Tempo de solitude

Data publicação 31/03/2021

Tempo de solitude

“Jesus, frequentemente, se retirava e em sua solitude orava” (Lc. 5:16).

A solitude é diferente da solidão. Na verdade, existe uma grande diferença entre solitude e solidão. A solidão é um estado negativo, marcado por uma sensação de isolamento e sofrimento. A pessoa sente que falta algo, mas não sabe o que. É possível estar com as pessoas em casa, no trabalho, na escola e até mesmo em um estádio de futebol e, ainda assim, experimentar um terrível sentimento de solidão - talvez a forma mais amarga de solidão.

A solitude é o estado de estar isolado sem estar sozinho. Na solidão, ninguém entra em nosso coração. Na solitude, só uma pessoa: o Eterno. Você sente a necessidade da pausa de tudo e todos, inclusive da televisão, computador e telefone. A Bíblia fala do profeta Daniel e de seus momentos de solitude com Deus (Dn. 6:10; 10:1-9).  Ela, também, fala de Jesus e de seu tempo de solitude com o Pai (Lc. 4:1-2 e 14-15; 4:42; 5:16; 6:12-13; 22:41; Mt. 14:13).

A solitude pode nos beneficiar muito se usarmos esse tempo para conversarmos com o Senhor; ouvirmos o Seu silêncio falando ao nosso coração; Sua Luz e Sabedoria instruindo a nossa mente. Em nossa solitude podemos louvá-lo, adorá-lo.

Faça uma pausa em sua vida. Arranje um tempo, pode ser um minuto apenas para ficar a sós com o Pai. Em um momento, mesmo que seja fugaz, com Ele, podemos tocar os céus sem abandonarmos a terra; expandir o tempo e alcançarmos a eternidade.

O tempo gasto em solitude com Deus nunca é tempo em solidão, nunca será em vão. Transforme qualquer lockdown, isolamento ou solidão em tempo de solitude. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento.