Esboço e Breve reflexão no Livro de I Reis
Um Breve Estudo no Livro de I Reis
Pastor Washington Roberto Nascimento
Título
1. Em hebraico o nome dos livros I e II Reis é:ספר מלכים - (lê-se: seifer melerrim - Livro dos Reis).
2. Os dois livros eram originalmente apenas um.
3. Na Septuaginta o título é:
Βασιλειῶν Γʹ - I Reis. (lê-se: Basileion Guimel)
Βασιλειῶν Δ - II Reis. (lê-se: Basileion Delta)
4. Os livros de I e II Reis são chamados na LXX de “gama” e “delta”, terceira e quarta letras do alfabeto grego, porque os livros de I e II Samuel são chamados de Livros dos Reinos “alfa” e “beta”, ou seja, primeira e segunda letras do alfabeto grego.
Βασιλειῶν Α - (lê-se: Basileion Alfa)
Βασιλειῶν Β - (lê-se: Basileion Beta)
Na Vulgata de Jerônimo o título é:
III Regum
IV Regum
Autoria
1. O autor do livro de I Reis é desconhecido.
2. De acordo com a tradição judaica talmúdica, o profeta Jeremias foi o autor deste livro.
O talmude é uma obra que trata da lei civil e cerimonial judaica. O talmude compreende a Mishná e a Gemara. Existem duas versões do Talmude: o Talmude Babilônico (que data do século V séc. d.C. mas inclui material anterior) e o antigo Talmude Palestino ou de Jerusalém do IV séc. d.C.
O talmude é um registro dos debates rabínicos nos séculos 2 a 5 sobre os ensinamentos do Antigo Testamento, principalmente da Torá. O talmude busca entender os ensinos do Antigo Testamento.
O termo hebraico talmude - תַּלְמוּד - (lê-se: talmud) – significa estudo ou aprendizagem. A palavra aluno, em hebraico - תַּלְמִיד – (lê-se: talmid) – tem a mesma raiz da palavra talmude.
3. O estilo literário de I e II Reis é profético. Os reis são considerados bons ou maus não de acordo com suas ações militares e políticas, mas de acordo com um princípio profético: Dar culto exclusivo ao Senhor em um lugar escolhido por ele.
O Tempo
1. O livro de I Reis cobre o seguinte período: desde os últimos dias do Rei Davi até a morte do rei Acabe, do Reino do Norte; e o reinado de Josafá, do Reino do Sul (Judá) - séc. X ao séc. IX a.C.
2. Uma coisa são os eventos descritos, outra coisa é o registro destes eventos. O registro é sempre em data posterior aos eventos narrados. Outra coisa importante sobre isso: a tradição oral do evento ocorrido precede ao seu registro.
3. Baseados em I Reis 8:8 e 12:19 podemos dizer que este livro foi escrito antes do exílio babilônico – 586 a.C.
O Esboço
I - O Reino Unido sob Salomão (I Rs. 1-11).
II – O Reino Dividido (I Rs. 12 a II Rs. 17).
III – O Reino do Sul (O Reino de Judá - II Rs. 18 a II Rs. 25).
Jesus e o livro de I Reis
1. A glória e a sabedoria de Salomão (I Rs. 4:29-34), apontam para a glória e sabedoria de Jesus.
“E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.”
"E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios."
"E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor."
“E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.”
“Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.”
“E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.”
2. Jesus excedeu a Salomão.
Mateus 12:42.
“A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.”
Ageu 2:9.
“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos."
Neste texto, acima, do profeta Ageu, aprendemos que a glória do segundo templo seria maior do que a glória do primeiro templo construído por Salomão. Essa palavra se cumpriu quando o Senhor Jesus Cristo foi apresentado no templo e o frequentou. A grandeza do templo estava naquele que nele esteve: Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Notas gerais
1. Os dois grandes personagens deste livro são: O rei Salomão e o profeta Elias.
2. O desafio do profeta Elias contra os profetas de Baal (I Rs. 18:22-46).
2.1. Quando 1 vale mais que 450.
“Quem responder com fogo, esse será Deus” (I Rs. 18:24).
O Senhor respondeu: “Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto” (I Rs. 18:38).
2.2. A glória é do Senhor e não de Elias.
2.3. O Deus de Elias não é um deus novo (I Rs. 18:36).
“O profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que és Deus em Israel."
2.4. Elias era um homem como nós. Se Deus o usou, também pode usar-nos igualmente (Tg. 5:17-18).
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orando, pediu que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra."
“E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."
Os reis de Israel representavam o Governo de Deus, mas Deus nunca abdicou de sua soberania.
A Soberania de Deus jamais foi anulada pelos reis de Israel falhos e pecadores, semelhante à Igreja que é o Corpo de Cristo.
