Os desafios na construção de uma família saudável e feliz

Data publicação 27/05/2023

Os desafios na construção de uma família saudável e feliz

Pastor Washington Roberto Nascimento

Jesus disse: Eis que estou à porta, e bato (Ap. 3:20).

A família é um bem incomparável. Pode ser fonte das maiores alegrias, mas, infelizmente, pode, também, ser fonte das maiores tristezas. 

Espera-se que as pessoas com as quais nos relacionamos em nossa família sejam nossos aliados mais próximos e mais leais, nossas maiores fontes de amor e apoio. Muitas vezes, porém, nossos relacionamentos são repletos de mal-entendidos e ressentimentos, brigas e lágrimas. Aqueles que pensávamos conhecer, se apresentam, às vezes, como estranhos, distantes e até mesmo adversários.

Com o propósito de ajudar na construção de famílias saudáveis e felizes, apresentamos, abaixo, algumas sugestões.

 1. Aprenda a ouvir, se você espera ser ouvido. A falta de comunicação é a queixa mais alta na maioria das famílias. A resposta para: "Por que eles não me ouvem?" Pode ser simplesmente: "Porque você não está ouvindo as pessoas quando elas falam".

2. Cuidado com o que você comunica silenciosamente. As pessoas são capazes de ouvir sinais não-verbais. O nosso tom de voz, nossa linguagem corporal e expressões faciais transmitem nossos sentimentos. Palavras de amor vindas de dentes cerrados não parecem amorosas - elas revelam incongruência e deixam as pessoas que nos ouvem confusas.

3. Aprenda a reconhecer os seus erros para todos: cônjuge, filhos, etc. Dizer que sente muito quando magoa alguém que ama é um exemplo de humildade e integridade emocional. Ao agir assim, você está confessando que você não é perfeito, mas que deseja melhorar. Pedir perdão prova que você necessita do perdão dos outros e que está pronto para perdoar os outros quando esses, também, errarem.

4. Aprenda a ser generoso. Aprenda a dar. Mas aprenda, também, a receber com alegria e gratidão o que a outra pessoa tem (condições) para lhe dar, mesmo que não seja aquilo que você gostaria de receber.  Isso significa capacidade de aceitar os outros com suas limitações. Esse é o caminho para que nós, também, sejamos aceitos como somos, com nossas qualidades e defeitos.

5. Aprenda a mudar e a aceitar mudanças nos outros. Não trate os outros em sua família como se fossem as mesmas pessoas de ontem ou de anos atrás. Não trate uma pessoa que um dia agiu de maneira tola como se ela fosse tola por toda a vida. Remova as etiquetas das pessoas e de você também. Todos nós podemos mudar. Seja você mesma, mas não seja a mesma. Mude e permita que isso seja, também, uma realidade na vida dos outros. Abra os olhos para ver as mudanças nos outros e em você também.

Os desafios para construir uma família saudável e feliz são inevitáveis, porém triunfar sobre eles não é apenas uma opção, mas uma certeza quando temos Jesus como o construtor. Abra a porta de sua casa para Ele. Ele está batendo. Você está ouvindo?

Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento