Esboço e Breve Reflexão
Um Breve Estudo no Livro de I Samuel
Pastor Washington Roberto Nascimento
1. Título
1. Na Bíblia Hebraica os livros de I e II Samuel são apenas um livro, o qual por sua vez é simplesmente chamado de: Livro de Samuel Álef e Beth - שְׁמוּאֵל א- שְׁמוּאֵל ב - (lê:se: Shemuel Álef - Shemuel Beth).
2. O nome Samuel em hebraico: שְׁמוּאֵל – (lê-se: Shemuel) – é composto por duas palavras: - אֵל (lê-se: ēl, “Deus”) - + - שָׁמַע (lê-se: shamaʿ, “ouvir, escutar”). Assim sendo, o nome - שְׁמוּאֵל – (lê-se: Shemuel) significa: Deus ouve.
3. A Septuaginta denomina I Samuel, II Samuel, I Reis e II Reis como: I, II, III e IV Reinos.
Βασιλειῶν Α (lê-se: Bassileion Alfa) I Samuel.
Βασιλειῶν Β (lê-se: Bassileion Beta) II Samuel.
Βασιλειῶν Γ (lê-se: Bassilieion Gama) I Reis.
Βασιλειῶν Δ (lê-se: Bassileion Delta) II Reis.
4. O título em Português encontra-se como nas Bíblias em Inglês, Francês, Espanhol etc.
5. O título deste livro: I Samuel, traz o nome de um de seus principais personagens – Samuel.
2. Data
1. Este livro trata de acontecimentos que pertencem aos séculos XI e X a. C.
2. Neste livro temos os dois últimos juízes de Israel: Eli e Samuel. É neste livro que temos o registro das mortes de Eli, Samuel e o rei Saul. Samuel ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Tudo isso encontra-se aqui neste livro com uma narrativa preciosa.
3. Como a morte de Saul ocorreu no final do século XI, por volta de 1010, este livro não foi escrito antes do século X.
3. Escritor
1. O escritor deste livro usou as obras de Samuel, Natã e Gade (I Cr. 29:29; I Sm. 10:25).
2. Deve ter sido uma escola de profetas que fez a redação final deste livro (I Sm. 10:5).
3. A tradição judaica diz que Samuel foi o autor do livro, mas sabemos que no capítulo 25 de I Samuel a morte de Samuel é registrada, assim sendo, Samuel não pode ser considerado o autor de toda a obra.
4. O Livro de I Samuel e Jesus
1. Samuel é um tipo que aponta para Jesus. Samuel foi profeta (I Sm. 7:3); juiz (I Sm. 7:6), e sacerdote (I Sm. 7:9), Jesus também.
2. O livro de I Samuel fala de Davi: De Belém, pastor de ovelhas, Rei de Israel (I Sm. 16:1-13). O que, também, aponta para Jesus.
5. Notas Gerais
1. Este livro tem cinco personagens centrais: Ana, Eli, Samuel, Saul e Davi.
2. Ana foi uma mãe que nos ensina a orar (I Sm. 1). Ela orou com sinceridade, perseverança, objetividade, coração, fé.
3. Ana foi uma mãe que nos ensina a louvar (I Sm. 2:1-10). Em seu louvor, ela exalta o Senhor como fonte: de alegria, força, salvação, santidade, estabilidade, segurança, Deus é Rocha (I Sm. 2:2), Sabedoria (I Sm. 2:3), Justiça, pois Ele rejeita os soberbos e exalta os humildes (I Sm. 2:3-10).
4. Eli foi um profeta fiel a Deus, mas ele teve filhos infiéis.
5. Eli foi humilde e sábio na orientação que deu a Samuel (I Sm. 3:9). O velho que soube ouvir o jovem. Não perdeu a paciência. Não repreendeu. Não gritou. Buscou entender. Percebeu que Deus estava agindo na vida do jovem Samuel. Eli deu a Samuel um precioso conselho, ele disse para Samuel - "Quando Deus lhe chamar, você deve dizer: Fala, Senhor, por que teu servo ouve" (I Sm. 3:8-9).
6. Samuel significa: Deus ouve. Ele é mencionado em Hebreus 11:32 como um exemplo de fé. Ele é, também, mencionado em Atos 3:24 como um dos profetas do Antigo Testamento que falaram sobre Jesus Cristo - No II livro de Samuel 7:12, Deus promete estabelecer o Reino de Davi através de sua semente. Tudo aponta para Jesus.
