Até aqui nos ajudou o Senhor – Uma breve reflexão em I Samuel 7:12
Pastor Washington Roberto Nascimento
“Samuel pegou uma pedra (rocha) e a colocou entre dois lugares: Mispa e Sem. E a chamou de: Pedra de ajuda (Ebenézer), para dizer com esse monumento o seguinte: Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm. 7:12).
Até aqui nos ajudou o Senhor é uma confissão de fé em Deus. Tem a ver com o passado, presente e futuro. Olhamos para o passado com gratidão. Vivemos o presente com alegria. Aguardamos o futuro com esperança. Tudo isso porque pela fé nós declaramos: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Até aqui nos ajudou o Senhor é um ensino que não podemos esquecer, pois aquele que nos ama, não muda. Ele esteve conosco ontem, está conosco hoje e estará conosco amanhã sempre suprindo as nossas necessidades.
As lembranças de sua graça e força passadas são combustíveis para uma vida de louvor, confiança e otimismo.
A pedra de ajuda - Ebenézer - é um monumento que serve para manter viva a lembrança da salvação de Deus, de Seu poder e amor por nós. Serve como um recurso didático para ensinar uma verdade eterna para os filhos e netos, para as gerações futuras. Quando virem a pedra e perguntarem: O que significa essa pedra? Seus pais poderão ensinar aquilo que o Senhor tem feito (Js. 4:1-9).
Até aqui nos ajudou o Senhor significa: se o Senhor não estivesse do nosso lado, nós teríamos sido destruídos pelas tempestades; arrastados pelas enchentes; e nocauteados pelos ventos fortes. Não foi o nosso braço que nos salvou. Foi ele.
A palavra traduzida por Ebenézer - אֶבֶן הָעֵזֶר – (lê-se: even raezer – I Sm. 7:12) – no hebraico significa: – Pedra (ou Rocha) de ajuda. O Senhor é a Pedra (Rocha) sobre a qual nossa vida, família, igreja e nação precisam estar edificadas.
O Senhor é a ajuda certa para toda e qualquer pessoa cuja vida esteja destruída. Ele é a base sólida para a família ou a nação que precisam ser construídas ou reconstruídas.
Que você possa, também, dizer: Ebenézer - Até aqui me ajudou o Senhor! Que o Senhor seja a sua pedra de ajuda, o alicerce inabalável de sua vida. Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento