Maldito o dia em que nasci

Data publicação 24/06/2015

“Maldito o dia em que nasci”

“Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz” (Jr. 20:14).

Esta declaração do profeta Jeremias é de um homem que não vê mais sentido em sua vida, em sua existência, pois tanto o seu ego, quanto o seu superego encontram-se esmagados pelos horrores espirituais e políticos em sua terra.

Ele tem plena consciência dos erros de seu povo e se encontra aturdido diante da tirania e crueldade dos que matam a sua gente, incendeiam suas casas e palácios, e profanam os átrios do Senhor.

Psiquicamente o homem de Deus esta destruído. Vive uma depressão. Encontra-se melancólico. “Os meus olhos choram dia e noite” (Lm. 3:49). “Eu gostaria que minha cabeça fosse um poço de água e meus olhos fontes de lágrimas” (Jr. 9:1).

Como é difícil manter a sanidade diante da insanidade de familiares, líderes religiosos, homens públicos, e pessoas do mundo inteiro! Corre-se o risco de pensar que foi um pecado ter nascido. O homem de Deus se sentia incapaz de consertar o que havia partido, sarar o que estava enfermo e à beira da morte. O sentimento de fracasso tomou conta do profeta. O fracasso pessoal, o fracasso familiar e também o fracasso de seu povo pesavam sobre seus ombros. 

Esta honestidade do profeta para com Deus, de contar-lhe toda a verdade não apenas intelectual mas emocional, é algo singular entre os homens. Bem diferente dele, nós amamos máscaras e parece que as usamos até quando falamos com Ele a sós.

Em sua batalha com o Senhor, Jeremias, à semelhança de Jesus, com quem foi comparado (Mt. 16:13-14),tentou esquivar-se de sua missão e fazer a sua vontade; mas o homem não prevaleceu: “Iludiste-me Senhor, e iludido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste” (Jer. 20:7).  

Quando o Senhor prevalece sobre nossa vontade e vida, as trevas se transformam em luz, as águas amargas em doce, a maldição em bênção. Pois onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Que o Senhor prevaleça em sua vida, sobre a sua vontade. E assim você fará uma releitura de sua história. Conhecerá o turning point de sua existência, a hora da grande virada. E nunca mais dirá: Maldito o dia em que nasci. Eis a minha oração por você.

 

Pastor Washington Roberto Nascimento.