Atitudes que podem fazer a diferença

Data publicação 30/12/2019

Atitudes que podem fazer a diferença

“Eu não alcancei o que eu gostaria de ter alcançado. Eu não sou perfeito. Contudo, uma coisa eu faço, esquecendo das coisas que atrás ficam, eu prossigo buscando alcançar o que Deus estabeleceu como um alvo para minha vida” (Fl. 3:12-14).

Eis um dos melhores textos em toda a Bíblia para ler quando estamos no início de um ano.

Uma das lições que esse texto nos ensina é: O melhor de você ainda está por vir. Você não viveu ainda como você deveria e poderia ter vivido. Você poderia ter sido melhor, feito melhor, falado melhor. Portanto, avance. Prossiga.

O apóstolo Paulo está falando sobre si, não em termos financeiros ou materiais, mas em termos espirituais. Ele queria ser mais parecido com Jesus, fazer mais para o Seu Reino. Que atitude extraordinária!

Há pessoas que só pensam em metas financeiras ou materiais; não que tais coisas não tenham o seu lugar. Porém, é uma loucura pensar que a qualidade de vida depende dos bens que possuímos. Não faça apenas alvos materiais para a sua vida. Estabeleça alvos espirituais.

Outra lição que o texto bíblico acima nos ensina é: Nunca desista. Não desista de ser aquilo que Deus quer que você seja. Não desista de fazer aquilo que Deus quer que você faça. É fácil ficar desanimado depois dos fracassos. Muitos ficam desencorajados de prosseguir por causa dos erros cometidos por eles ou por outros. Muitos abandonam os sonhos de Deus, a carreira cristã e a igreja de Cristo porque não são perfeitos e/ou vivem no meio de pessoas com falhas. O apóstolo Paulo nos ensina a prosseguir e, não apenas ele, mas Pedro, Moisés, José, Davi e muitos outros.

A terceira lição é: Não permita que seu passado o atrapalhe a viver o presente e a conquistar um futuro melhor. Uma das maneiras mais fáceis de uma pessoa estragar a sua vida é se tornar prisioneira de seu passado. Não viva amarrado, atado, preso as coisas erradas que você fez ou que outros fizeram a você no passado. Deus já lhe perdoou e você precisa perdoar os outros e a você mesmo e, avançar.

A quarta lição: Faça o máximo tendo sempre em vista o prêmio que você receberá. E eu não falo apenas do céu, mas de chegar à estatura de Cristo em termos morais, éticos, humanos, espirituais. Revelar o caráter dele em nossos relacionamentos é algo admirável, impressionante. Revelá-lo não apenas no templo, mas em casa, na escola, no trabalho etc.

Finalmente, para encerrar, procure viver com esperança e alegria. Em Cristo você é mais do que vencedor (Rm. 8:28). Ele nunca lhe deixará. Ele sempre lhe fará o bem.

 

Pastor Washington Roberto Nascimento.