Esboço e Breve Reflexão
Um Breve Estudo No Segundo Livro das Crônicas
Pastor Washington Roberto Nascimento
O Título
1. O que foi dito em nosso estudo no Primeiro Livro das Crônicas pode, também, ser dito a respeito do Segundo Livro das Crônicas.
2. A palavra crônica em Português significa: Narração histórica ou registro de fatos comuns. Eis o significado do título de nosso livro bíblico na língua portuguesa.
3. No Hebraico, língua original em que este livro foi escrito, o seu título é: דברי הימים- (lê-se: divrei raiamim).
Em Hebraico o significado literal do título deste livro é: Palavras dos dias.
4. Na LXX, Bíblia Grega, traduzida do Hebraico para o Grego, por volta do ano 300 a.C., na cidade de Alexandria, Egito, por cerca de 70 judeus eruditos em Hebraico e Grego, o título é: Παραλειπομένων (lê-se: paraleipoménon), que significa: Coisas colocadas (ou recebidas) do lado.
Data e Autoria
1. Tanto o Primeiro Livro das Crônicas, quanto o segundo livro foram escritos pelo escriba e sacerdote Esdras, que foi importantíssimo na reedificação da Casa do Senhor (Esdras 4:1-2), por volta do século V a. C.
2. Os textos de II Crônicas 36:22-23, e Esdras 1:1-3 apontam para o decreto do imperador Medo-Persa, Ciro, que ungido pelo Senhor, ordenou a volta do povo de Deus para a sua terra, e isto aconteceu por volta de 536 a. C. (Isaías 45:1).
3. Jeremias 25:11,12; 29:10; e Daniel 9:2 tratam destes 70 anos de cativeiro: De 606 à 536 a. C.
“Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar” (Jr. 29:10).
Jesus e o Segundo Livro das Crônicas
1. O personagem principal do Segundo Livro das Crônicas foi Salomão. Há muitos paralelos entre ele e Jesus.
2. O nome de Salomão significa: Paz ou Pacificador – שְׁלֹמֹה - (lê-se: Shelomor). Mas a Paz verdadeira só vem de Jesus, o Messias (Jo. 14:27; 16:33; I Cr. 22:9; Is. 9:6).
3. A sabedoria de Salomão se tornou notória em todo o mundo, mas a de Jesus foi ainda maior (Mt. 12:42, II Cr. 9:1-7).
Mateus 12:42 - “A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.”
“E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém, para prová-lo com questões difíceis, com um grande séquito, e com camelos carregados de especiarias; ouro em abundância e pedras preciosas; e foi a Salomão, e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.”
“E Salomão lhe respondeu a todas as suas questões; e não houve nada que não lhe pudesse esclarecer.”
“Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara.”
“E as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus servos, o estar dos seus criados, e as vestes deles; e os seus copeiros e as vestes deles; e a sua subida pela qual ele chegava à casa do Senhor, ela ficou como fora de si.”
“Então disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria”.
“Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi.”
“Bem-aventurados os teus homens, e bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e ouvem a tua sabedoria!”
4. Salomão edificou um templo que foi destruído. Veja a relação de Jesus com o templo.
4.1. Jesus é maior que o templo (Mateus 12:6).
4.2. Jesus destrói o templo e o reedifica em três dias (João 2:19).
4.3. Jesus edifica a sua Igreja (Mt. 16:18), que é o seu corpo (I Cr. 12:27), que o inferno jamais poderá destruir.
4.4. Jesus mesmo é templo para os adoradores de Deus na eternidade (Ap. 21:22).
Notas Gerais
1. Grandes avivamentos são encontrados neste livro:
1.1. O Avivamento no tempo do rei Asa – (II Cr. 15:1-2).
“O Senhor está convosco enquanto vós estais com ele.”
1.2. Avivamento no tempo do rei Josafá – (II Cr. 20:13-15).
“E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos, então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação e disse: “Não temais, a peleja não é vossa, mas de Deus”.
1.3. Avivamento no tempo do rei Joás – (II Cr. 24:8-10).
“Então todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e trouxeram o imposto que Moisés havia determinado, até acabar a obra”.
