Este texto se cumpriu, de acordo com as palavras de Jesus, em Mateus 26:31.
“Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizarei comigo, porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas”.
6.6. Traído por trinta moedas de prata – Zacarias 11:12-13.
“Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário, e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata. Então o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor”.
6.7. Aquele que foi ferido – Zacarias 12:10. “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito de graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram, pranteá-lo-ão como quem pranteia um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito”.
6.8. Aquele que remove o pecado e a impureza. Zacarias 13:1. “Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza”.
6.9. Ferido na casa de seus amigos. Zacarias 13:6. “Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Responderá ele: São as feridas com fui ferido na casa dos meus amigos”.
6.10. Rei de toda a terra. Zacarias 14:9. “O Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”.
6.11. O edificador do novo templo. Zacarias 6:12-13.
“E dize-lhe: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é renovo, ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de glória”.
7. Não devemos desprezar o dia das pequenas coisas, das coisas humildes. Zacarias 4:10. “Pois quem despreza o dia dos humildes começos?”
8. As coisas de Deus precisam ser feitas sem a força ou violência humanas. Elas precisam ser realizadas no poder do Espírito Santo. Zacarias 4:6. “Esta é a palavra do Senhor: nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito”.
Pastor Washington Roberto Nascimento
Uma breve reflexão no Livro do Profeta Zacarias - Parte 1
Pastor Washington Roberto Nascimento
Zacarias foi um profeta do período pós exílio, final do século VI a.C. Ele foi contemporâneo do profeta Ageu e de outros importantes líderes na reconstrução do templo, da cidade de Jerusalém, da nação de Israel. Ele foi sacerdote e profeta de Deus para o Seu povo e seu nome significa: O Senhor se lembra.
Jesus citou Zacarias como um dos servos do Senhor que foram perseguidos e assassinados pelos líderes de Israel (Mt. 23:35).
O livro de Zacarias pode ser dividido da seguinte maneira:
Primeira parte – do capítulo 1 ao capítulo 6 – onde temos as visões de Deus por parte do profeta, cheias de símbolos, em estilo apocalíptico.
A Segunda parte – capítulos 7 e 8 – onde temos explicações didáticas sobre nosso relacionamento com Deus.
Na terceira e última parte, do capítulo 9 ao 14, temos mensagens proféticas.
No livro de Zacarias nós encontramos inúmeras referências a Jesus, ao seu ministério, a sua obra e a sua pessoa:
Eis que farei vir o meu servo, o renovo (Zc. 3:8);
Nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz do Senhor (Zc. 4:6);
Alegra-te muito, ó filha de Sião! Exulta, ó Jerusalém! Eis aí vem o teu rei, justo, salvador, humilde, montado em um jumento, em um jumentinho (Zc. 9:9);
Pesaram, pois, o meu salário, 30 moedas de prata. Tomei as 30 moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor (Zc. 11:12-13);
Olharão para aquele a quem traspassaram; prantearão por ele como quem pranteia por um unigênito (Zc. 12:10);
O Senhor será Rei sobre toda a terra. Um só será o Senhor e um só será o seu nome (Zc. 14:9).
Em síntese, Zacarias fala de um futuro glorioso para o povo do Senhor a despeito do presente triste e deprimente. Seu livro pode ser considerado o Apocalipse do Antigo Testamento. Há uma mensagem de conforto para todos aqueles que confiam no Senhor, amam a justiça e procuram tratar as pessoas com humildade e compaixão. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento
Uma breve reflexão no Livro do Profeta Zacarias - Parte 2
Pastor Washington Roberto Nascimento
Não sabemos coisa alguma sobre a vida pessoal do Profeta Zacarias, exceto que ele era filho de Baraquias e neto de Ido.
O livro do Profeta Zacarias é um dos mais difíceis de interpretação no Antigo Testamento.
Há uma notável diferença entre os primeiros oito capítulos e os últimos seis deste livro em termos de vocabulário e estilo literário. De acordo com alguns estudiosos, os capítulos 1-8 são de uma pessoa (chamada Primeiro ou Proto-Zacarias), e os capítulos 9-14 de outra de outra pessoa (chamada Segundo ou Deutero-Zacarias).
Os primeiros capítulos de Zacarias relatam oito visões repletas de anjos e outros ricos simbolismos, com pronunciamentos éticos e um espírito de esperança. Esses capítulos destacam dois personagens importantes de Judá: o sumo sacerdote Josué, e o governador Zorobabel, descendente da Casa de Davi.
Os capítulos 9-14 do livro de Zacarias é conhecido como: Segundo-Zacarias. Essa segunda parte do livro não tem as características mencionadas no parágrafo acima.
Os capítulos 9-14 contêm uma série de pronunciamentos contra outras nações e profecias sobre o fim dos dias. O Templo não é mencionado, provavelmente porque já estava concluído.
O fato da Grécia - יָוָן - (lê-se: yavan – Zc. 9:13) - no texto da Septuaginta - Ἑλλήνων – (lê-se: rellénon – dos gregos) - ser mencionada em Zacarias 9:13, tem levado estudiosos acreditarem que esta segunda parte do livro foi escrita na época de Alexandre, o Grande, que morreu em 323 a.C.
Pastor Washington Roberto Nascimento