Um novo começo
“Deus lembrou-se de Noé” (Gn. 8:1).
Deus não se esquece de nós! Eis uma das mensagens mais importantes da Bíblia. Por diversas vezes nas Escrituras nós encontramos o ensino de que Deus se lembra. Trata-se de uma linguagem antropomórfica, isto é, atribuir a Deus características humanas.
Ele se lembrou de Noé e salvou a sua família (Gn. 8:1); ele se lembrou de Abraão e salvou o seu sobrinho (Gn. 19:29); ele se lembrou de Raquel e a salvou da sua humilhação e tristeza (Gn. 30:22-23). Na cruz, um homem orou dizendo: “Senhor Jesus, lembra-te de mim!” A sua oração foi ouvida (Lc. 23:42). Ele não ficou esquecido.
Deus é diferente de nós. Uma mãe pode esquecer de cuidar de seu filho (Is. 49:15), mas não o Senhor. Ele se esquece é de nossos erros (Hb. 10:17). Ele jamais nos abandonará (Hb. 13:5).
Que bom saber que Deus não se esquece de nós! Infelizmente, por causa de uma experiência traumática, podemos pensar que Ele se esqueceu de nós. Não deixe que esse pensamento negativo se hospede em seu coração.
Uma porta pode ter se fechado, mas Deus pode abrir outra. Algo pode ter chegado ao fim, porém com Cristo podemos ter um novo começo.
Deus se lembrou de Noé (Gn. 8:1). Depois do dilúvio, Noé, certamente, encontrava-se pessimista. Em meio a tanta chuva, ele, talvez, pensasse que Deus o havia esquecido. Noé perdeu tudo. Não tinha ideia de onde iria parar e recomeçar a vida. Contudo, uma pomba que ele soltou lhe trouxe uma folha de oliveira em seu bico (Gn. 8:11). Sinal de vida. Noé, ao sair da arca, edificou um altar ao Senhor que nunca se esquece de nós. Ele nos ama. Ele está sempre pronto a nos abençoar e ajudar-nos a começar tudo de novo.
Feliz ano novo!
Pastor Washington Roberto Nascimento.