Um poema de exaltação à Mulher de Valor
O texto de Provérbios 31:10-31 é um poema de exaltação à mulher de valor- חַיִל אֵשֶׁת (lê-se:esht rayl – Pv. 31:10) – uma esposa forte, eficiente, valorosa, virtuosa.
Essa mulher virtuosa, de acordo com o texto bíblico, cozinha para a família, limpa a casa, costura para todos no lar, ganha a vida com trabalho, ajuda aos pobres e necessitados (Pv. 31:20), fala gentilmente com todos, educa os filhos com sabedoria e seu marido encontra-se encantado com ela e por isso, com gratidão por tudo que ela é e faz, ele canta em seu louvor esse poema.
Nos tempos modernos, muitos ainda cantam esse hino, mesmo que tenham uma nova concepção do que significa ser uma mulher de valor.
A mulher virtuosa parece com nossas mães ou com o próprio Deus que cuida de nós de uma maneira incrível. Não há apenas uma possibilidade de interpretação do texto.
Quando analisamos o contexto, descobrimos que os nove primeiros versículos de Provérbios 31 falam da instrução oferecida por uma mãe a seu filho, o rei Lemuel. Ela o adverte contra a embriaguez e a devassidão. Ela o encoraja a julgar com justiça e a defender os necessitados. Com base nesse prefácio, podemos ler o texto bíblico de Provérbio 31:10-31 como um elogio do rei Lemuel à sua valorosa e sábia mãe.
No livro de Provérbios a Sabedoria é uma mulher, 3ª pessoa, singular, feminino (Pv. 8:22-36). Em Provérbios 9:1, o sujeito do verbo edificar - בָּנָה – (lê-se: banah) – está na 3ª pessoa, singular, feminino: E ela, a sabedoria, edificou a casa dela - בֵיתָהּ - (lê-se: veitah), o seu templo. A palavra “sabedoria” - חָכְמָה – (lê-se: rarrmah) – é um substantivo feminino, singular e aparece 39 vezes no livro de Provérbios.
Não podemos esquecer que o texto é poético, cheio de figuras de linguagem. E por isso, temos também a possibilidade de interpretação dessa mulher como a própria Sabedoria ou o próprio Deus.
Sem dúvida, a mulher de Provérbios 31 faz lembrar Deus. Nunca fica parada, muito menos descansa. Ela nunca se cansa. Sua luz nunca se apaga (Pv. 31:18) e ela se levanta quando ainda está escuro (Pv. 31:15). Ela fervilha de energia. Anda mais rápido do que qualquer pessoa. Tem a sensibilidade de acordar no meio da noite ao som dos passos ou choro de seus filhos.
O seu valor excede ao de pedras preciosas, e ela só faz o bem e nunca o mal (Pv. 31:10, 12). Feliz quem a encontrar!
Pastor Washington Roberto Nascimento.