O Rei está nu
“E despindo-o...puseram-lhe uma coroa na cabeça, e cuspindo nele, batiam-lhe com uma vara” (Mateus 27:28-30).
A humilhação a que Jesus foi submetido é indescritível. O evangelista Mateus diz que o Mestre ficou desnudo diante de seus algozes. Deram-lhe uma ducha de chicotadas. E assim reduziram-no a um verme. E assim Ele se tornou igual a nós. Eis o que somos: vermes.
O homem, coroa da criação, degradou-se. Há muito deixamos de agir como rei, pouco menor que Deus, e nos tornamos vermes. Nossas ações nos condemam. Nossas mãos estão manchadas de sangue. Nossos pés correm para praticar o mal. Promovemos a guerra. E onde tocamos geramos morte.
A cena da nudez de Jesus revela o que procuramos negar desde o início de nossa história: Estamos nus. Tentamos nos esconder como o nosso primeiro pai (Gênesis 3:10). Mas é impossível ocultar a nudez, a sem-vergonhice da terra, a loucura de seus habitantes.
Todos fingem enxergar os outros, e, a si mesmos, quando olham no espelho, com vistosos trajes de seda e algodão, cobertos de ouro e pedras preciosas, como na história do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Em sua história apenas uma criança, ao ver o monarca desfilar, ousa falar a verdade: O rei está nu.
Há igrejas que também encontram-se despidas sem o saberem, como aconteceu com a Igreja de Laodicéia, a quem o Senhor advertiu: "Aconselho-te que de mim compres vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez" (Apocalipse 3:17-18).
A cena da nudez de Jesus revela, em síntese, o estado de nosso mundo. O espetáculo que assistimos nele é grotesco. Há injustiça, mentiras e opressão nos quatro cantos da terra. Há ricos que humilham os pobres. Há os que se intitulam sábios, mas são loucos e assim maldizem a Sabedoria (Romanos 1:22-23).
Assim aprendemos que não é apenas a morte que iguala todos os homens. A cegueira e a nudez acabam com as diferenças que a gente inventa.
Que a criança que habita em nós possa gritar com coragem, confessando ao Senhor aquilo que é óbvio, que só ela, entre nós, pode ver: O homem está nu.
Que o Eterno possa ouvir tal prece e cobrir-nos com as vestes da dignidade, porque à semelhança de Seu Filho, também estamos nus, e queremos ser vestidos por Ele.
Pastor Washington Roberto Nascimento.