Jovem, lembre-se de Deus.
“Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem” (Ecl. 12:1).
É na juventude que podemos edificar ou arrasar a nova vida. Podemos tomar decisões erradas cujas consequências nos acompanharão para sempre, ou decisões sábias que trarão alegria e paz.
O jovem, de uma forma geral, pensa que tudo pode. Que sua força e beleza são eternas. Que é mais sábio do que todos. Não poucas vezes ignora os conselhos dos mais velhos, rebela contra os pais, despreza o saber e os estudos, e olha com aborrecimento o trabalho.
Há jovens que só caem em si tarde de mais. O dano já comprometeu toda a sua vida. Falsos amigos. Casamentos infelizes. Filhos desagregados. Crise financeira. Nenhuma formação ou qualificação profissional. Vida vazia e sem sentido. Tempo perdido. Fraqueza de caráter.
Eis porque a Bíblia diz: “Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que cheguem os anos em que você descubra o quão tolo você foi” (Eclesiastes 11:9-12:2).
Aquele que se lembra do Senhor tem a Sua Palavra como luz enquanto caminha. E assim ele não tropeça. Andar no escuro é perigoso (Sl. 119:105).
Aquele que se lembra do Senhor tem um alicerce sólido sobre o qual ele edifica a sua vida. E assim mesmo que a chuva caia, as enchentes batam e os ventos soprem contra ele com ímpeto, Deus o sustentará (Mt. 7:24-27).
Ó, quão bom seria caso os jovens soubessem que enganoso é o coração, traiçoeira a beleza e vã a formosura! (Jr. 17:9-10; Pv. 31:30). À parte de Deus, tudo é vaidade.
Pastor Washington Roberto Nascimento.