7. Saul merece quatro destaques:
7.1. Escolha divina (I Sm. 9:3-20). Ele saiu com um cabresto e voltou com um cetro.
7.2. Escolha profética (I Sm. 10:1). Teve um grande professor e amigo, Samuel. Mas não soube aproveitar.
7.3. Possuído pelo Espírito Santo (I Sm. 10:10). Mas ele entristeceu o Espírito do Senhor, apagou a Sua chama. Não obedeceu ao Senhor que lhe falava através de Seu servo Samuel.
7.4. Ele foi aclamado pelo povo (I Sm. 10:24).
8. Davi foi o homem segundo o coração de Deus (I Sm. 13:14). Não há título melhor para um servo de Deus.
9. O versículo chave deste livro: I Samuel 16:7.
"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (I Sm. 16:7)
10. A história de I Samuel, em síntese, mostra a transição de Israel de um grupo de tribos governadas por juízes para um reino unificado governado pelo Rei Davi em Jerusalém.
¨Pastor Washington Roberto Nascimento
O Livro de Primeiro Samuel – Uma Breve Reflexão
Pastor Washington Roberto Nascimento
Juntos, 1 e 2 Samuel formam um só livro na Bíblia Hebraica. A tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, foi a primeira versão a fazer divisão do material em I Samuel e II Samuel.
Samuel foi o autor desta obra, de acordo com a tradição judaica. O Livro de I Samuel pode ser considerado uma biografia da vida e carreira deste homem de Deus até sua morte.
Em I Crônicas 29:29 lemos que Samuel, junto com Natan e Gade, registraram os “atos do rei Davi”.
Os eventos no livro I Samuel ocorreram durante um período de cerca de 110 anos, estendendo-se desde os dias finais dos juízes, quando Samuel nasceu (cerca de 1120 a.C.) até a morte de Saul (1011 a.C.).
Neste livro podemos ver o nascimento de Samuel, seu chamado por parte de Deus e o ministério profético subsequente. Temos, também, a ascensão e queda do rei Saul e a unção e maturidade do jovem Davi.
Nesse período crítico da história de Israel, o povo de Deus se transformou de um grupo de tribos em uma nação unificada sob a liderança de um rei. Eles trocaram a turbulência da vida sob os juízes pela estabilidade de uma forte monarquia.
Samuel foi muito importante durante este período. Ele foi o último dos juízes. Ele foi juiz, profeta e sacerdote. Foi filho de Ana, a mulher de oração.
O nome: Samuel significa: Deus ouve. Foi ele, Samuel, quem fundou a monarquia e ungiu dois reis: Saul e Davi. Este último, Davi, ficou na história como o homem segundo o coração de Deus e como o autor de dezenas de salmos.
Grande parte do livro I Samuel narra as façanhas de Davi como jovem pastor, músico e guerreiro.
No livro I Samuel testemunhamos a vitória de Davi sobre Golias (I Sm. 17: 1–58), sua profunda amizade com Jônatas (I Sm, 18: 1–4) e sua crescente proeza militar (I Sm. 18: 5–30). Ele esperou pacientemente pelo trono. Ele, muitas vezes, foi perseguido e levado a se esconder por causa da inveja e ciúmes de Saul, mas Davi jamais se levantou contra o ungido do Senhor, embora tivesse oportunidade para fazê-lo.
O livro I Samuel termina com a morte de Saul (I Sm. 31: 1–13), que serve como um marco de divisão natural entre Primeiro Samuel e Segundo Samuel.
O livro I Samuel gira em torno de cinco nomes: Ana, Eli, Samuel, Saul e Davi. Estes personagens nos ensinam sobre a importância da oração, o valor da obediência, o perigo da desobediência e suas terríveis consequências, e sobre o que verdadeiramente importa para Deus, um coração quebrantado e contrito, pois obedecer de coração é melhor do que sacrifícios, porque o Senhor não vê como o homem vê, Ele sonda o coração (I Sm. 15:22; 16:7). Como seria bom caso aprendêssemos essas lições! Seríamos bênçãos e não maldição, tanto no tempo como na eternidade. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento