O Reino de Deus Chegou
“Certamente, a vós, é chegado o Reino de Deus” (Lc. 11:20).
O Reino de Deus é uma expressão bíblica. É na Bíblia que nós aprendemos que a história do homem, desde o seu início, traz a história do Reino de Deus. Ela fala do conflito entre o Reino do Senhor e do Reino do Seu Arqui Inimigo. Este procura, por todos os meios, reinar no coração do homem e ser adorado na terra.
Estes dois reinos travam uma batalha não apenas no seio das nações, mas dentro até mesmo das Igrejas e de lares.
O apóstolo Paulo ensina que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm. 14:17). Assim sendo, quanto maior for a presença de tais valores, acima mencionados, numa sociedade; maior será a visibilidade do Reino de Deus. Vejam que primeiro vem a justiça para depois encontrarmos a paz, e só, então, teremos a alegria do Espírito Santo.
Os Evangelhos falam do Reino de Deus como sendo o próprio Jesus. Ele está próximo (Mc. 1:15). Ele chegou (Mt. 12:28). Ele está no meio de nós (Lc. 17:21). É o Reino de Deus em movimento.
O Reino de Deus é, também, comparado a um tesouro que quando alguém encontra, está pronto a desfazer-se de tudo que seja necessário, para possuir o maior bem da terra, e que supera todas as coisas (Mt. 13:44-46).
Há uma notícia triste relacionada ao Reino de Deus. Ele sofre violência (Mt. 11:12). Há pessoas que usam e abusam dele. Negociam-no. Mercantilizam-no. Elas se apropriam dele como se ele fosse uma mercadoria que pudesse ser vendida ou trocada. Há pessoas que têm sido oprimidas em nome do Reino de Deus. Há pessoas que têm sido impedidas de entrarem no Reino dos Céus por pessoas que deveriam abrir a porta dele. Tudo isto é violência contra o Reino de Deus. As pessoas fizeram e fazem, ainda hoje, violência a Jesus e aos que pertencem a Ele, as Suas ovelhas.
Herodes fez violência ao Reino de Deus ao mandar matar João Batista. Os movimentos revolucionários que só pensavam no Reino deste Mundo e não no Reino dos Céus, e que tanto sangue derramaram, fizeram violência ao Reino de Deus. Judas, ao trair Jesus, fez violência ao Reino de Deus. As autoridades políticas e religiosas que condenaram Jesus a morte, fizeram violência ao Reino de Deus. O povo que gritou: Crucifica-o! Bem, este povo também praticou violência contra o Reino de Deus.
O Reino de Deus não é uma figura exterior. Ele se encontra no coração, na mente do homem. Eu espero que você não faça violência a Ele. Que você não apague a Luz que habita no seu ser interior para que todos saibam que o Reino de Deus chegou.
Pastor Washington Roberto Nascimento.