1.4. Avivamento no tempo do rei Ezequias – (II Cr. 29:11).
“Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros”.
1.5. Avivamento no tempo do rei Josias. (II Cr. 34:15; 35:18).
“Achei o livro da lei, na casa do Senhor”.
“Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nenhum dos reis de Israel celebrou tal páscoa, como a que celebrou Josias”.
2. Um dos textos mais conhecidos e lindos de avivamento encontra-se neste livro, em II Crônicas 7:14.
“Se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, e me buscar; e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
3. As lições do Avivamento.
3.1. O que o povo de Deus precisa fazer?
3.1.1. Humilhar.
3.1.2. Orar.
3.1.3. Buscar a face do Senhor.
3.1.4. Converter de seus maus caminhos.
3.2. O que Deus promete fazer?
3.2.1. Ouvir.
3.2.2. Perdoar.
3.2.3. Sarar.
Pastor Washington Roberto Nascimento.
Uma breve reflexão no Segundo Livro das Crônicas.
Pastor Washington Roberto Nascimento.
O Segundo Livro das Crônicas de Israel é a continuação do Primeiro Livro das Crônicas. Seu autor é Esdras, sacerdote e mestre em Israel (Ed. 7:11,12,21). Trata-se de um livro de história e sua ênfase encontra-se no Reino de Judá, isto é, no Reino do Sul, e não no Reino do Norte, também conhecido como o Reino de Israel.
O escritor bíblico de Crônicas é um sacerdote, Esdras; diferente do escritor de I e II Reis que é um profeta, possivelmente Jeremias.
O Segundo Livro das Crônicas começa e termina falando do templo. No início do livro temos a construção do templo, mas no final temos a sua destruição. O templo era um lugar muito especial para um sacerdote, pois ele cuidava do culto que acontecia dentro da casa do Senhor.
O maior registro bíblico de guerra entre dois exércitos, em termos de números de soldados, encontra-se em II Crônicas 14. O Reino do Sul, que tinha um exército de 580 mil soldados, sob o comando do rei Asa, lutou contra um exército inimigo, os etíopes, um milhão de soldados. O escritor bíblico diz que o Senhor venceu a batalha em favor de seu povo (II Cr. 14:12).
A conversão do pior rei de Israel, Manassés, encontra-se em II Crônicas 33. Ele queimou seus filhos em sacrifício (II Cr. 33:6). Ele fez pior que os reis que não conheciam a Palavra do Senhor em termos políticos, justiça social e culto (II Cr. 33:9). Ele encheu Jerusalém de sangue (II Rs. 21:16). Ele foi um monstro. Que milagre foi a sua conversão! A Bíblia diz que na sua angústia, Manassés buscou ao Senhor, se humilhou diante de Deus e orou. Deus ouviu a sua oração e ele reconheceu que só o Senhor é Deus (II Cr. 33:12-13). O Deus revelado na Bíblia está sempre pronto para perdoar a qualquer pecador que se arrependa, por pior que tenha sido (Sl. 86:5; II Pe. 3:9).
O rei mais novo na história de Israel no Antigo Testamento foi Josias, que começou a reinar com 8 anos de idade (II Cr. 34:1).
O Segundo Livro das Crônicas pode ser dividido em três partes:
Do capítulo um ao capítulo nove: O Reino de Salomão, o templo e a sua fama;
Do capítulo dez ao capítulo trinta e cinco: Os Reis de Judá, suas guerras e vitórias;
E, o capítulo trinta e seis: O cativeiro na Babilônia e a restauração.
Além de Salomão, alguns reis merecem destaque neste livro por causa de sua dedicação a Deus, a Sua Palavra e ao Seu povo: Asa, Joás, Josafá, Ezequias e Josias. Foi no reino de Josias que a Palavra foi encontrada dentro da Casa do Senhor (II Cr. 34:15). Isto significa dizer que a Palavra de Deus estava perdida dentro da própria Casa de Deus.
O versículo chave deste livro é II Crônicas 7:14.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.
Eis a base de qualquer avivamento espiritual e restauração de vida. É Deus mesmo quem está falando, e como seria bom caso ouvíssemos a Sua Palavra e colocássemos em prática os seus conselhos. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento