A Necessidade de Sabedoria para Viver
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12).
Há uma grande diferença entre a maneira de educar de nossos pais e avós e a nossa maneira. Tudo que eles faziam, faziam-no com autoridade. Mesmo quando errados eles não tinham dúvida.
Hoje, tudo que fazemos, mesmo que com absoluta certeza, fazemos com hesitação e muitas dúvidas. O que não faz bem nem a nós, nem aos nossos filhos.
Estamos empenhados em não estragar os nossos filhos, mas parece que é exatamente isto que estamos fazendo. Nossa insegurança sobre como educar e nossa falta de habilidade para fazê-lo com competência têm sido um desastre em suas vidas presentes e certamente com terríveis consequências futuras.
Temos acesso a muitas informações sobre como educar, mas não temos tempo para parar, meditar e tomar uma decisão. Há pais que trabalham duro, várias horas por dia. Os filhos voltam da escola com tarefas que muitos pais não sabem como ajudar; o que gera frustração em todos.
Já foi o tempo em que a mãe ficava em casa cuidando dos filhos. Hoje, muitas mulheres trabalham fora de casa para ajudar no sustento da família. Quando chegam têm pouco tempo para cuidar da casa, da comida e dar atenção para os filhos e marido. Cansadas, estressadas e com sentimento de culpa não poucas vezes acabam doentes. Mulheres estão morrendo mais por causa de problemas cardíacos de acordo com a sociedade brasileira de cardiologia.
Precisamos urgentemente de fazer a oração de Moisés: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Em síntese: Ó Deus, ensina-me a viver.
Só com sabedoria podemos viver de maneira inteligência com Deus e com os homens. Só com sabedoria se edifica o lar e instrui a criança no caminho que se deve andar.
Pastor Washington Roberto Nascimento.