Esboço e Breve Reflexão
Um Breve Estudo no Livro de II Samuel
Pastor Washington Roberto Nascimento
Título - Tema
Sobre o título de II Samuel podemos dizer o mesmo que foi dito sobre I Samuel.
Além do que já dissemos em I Samuel, podemos destacar o capítulo 7 de II Samuel como um dos mais importantes de toda a Bíblia.
No capítulo 7 de II Samuel, Davi fala de seu desejo de edificar uma casa para Deus; mas Deus disse para Davi: Eu é quem vou edificar uma casa para você; e estabelecerei o seu reino para sempre.
Embora o escritor bíblico possa ter pensado no cumprimento dessa palavra do Senhor na vida de Salomão, um dos filhos de Davi, sabemos que o cumprimento pleno dessa palavra de Deus tomou lugar na vida de Jesus Cristo, o filho de Davi, escolhido por Deus, de acordo com os registros do Novo Testamento.
O Salmo 89:3-4, (entre outros textos bíblicos), nos ensina que o concerto, o pacto, a aliança -- בְּרִית - (lê-se: berith) - ocorreu neste contexto de II Samuel capítulo 7.
Essa aliança entre Deus e Davi é mencionada em II Samuel 23:5 literalmente. A palavra hebraica - aliança - encontra-se no texto - בְּרִית - (lê-se: berith).
1. Na Bíblia Hebraica os livros de I e II Samuel são apenas um livro, o qual por sua vez é simplesmente chamado de: Livro de Samuel Álef e Beth - שְׁמוּאֵל א - (lê-se: Shemuel Álefe) שְׁמוּאֵל ב - (lê-se: Shemuel Bet)
2. A Septuaginta denomina I Samuel, II Samuel, I Reis e II Reis como: I, II, III e IV Reinos. Veja a seguir:
Βασιλειῶν Α I Samuel. (lê-se: Basileion Alfa)
Βασιλειῶν Β II Samuel. (lê-se: Basileion Beta)
Βασιλειῶν Γ I Reis. (lê-se: Basileion Gama)
Βασιλειῶν Δ II Reis. (lê-se: Basileion Delta)
Autoria
O autor de II Samuel não é mencionado neste livro ou em qualquer outra parte da Bíblia.
O autor deste livro, provavelmente, usou o livro do Reto (II Samuel 1:18) e as Crônicas dos Profetas Natã e Gade (I Crônicas 29:29).
II Samuel e Jesus
1. II Samuel fala de Davi, o Rei de Israel.
2. Jesus é apresentado no Novo Testamento como o Filho de Davi (Mateus 1:1; 9:27; 21:9; etc).
3. O que Deus prometeu a Davi (II Samuel 7:12-16), cumpriu-se em seu filho Jesus (Lucas 1:32-33).
Notas Gerais
1. O texto chave: II Samuel 7:12-13.
“Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele”.
“Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre”.
2. Esboço do livro
2.1. Ascensão de Davi (1-10).
2.2. Queda de Davi (11-20).
2.3. Os últimos dias de Davi (20-24).
3. Preparo de Davi para ser um líder do povo de Deus.
3.1. Convocado de um curral de ovelhas (I Samuel 16:11-13).
3.2. Vitorioso sobre Golias (I Samuel 17).
3.3. Perseguido por Saul (I Samuel 18-31).
4. A atitude de Davi diante da morte de Saul é um exemplo que devemos seguir (II Samuel 1:17-27).
5. O problema não é o nosso pecado, mas a nossa falta de humildade para confessá-lo e a nossa falta de arrependimento. Davi foi exemplo para nós (II Samuel 12).
6. II Samuel é o livro das lágrimas de Davi.
6.1. Ele chorou pela morte de Saul e Jônatas (II Sm. 1:17-27).
6.2. Ele chorou pela morte de seu filho com Bate-Seba, a mulher de Urias (II Sm. 12:15-21).
6.3. Ele chorou pela morte de seu filho Absalão que se levantou contra ele (II Sm. 18:33).
7. Uma das últimas palavras de Davi em II Samuel foi: "Muito pequei no que fiz, ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo porque procedi mui loucamente" (II Sm. 24:10).
8. I Samuel conta a ascensão e queda e Saul. II Samuel conta a ascensão e queda de Davi.
9. A história bíblica, isto é, de seus personagens, é a nossa história, cheia de ascensão e queda. Só pela Graça de Deus revelada em Cristo e por Cristo o Reino de Davi foi estabelecido para sempre. O mesmo acontece com a nossa vida, nossa família e nosso ministério. Sola Gratia! Soli Deo Gloria!
Pastor Washington Roberto Nascimento
Uma breve reflexão sobre II Samuel
Pastor Washington Roberto Nascimento
O livro II Samuel é a continuação do livro I Samuel. Este livro conta a história do segundo rei de Israel, Davi. Conta as suas lutas contra os inimigos de dentro e de fora do seu reino. Davi se revela neste livro como um homem de profunda fé e devoção a Deus, mas ele não foi perfeito. A Bíblia ensina que perfeito, somente Deus, o Senhor (Mc. 10:17-18; Tg. 1:17; Rm. 3:10).
Davi cometeu pecados terríveis de grande crueldade e violência (II Sm. 11). A Bíblia não esconde os pecados, as falhas dos homens de Deus, isto porque a Bíblia não é a história dos homens de Deus, mas do Deus destes homens. Como seria bom caso o livro II Samuel terminasse no capítulo 10!
Graças a Deus II Samuel não termina no capítulo 11. No capítulo 12 nós temos o arrependimento de Davi relacionado ao pecado, melhor dizendo: aos pecados que ele cometeu no capítulo 11. Depois que seus olhos foram abertos para enxergar o seu terrível pecado, o rei Davi disse: “Pequei contra o Senhor”. Diante de tal confissão de arrependimento sincero, o profeta de Deus, Natan, lhe disse: “Também o Senhor te perdoou o teu pecado” (II Sm. 12:13).
No Novo Testamento aprendemos que Jesus é o filho de Adão, filho de Abraão, filho de Davi (Mt. 1:1; Lc. 3:23-38; At. 13:22,23; I Co. 15:45). Na verdade, todos esses nomes bíblicos citados aqui atrás apontam para Jesus, o Filho Deus. Eles foram sombras. Adão foi sombra do homem perfeito cuja estatura nós precisamos buscar, que é Jesus. Abraão foi sombra daquele em quem todas as famílias da terra são abençoadas verdadeiramente, isto é, em Jesus. Davi foi sombra do Rei dos reis, Senhor dos senhores, Jesus.
No capítulo final de II Samuel, nós temos a compra que o Rei Davi fez de um terreno que pertencia a um homem chamado Araúna. Este insistiu em doá-lo ao Rei, mas o rei Davi insistiu em pagar o preço devido, pois não queria oferecer ao Senhor algo que não lhe custasse coisa alguma (II Sm. 24:18-25). Mais tarde, neste lugar foi construída a Casa do Senhor, um grande templo, pelo rei Salomão, filho de Davi (I Cr. 21;22).
No livro de II Samuel temos grandes bênçãos, mas também temos pecados, tristezas e aflições. Mas se formos iluminados pelo Espírito Santo do Senhor veremos também a Graça do Senhor aqui. E, assim descobriremos que onde abundou o pecado, superabundou a graça. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento