De onde sou eu?

Data publicação 17/09/2013

 

De onde eu sou?

 

“De onde és tu?”(João 19:9).

 

De onde eu sou? Por onde passo, muitas vezes, tenho que responder a pergunta: De onde você é? Às vezes respondo: De Minas Gerais; outras vezes respondo: do Rio de Janeiro, e também, digo: do Brasil. Nem sempre é fácil explicar de onde eu sou. Meu pai foi Roberto, do Rio de Janeiro, e minha mãe, Olíria, capixaba, da cidade de Castelo. Trago-os em mim.

Jesus, também, passou por momentos assim. Os escritores do Novo Testamento, de certa forma, procuraram responder a pergunta que Pilatos fez a Jesus: De onde és tu?

Na verdade, os habitantes da cidade de Nazaré, onde Jesus fora criado, queriam, também, saber se ele era mesmo o filho de José: “Não é este o filho de José?” (Lucas 4:16, 22).

Quando os nazarenos começaram a ouvir Jesus, e ver o que ele fazia, como ele agia, eles não conseguiam compreender, daí a pergunta que revela espanto: “De onde lhe vêm essas coisas”? (Marcos 6:2)

Os habitantes de Nazaré conheciam o carpinteiro José e sua esposa, Maria: pais de Jesus. Sabiam, também, quem eram as suas irmãs. E mais, podiam citar os nomes de seus irmãos: Tiago, José, Judas e Simão (Marcos 6:3).

Certamente a péssima reputação de Nazaré não lhes era ignorada. Quando Filipe, o apóstolo, achou Natanael, ele disse que Jesus, o Messias prometido, era de Nazaré. Ao que Natanael, então, perguntou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (João 1:45-46).

Jesus de Nazaré, para os homens em geral, era um impostor, presunçoso, arrogante, dizia que vinha de cima (João 8:23), mas os homens não criam nele.

A origem de Jesus parece paradoxal. Ela é simples e complexa. Clara e obscura. Terrena e celestial. Humana e divina.

Os evangelistas parecem querer deixar clara a procedência de Jesus. Mateus diz que ele foi obra do Espírito Santo (Mateus 1:18-20). Em sua árvore genealógica Lucas ensina que Jesus vem de Deus (Lucas 3:38). O que Maria carrega em seu ventre é, não apenas o filho do homem (Lucas 1:26-35). Para João, o apóstolo, o princípio de Jesus encontra-se na eternidade (João 1:1).

Voltemos à pergunta inicial: De onde eu sou? Da terra ou do céu, da carne ou do Espírito? O mundo, também, quer saber? Qual será a minha resposta?

Semelhante a Jesus, assim somos nós também. “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8).

De onde eu sou? A origem é conhecida ou desconhecida? O mundo quer saber. Que resposta estou dando?

Pastor Washington Roberto Nascimento.