Perdão - Sinal da presença de Deus
Pastor Washington Roberto nascimento
“Se você perdoar a pessoa que ofende você, o Pai perdoará você” (Mt. 6:14).
Jesus ensinou sobre o perdão não apenas com palavras, mas, também, com ações. Sua vida e morte estão profundamente ligadas com a Sua mensagem de amor e perdão.
Somos seres sociais e em nossos relacionamentos ferimos e somos feridos, por isso precisamos estar prontos para dar e receber perdão em casa, na igreja, na escola e no trabalho.
A Bíblia nos ensina que a fonte de perdão é o amor de Deus (Sl. 51:1; Dan.9:18; Rm. 5:8; Ef. 2:8-9). Precisamos desse amor em nós. O Seu amor nos capacita a perdoar. O amor cobre uma multidão de pecados (1 Pe 4:8).
Quando Jesus disse que devemos perdoar aqueles que pecam contra nós, para que nosso Pai celestial nos perdoe (Mt 6:12, 14, 15), ele não está ensinando que fazemos por merecer o perdão de Deus. Trata-se de uma hipérbole. É uma figura de linguagem marcada pelo tom dramático, exagerado, enfático; tudo para mostrar a importância e o valor do perdão em nossas vidas.
O amor e perdão de Deus são de graça. Não há coisa alguma que possamos fazer por merecê-los. Ele, o Pai, tinha tudo para nos abandonar, mas Ele nunca nos abandona (Hb. 13:5) mesmo tendo todos os motivos para fazê-lo – Isso é amor.
Baseados nesse ensino de Jesus, podemos dizer que nenhum cristão ousaria pedir o perdão de sua enorme dívida com o Pai, sem cancelar a dívida de qualquer um de seus devedores.
Em síntese, o perdão que liberamos em favor do nosso próximo é sinal não apenas da consciência de nossa dívida impagável com Deus, mas de Sua presença em nós, cheia de graça, amor e perdão. Em síntese: Perdão é sinal da presença de Deus.
Pastor Washington Roberto Nascimento