Uma pomba silenciosa em uma terra distante

Data publicação 16/11/2021

Uma pomba silenciosa em uma terra distante (Sl. 56).

Este salmo 56 é sobre uma pomba – יוֹנָה – (lê-se: ionar). Na Bíblia a pomba é uma palavra muito especial que encerra várias lições. Na história do dilúvio, Noé envia a pomba para trazer notícias do mundo (Gn. 8:8-12). Na história do culto a Deus, a pomba é a oferta dos pobres (Lv. 5:7), e foi a oferta dos pais de Jesus quando o levaram ao templo para o apresentar em um culto a Deus (Lc. 2:22-24). O nome do profeta Jonas, em hebraico, significa, literalmente, pomba. Ele é uma pomba que se recusa a voar para longe de sua terra, Israel, em obediência ao Senhor. No Salmo 56, Davi chama a si mesmo de pomba silenciosa – אֵלֶם – (lê-se: `elem) – que é um adjetivo que significa silencioso ou mudo. Davi é uma pomba muda em uma terra distante, estranha – רָחוֹק (lê-se: rarroque). Ele foge de Saul que deseja a sua morte sem motivo (Sl. 69:4).

Uma pomba silenciosa em uma terra distante. Esta é uma expressão enigmática que lembra, portanto, a história do rei Davi (I Sm. 21:10-15). O ungido do Senhor fugindo (voando) para uma terra distante, onde age como louco.

De acordo com o profeta Oséias, o povo do Senhor é como uma pomba enganada e sem entendimento (Os. 7:11).

É dentro deste sitz im lebem (contexto histórico/vital) que o salmista se viu tomado pelo Espírito de Deus que como pomba desceu sobre ele, e fê-lo registrar esta oração de louvor ao Senhor, cuja misericórdia ele suplica (Sl. 56:1); cuja palavra ele confia (Sl. 56:4); em cuja presença ele andará (Sl. 56:13), mesmo que seja como uma pomba silenciosa em terra distante da Casa de seu Pai.

Pastor Washington Roberto Nascimento