A Igreja de Jesus e o Espírito Santo
“Recebereis a virtude do Espírito Santo” (At. 1:8).
O que era importante para a Igreja primitiva precisa, também, ser importante para os cristãos nos dias de hoje.
A igreja que nós encontramos no livro dos Atos dos Apóstolos estava preocupada em louvar a Deus e levar às outras pessoas a mensagem de Jesus. Isto era feito pelo poder do Espírito Santo e os resultados – as conversões - foram surpreendentes. Eis o que precisamos fazer sob pena de perda de identidade.
A principal força organizadora e motivadora na vida dos crentes dos tempos dos apóstolos era o próprio Espírito Santo. Como precisamos desta força ainda hoje! Não a força do dinheiro e da tecnologia.
O Espírito Santo é quem dava aos servos de Deus a mensagem que deviam pregar, bem como a intrepidez. A inspiração e o fervor para louvar em todo o tempo e o tempo todo. O conhecimento de regras de exegese e hermenêutica e de técnicas de canto e de instrumentos musicais, de nada serve caso não esteja debaixo da unção do Espírito.
A dependência que a Igreja tinha da direção do Espírito Santo é clara no livro de Atos. É por causa disto que vários comentaristas do Novo Testamento preferem chamar este livro não de Atos dos Apóstolos, mas, antes, como Os Atos do Espírito Santo.
Sabemos que quando Jesus morreu na cruz os seus discípulos ficaram desiludidos. Eles não esperavam a morte de Jesus. Mesmo depois da ressurreição do mestre eles estavam perplexos e apreensivos.
Mas quando o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes primitivos, eles experimentaram uma força inexplicável que os fizeram amar uns aos outros, realizarem o seu máximo e melhor para salvar e edificar vidas.
Aprendemos no Novo Testamento que a Igreja não foi criada por homens, mas pelo próprio Deus através de Seu Santo Espírito.
Hoje, precisamos fazer melhor do que ontem, e amanhã, melhor do que hoje. Só pelo poder do Espírito Santo isto será possível. Os problemas contábeis, jurídicos, legais e legalistas podem sufocar a Igreja e extinguir o Espírito.
Oremos para que a exortação bíblica tenha lugar nas nossas vidas: “Enchei-vos do Espírito” (Ef. 5:18). Sem isto não somos Igreja de Jesus, mas apenas um vale de ossos secos com rol de membros, cnpj, e conta bancária. Uma instituição “legal”, mas não o Corpo Vivo de Cristo.
Pastor Washington Roberto Nascimento.