O temor e o amor a Deus

Data publicação 02/08/2021

O temor e o amor a Deus

O Senhor, teu Deus, amarás. O Senhor, teu Deus, temerás (Dt. 6:5, 13).

O mesmo texto bíblico que ensina sobre amar a Deus, também ensina sobre o temor ao Senhor. Precisamos temer a Deus por amor, não amar a Deus por temor.

O amor e o temor a Deus têm muito mais a ver com nossa conduta ética, moral, do que com emoções ou sentimentos. O ensino Bíblico sobre amor e temor ao Senhor tem como propósito a nossa ética, a nossa ação e não simplesmente a nossa emoção.

A ênfase ocidental nos aspectos subjetivos, emocionais e sentimentais dessas palavras, tem levado para bem longe o real sentido das mesmas nas páginas da Bíblia.

Essas expressões – temer e amar ao Senhor - não se referem a sentimentos negativos e positivos, brutos e refinados.

A ênfase bíblica é menos subjetiva, e mais objetiva, menos teórica e mais prática; é sobre o nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Não se trata de ação sem emoção, mas duas faces de uma mesma moeda, de uma só realidade.

Em termos essenciais, amor e temor, tratam de um relacionamento vertical com dimensões horizontais. Aos olhos do Senhor, não existe uma dimensão desprovida da outra. Amor e temor ao Senhor são base de uma existência justa e misericordiosa.

Pastor Washington Roberto Nascimento