Em busca de uma bênção

Data publicação 01/06/2022

Em busca de uma bênção

“Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente” (Sl. 16:2).

Sentir-se abençoado está na moda. E ninguém quer ficar fora de moda. Todos querem, também, dizer que foram abençoados.

Há vários testemunhos na televisão, no rádio, nas mídias e em várias igrejas sobre pessoas que foram abençoadas.

Há muitas pessoas que acreditam que ser abençoado é ter um casamento maravilhoso, uma família sem problemas, um ótimo emprego, uma boa aposentadoria, bens materiais, carro, dinheiro, um corpo perfeito, uma vida de dar inveja.

Pessoas assim correm o risco de se considerarem autossuficientes, orgulhosas, vaidosas, prepotentes e superiores as outras pessoas que não têm o que elas têm. Podem pensar que Deus precisa delas para provar ao mundo que Ele é bom e que Sua igreja tem pessoas perfeitas.

As bênçãos terrestres são temporárias e muitas vezes podem desaparecer em um simples abrir e fechar de olhos. Todas as bênçãos terrestres de Jó desapareceram sem que ele esperasse. Ele perdeu tudo, bens matérias, filhos, saúde, e até mesmo sua esposa o abandonou.

A Bíblia ensina que pessoas podem ser abençoadas a despeito de um casamento destruído ou com problemas com cônjuge e filhos. Podemos ser abençoados apesar dos problemas financeiros e de saúde.

Pessoas arrasadas sabem que precisam de Deus e clamam por ele, pois suas vidas foram saqueadas, há perdas enormes, há necessidades de toda sorte, que só Deus pode suprir. É isso que mantem tais pessoas de joelhos em oração diante do Senhor e mergulhados em Sua Palavra em busca de alimento.

Os problemas, as perdas, os erros, as dificuldades, não são bênçãos em si mesmas, mas canais que Deus usa para nos abençoar.

Há no Novo Testamento 94 ocorrências de duas palavras que significam: abençoar ou abençoado – 50 vezes a palavra: μακάριος (lê-se: makários – Mt. 5:3, etc.) e 44 vezes a palavra: εὐλογέω (lê-se: eulogéo – Mt. 5:44, etc.).  Nenhuma delas encontra-se relacionada com prosperidade material ou com uma vida sem problemas ou dificuldades.

Uma família bonita, bom salário, casa, carro e boa saúde, podem ser bênçãos de Deus caso elas sirvam para nos aproximar de Jesus Cristo o autor das bênçãos. Corremos o risco de nos alegrarmos nas bênçãos ao invés de nos alegramos no Senhor de onde as bênçãos procedem.

Jesus Cristo é a maior de todas as bênçãos. Quando o recebemos como o nosso Salvador, Senhor e Mestre, nós temos salvação, perdão, justificação, alegria e paz. Quando isso acontece, então, podemos dizer que somos verdadeiramente abençoados.

Busquemos a Sua Face! Ele é o nosso único e verdadeiro bem no tempo e na eternidade.

Pastor Washington Roberto Nascimento