A importância da sinergia para o bem

Data publicação 09/04/2019

A importância da sinergia para o bem

É melhor serem dois do que um (Ec. 4:9).

Sinergia é quando duas ou mais pessoas se unem para realizar um trabalho. Este esforço faz com que o todo seja maior que a soma das partes. Sinergia faz com que um mais um seja mais do que, simplesmente, dois. Quando nos unimos somos mais fortes que imaginamos. Jesus sabia disso.

Ele ensinou sobre o valor da sinergia quando chamou doze apóstolos para com ele realizarem o sonho de Deus: a salvação do mundo, a criação de uma nova humanidade onde a principal lei é o amor que se revela no cuidado mútuo, no respeito pelo outro por mais diferente que ele seja de mim.

Jesus enviou os setenta discípulos de dois em dois (Lc. 10:1). Ele orou pela união de sua igreja (Jo. 17:11). Ele pediu para que os seus seguidores, que hoje são milhões na terra, fossem um: Sinergia. Como estamos distantes de Seu ideal!

Quando a morte de Jesus estava próxima de tomar lugar na história, ele disse aos seus apóstolos: Ficai aqui e velai comigo (Mt. 26:38). Para realizarmos grandes coisas precisamos do companheirismo, do amigo ao nosso lado.

A sinergia ensina que juntos podemos realizar coisas que seriam impossíveis caso estivéssemos sozinhos. Tudo isso por causa da combinação e conjunções de conselhos, habilidades, inteligência, força e sabedoria que somam quando estamos juntos em amor.

A dissensão, a desunião, as brigas impedem a sinergia para o bem. Precisamos aprender a atrair as pessoas ao invés de afastá-las. Somos um time cujo treinador é Jesus e quão bom e maravilhoso seria caso nós, como atletas, vivêssemos unidos como irmãos não apenas na igreja, mas no lar também! Que sinergia teríamos! Veríamos pessoas comuns realizando coisas incomuns, gente ordinária conseguindo coisas extraordinárias.

Pastor Washington Roberto Nascimento.