Ao lermos os livros dos Reis aprendemos que a Soberania de Deus é sutil e silenciosa e que se revela através de seus juízos e salvação, mas o mundo não vê, pois é cego, e não tem fé.
Pastor Washington Roberto Nascimento.
Uma breve reflexão no Primeiro Livro dos Reis
Pastor Washington Roberto Nascimento
Os livros de I e II Reis formavam um só grande livro ou uma só obra. Foram divididos pela primeira vez por ocasião de sua tradução para o Grego, por volta do ano 300 a.C. Essa obra é conhecida como Septuaginta (LXX).
O Primeiro Livro dos Reis é a continuação da história que temos no Segundo Livro de Samuel.
O Primeiro Livro dos Reis começa com os últimos dias do Rei Davi, suas últimas palavras e morte, capítulos 1 e 2. Em seguida nós temos a história do Rei Salomão. Um dos personagens bíblicos mais notáveis e que foi, também, um grande escritor. Seu pai, Davi, em seu último conselho a seu filho, o chama de sábio e diz confiar em sua sabedoria (I Rs. 2:6-9).
No início do seu reinado, Deus apareceu a Salomão num sonho e lhe disse que escolhesse o que desejasse. Ele escolheu sabedoria (I Rs. 3). O que você tem escolhido? O que você tem pedido a Deus?
A sabedoria foi a escolha mais importante na vida do Rei Salomão. A construção do templo foi a maior de suas obras.
A primeira oração de joelhos registrada na Bíblia foi feita por Salomão (I Rs. 8:54). Outros, também, fizeram o mesmo, isto é, oraram de joelhos e merecem destaque: Daniel, o profeta de Deus na Babilônia (Dn. 6:10); Jesus, o Filho de Deus (Lc. 22:41), e Paulo, o apóstolo do Senhor Jesus (Ef. 3:14).
No capítulo 11 do Primeiro Livro dos Reis temos a divisão do Reino Unido. O que provocou tal desastre? A carga tributária insuportável para sustentar um estado inchado marcado pela opulência, mordomias aviltantes, luxúria, orgulho, decadência moral, insensibilidade e ineficiência, provocou tal desastre, a guerra civil e a divisão do país em dois - Reino do Sul, também conhecido como Reino de Judá; e Reino do Norte, também conhecido como Reino de Israel.
O Reino do Sul começa com o Rei Roboão, filho de Salomão. E o Reino do Norte começa com o Rei Jeroboão. Em ambos os reinos nós encontramos a apostasia espiritual ao longo da história. Ninguém cai no abismo com apenas um passo. O declínio espiritual foi como um câncer que lentamente se desenvolveu e destruiu a nação por inteiro.
É claro que Deus mandou os seus profetas, em especial o profeta Elias (I Rs. 17-22). Mas os governantes e o povo, como um todo, não ouviram.
O Primeiro Livro dos Reis termina falando do profeta de Deus, Micaías. Ele é um exemplo de fé e coragem, semelhante ao profeta Elias. Foi um exemplo de obediência incondicional a Deus.
O Primeiro Livro dos Reis nos ensina muitas coisas e entre elas, nós temos o ensino da soberania de Deus não apenas nos locais de culto, ou nos afazeres particulares de nossas vidas, mas sobre todas as nações, sobre todos os povos da terra, sobre o universo. Muitas vezes não conseguimos ver a direção ou soberania de Deus claramente devido a nossa limitação de tempo e espaço, e devido as nossas imperfeições e fraquezas, mas a soberania de Deus é um dos ensinos mais enfáticos nas Escrituras, e aqui neste livro nós a encontramos a despeito daqueles que a desconhecem ou a desprezam.
Em ambos os livros, I e II Reis, o desempenho de cada rei é julgado/avaliado não por realizações políticas, mas por critérios teológicos/religiosos. Todos os reis do reino do norte são, consequentemente, apresentados de forma negativa porque não reconheceram a legitimidade exclusiva do culto em Jerusalém a um único Deus - יהוה - (o Tetragrama sagrado - o nome de Deus) - o Senhor. Por frequentarem os centros de adoração do norte estabelecidos por Jeroboão I (I Rs. 12:25-33), todos eles foram levados a participar do pecado de Jeroboão. Dos reis do sul, apenas Ezequias (II Rs. 18-20) e Josias (II Rs. 22-23) receberam aprovação extraordinária (II Rs. 18:1-8; 23:24-25). Ao instituir reformas no culto que sustentavam os requisitos do Pacto, conforme estabelecido no livro de Deuteronômio (Dt. 5; 12; 27; 28 - dar culto exclusivo ao Senhor em um lugar central determinado pelo Senhor), eles ganharam elogios do historiador e cremos que, também, de Deus. Sigamos os seus exemplos.
Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento