Diga ao povo de Israel que marche

Data publicação 07/01/2015

Diga ao povo de Israel que marche

“Disse Deus a Moisés: Por que clamas a mim? Diga ao povo de Israel que marche” (Êxodo 14:15),

Há momentos em nossa vida que pensamos não ter solução para o problema no qual nos encontramos.

Moisés pensava estar fazendo o bem para o seu povo, libertando-o da escravidão. Acreditava ser esta a vontade de Deus.  E era. Mas, de repente o servo do Senhor se vê diante do Mar, e em sua retaguarda o exército poderoso de Faraó. Moisés para. Ele não tem forças para ir adiante.

Mesmo fazendo a vontade de Deus podemos experimentar o mar e o naufrágio, o fogo e a fornalha, o exército inimigo e o mar com seus monstros e abismos.

Moisés não pode mais voltar para a terra da escravidão. Seu caminho é o da liberdade. Mas quem disse que a metamorfose não é dolorosa?  A lagarta só vira borboleta se sofrer. Só deixa de ser um animal rastejante e desprezível para se transformar numa linda borboleta que voa em direção às flores e ao céu, caso passe da imobilização para a ação que nunca é sem dor.

Moisés entra em pânico. Ele grita. Aí, então, o Senhor lhe diz: Por que clamas a mim? Diga ao povo de Israel que marche (Êx. 14:15). Há horas em nossa vida que somos proibidos de voltar. Não podemos olhar para trás. A ordem é avançar. Que você possa fazê-lo com fé.

Pastor Washington Roberto Nascimento.