Uma breve reflexão sobre o tema da Reforma Protestante
Como eu amo a Tua Palavra! Medito nela o dia todo (Sl. 119:97).
A Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero em 1517, foi um momento profundo de renovação espiritual que chamou os cristãos de volta às verdades fundamentais da sua fé.
Os princípios fundamentais da Reforma - Cinco Solas – são muito importantes e oferecem lições intemporais para a nossa caminhada com Deus.
Sola Scriptura: Só a Escritura se encontra no cerne da Reforma Protestante e vida cristã. A Bíblia é a única autoridade para a fé e prática da Igreja de Jesus Cristo.
Antes da Reforma a Bíblia era inacessível ao cidadão comum. Ela estava disponível apenas em Hebraico, Grego e Latim, e era interpretada exclusivamente pelas autoridades eclesiásticas.
Reformadores como Martinho Lutero e William Tyndale (séc. XVI) traduziram a Bíblia para o Alemão e o Inglês, respectivamente, capacitando a todos os crentes para leitura e interpretação da Palavra de Deus por si mesmos, desde de que soubessem ler e tivessem recursos para adquirir um exemplar.
João Ferreira de Almeida começou a tradução da Bíblia para o Português no século XVII e dedicou-se a esse trabalho por mais de quatro décadas, até o final de sua vida aqui na terra, em 1691.
Agradecemos a Deus pelas vidas de seus servos que foram preciosos instrumentos nas Suas mãos para a tradução da sua Palavra nas mais diferentes línguas.
A Reforma Protestante do século XVI recorda-nos que Deus fala diretamente conosco através da Sua Palavra. Somos chamados a ser estudantes da Bíblia, permitindo que ela seja lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl. 119:105).
Que Deus nos ajude a amar, conhecer e viver a Sua Palavra, porque assim seremos felizes e faremos outros também felizes, no tempo e na eternidade!
Um forte abraço.
Pastor Washington Roberto Nascimento.