A voz de Deus.
“Eis que veio uma voz mansa e delicada, e ao ouvi-la, Elias cobriu o seu rosto, e o Senhor lhe disse: O que fazes aqui?” (I Reis 19:11-13).
Para decepção de muitos a voz de Deus não estava no vento fortíssimo, nem no terremoto, nem no fogo.
Ao longo da Bíblia nós encontramos a voz de Deus de maneira surpreendente e em lugares que antes não podíamos imaginar.
Deus tem falado, ao longo da história, muitas vezes e de muitas maneiras e em diferentes lugares (Hb. 1:1).
A voz de Deus busca restaurar a comunhão conosco. “Onde estás?” Foi a pergunta dele aos nossos pais, quando esses se perderam (Gn. 3:9). Sua voz nos leva de volta a Ele.
“Considerai os vossos caminhos” (Ag. 1:5). Foi a Sua voz convidando o seu povo para pensar sobre suas escolhas e ações. Vive melhor, quem aprende a pensar antes de falar e agir. Sua voz nos ensina em que caminho andar.
Não apenas nas sentenças interrogativas e afirmativas podemos ouvir a voz de Deus, mas nos vocativos também. “Moisés, Moisés!” (Êx. 3:4); “Saulo, Saulo!” (At. 9:4). Sua voz nos chama de maneira direta. Ele nos conhece pelo nome.
Infelizmente, há muitos que não conseguem entender a voz de Deus. Eles esperam ouvir literalmente a Sua voz como se fosse a mesma mecânica ou processo humano envolvendo o córtex auditivo, o tímpano, o martelo, a bigorna e o estribo.
Quantas vezes deixamos de ouvir, isto é, entender a voz de Deus falando conosco através da natureza, de uma música, de um gesto de coragem e bondade, de uma palavra e até mesmo no silêncio (Sl. 19).
Corremos o risco de ouvir a Sua voz repetidamente, mas sem entender. Olhamos várias vezes, porém não o vemos. Trata-se de uma mente doente, incapaz de entender (Is. 6:9-10).
Não tenho certeza se é humilhante ou confortador perceber que nós (ou pelo menos eu) sofremos do mesmo tipo de dificuldade de ouvir (entender) a voz de Deus no mundo ao nosso redor como o profeta Elias, Eli, Samuel, Pedro (I Sm. 3; At. 9) e muitos israelitas ao longo das páginas da Bíblia
Como seria bom caso ouvíssemos a voz do Senhor! Ele fala, ainda hoje, através de Sua Palavra e de Seu Espírito. É tempo de fazer silêncio para escutá-lo - Eis o desafio!
A voz mansa e suave do Eterno nos alcançará. Falará ao nosso coração. Mudará não apenas a nossa voz, mas o nosso ser interior.
Oremos ao Senhor: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve (I Sm. 3:10).
Pastor Washington Roberto Nascimento.